Informamos que devido a manutenção programada o acesso ao Portal do Aluno, Portal do Professor e Biblioteca ficará indisponível das 15:00 Hs do próximo Sábado (16/02) às 10:00 Hs de Domingo (17/02/19).

O 14º Simpósio de Comunicação FAPCOM, que tem como tema Comunicação e Cidadania Digital”, será realizado no dia 19 de agosto de 2021, com transmissão ao vivo pelo YouTube.  Serão duas mesas temáticas, uma às 10h com o subtema “Pensar a educação e a economia de Francisco e Clara à luz do pensamento do papa Francisco” e uma segunda mesa às 19h30 com o subtema “O novo comum e os desafios da cidadania no século XXI”.

O evento busca discutir os desafios que se apresentam à prática da cidadania em um contexto pós-pandêmico marcado por profundas transformações econômicas, sociais e ecológicas. Neste cenário, a comunicação e suas tecnologias desempenham um papel preponderante na construção de novas formas de cidadania que respondam aos desafios de nosso tempo ao garantir acesso à informação, participação nos processos econômicos e democratização dos processos decisórios e de governança.  

Evento on-line e gratuito pelo YouTube da FAPCOM

  • 19/08/2021

  • Mesa 1: às 10h

  • Mesa 2: às 19h30

MESA 1: Pensar a educação e a economia de Francisco e Clara à luz do pensamento do papa Francisco

Um dos grandes desafios que se apresenta ao exercício da cidadania no século XXI é a necessidade da construção de novos caminhos para uma economia sustentável, capaz de combater a pobreza e devolver a dignidade aos excluídos. Essa mesa visa, portanto, refletir sobre o pacto global pela educação e a nova economia proposta pelo papa Francisco, que defende uma economia pautada não no lucro, mas na dignidade humana.  

Pe. Dr. Antonio Iraildo Alves de Brito 

Abertura (Diretor FAPCOM)

Prof.ª Dra. Deisy Feitosa

Mediadora (FAPCOM)

Dom Joaquim Mol

(Bispo Auxiliar da Arquidiocese de BH e Reitor PUC Minas)

Pe. Dr. Valdir José de Castro (Itália)

 (Pia Sociedade São Paulo)

MESA 2: O novo comum e os desafios da cidadania no século XXI

Com o advento da tecnologia digital, muitos processos comunicacionais e de participação se expandiram, entidades não-humanas, ecologias diversas, fluxos de informação passaram a alterar nossa condição habitativa no Planeta. Dessa forma, coloca-se nesta mesa a seguinte pergunta: Como essa interação não geográfica, informativa, técnica e social contribui para pensarmos a cidadania do terceiro milênio?

 

Pe. Dr. Antonio Iraildo Alves de Brito 

Abertura (Diretor FAPCOM)

Prof.ª Me. Marcella Schneider

Mediadora (FAPCOM)

Prof.ª Dra. Eliane Schlemmer

 (Unisinos)

Prof.ª Dra. Teresa Neves

(UFJF)

Prof. Dr. Marcelo Träsel

 (Presidente Abraji)

Apresentação da Parceria Atopos/FAPCOM

Lançamento do livro "Cidadania digital - crise na ideia ocidental de democracia e a participação nas redes digitais" (parceria com a ed. Paulus)

A proposta de investigação da Cidadania em sua qualidade digital está fundamentada no reconhecimento das profundas transformações aportadas pelas tecnologias digitais, pelas crises ecológicas e pela pandemia de Covid-19 que nos assola. A partir de trabalhos anteriores nos quais o autor investiga nossa condição habitativa comunicativa atópica, e as relações entre participação social e ambiente comunicacional, coloca-se no livro “A cidadania Digital” a proposta de investigação da cidadania para além de seus moldes sociológicos, territoriais, antropocêntricos. Ao reconhecer a agência de atores não humanos, Di Felice nos convida a pensar novas configurações de atuação social, evidenciando uma nova ecologia informativa complexa. A partir disso o debate se coloca na direção do questionamento sobre as ideias de homem, ação, sociedade e tecnologia.

Prof.ª Me. Marcella Schneider

 (FAPCOM)

Prof. Dr. Massimo Di Felice

 (ECA/USP)