Introdução:
A obra cinematográfica “Onde Vivem os Monstros”, foi lançada em 2009 e dirigida por Spike Jonze, mesmo diretor de “Her” (2013). O filme é do gênero fantasia e drama, inicialmente voltado para crianças, porém, percebe-se que os temas abordados na obra transcendem o universo infantil e também podem ser destinados aos adultos. Mesmo assistindo esse filme pela primeira vez, já é notável uma forte potência de imagens pois claramente nascem dos sonhos e temores do protagonista. O enredo é centrado em Max, garoto de nove anos que após uma briga com a mãe, foge de casa, atravessa um oceano e chega em uma ilha onde encontra um grupo de monstros que refletem diversos problemas e figuras da vida cotidiana do garoto e lá ele aprende a lidar melhor com seus conflitos. Por ser um filme de fantasia, tem gerado diversas leituras psicanalíticas, do mesmo jeito que acontece com livros e filmes como Alice no País das Maravilhas (1865), As Crônicas de Nárnia (1950-1956), Meu Amigo Totoro (1995), A História Sem Fim (1979), Peter Pan (1911), entre outros. Há vários exemplos, obras que quando somos criança assistimos ou lemos acreditando em cada detalhe como um mundo que é praticamente uma realidade paralela. Quando crescemos e as revemos, ressignificamo-as, descobrindo que essas obras não são apenas para crianças, mas também sobre crianças, explorando e criando mundos novos que espelham problemas que têm em casa ou então conflitos de suas próprias personalidades. Por esse olhar é possível e necessária uma aproximação com alegorias e seu caráter metafórico e imagético como formas de ilustrar conflitos. Nesse sentido, o objetivo central desse estudo é refletir, por meio da obra referida, sobre as imagens simbólicas que tratam da relação mãe e filho, essas imagens são presentes no filme de forma mais instigante, são as que remetem o nascimento, o útero, ambientes que envolvem e protegem Max em momentos-chave do filme. O objetivo deste estudo veio da necessidade de adentrar essa noção primária sobre o filme, e, através da pesquisa, verificar possíveis significados da imagem presentes no filme. Para essa compreensão é fundamental compreender os conceitos de arquétipo e inconsciente coletivo em Carl Gustav Jung.