22 DE OUTUBRO - SÁBADO | 9H ÀS 13H - PRESENCIAL

Juízos Determinantes e Juízos Reflexivos

Curso Extensão

O curso vai explorar aspectos fundamentais acerca da constituição da proposta hermenêutica empreendida por Gadamer a partir das influências de Kant e Heidegger.

Programação:

09h - 13h

sábado

Mais informações:

Objetivo:

Introduzir os fundamentos da hermenêutica desenvolvida por Gadamer, partindo da herança kantiana e da transformação da hermenêutica promovida por Heidegger em Ser e Tempo, discutindo algumas das implicações importantes da hermenêutica gadameriana para a filosofia contemporânea.

Público alvo:

Estudantes de graduação e pós-graduação dos cursos de filosofia, ciências sociais, psicologia e direito. Demais interessados na temática da hermenêutica. (comunidade interna e externa [principalmente egressos de filosofia]).

Conteúdo programático:

1. Fundamentos clássicos da hermenêutica
  2. A herança kantiana
  3. Fundamentos da hermenêutica contemporânea em Heidegger
  4. O desenvolvimento da hermenêutica em Gadamer

Professor:

Prof. Stefano Domingues Stival

É doutor em Filosofia pela Friedrich-Schiller-Universität em Jena, Alemanha (orientador: Gottfried Gabriel). Possui mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Lógica, atuando principalmente nas seguintes áreas: Lógica, Filosofia da Lógica, Filosofia da Matemática, Filosofia da Linguagem, História da Filosofia no Século XX.

FAPCOM Digital

Plataforma de cursos on-line da Faculdade Paulus de Comunicação.