Simpósio de Comunicação 2015

Transmissão Ao Vivo

Caso não consiga visualizar o evento em dispositivos iOS ou Android, por favor, tente os links abaixo:

Iphone ou Android superior à versão 4.

Android inferior à 4.

Para se inscrever no Simpósio, clique aqui.

* A entrada para todas as palestras são gratuitas e os certificados digitais estarão disponíveis até 10 dias após o evento.

1° dia (18/08) – A imagem mítica

O tema da imagem mítica nos leva a realizar um exercício antropológico em busca dos primeiros registros sinalizadores das produções imaginárias humanas encontrados pelos arqueólogos, pelos historiadores da cultura e pelos mitólogos na pré-história e na antiguidade. Entender a imagem para que as sociedades primevas requer um grande exercício de alteridade, a observação aos processos de desenvolvimento da consciência humana, a compreensão da natureza mágica da imagem, e, sobretudo, a compreensão de que o pensamento mítico nos compõe como humanos e nos acompanha até os dias atuais.

Palestrante: Profª. Dra. Malena Segura Contrera (PUC/SP)

Dia: 18 de agosto

2° dia (19/08) – A imagem de culto

Nos ambientes de culto são as imagens os principais veículos para conduzirem os homens à experiência mística e ao contato com suas divindades. Este foi seu principal uso durante um longo período da história da humanidade que se projeta até mesmo nos dias atuais. Nesse ambiente, a imagem materializa a presença divina, colocando-se como dispositivo de transcendência. A força de mobilização psíquica dos ícones religiosos rompe com o paradigma da representação, levando o homem a considerá-los expressão do próprio sangrado. A religiosidade midiática reconfigura o culto às imagens a partir da lógica da visibilidade em substituição ao mistério.

Palestrante:  Prof. Dr. Alberto Klein (UEL – Universidade Estadual de Londrina)

Dia: 19 de agosto

3° dia (20/08) – A imagem mediática

Com a reprodutividade mecânica inicia uma nova época de imagens, agora cada vez mais onipresentes, cada vez mais diversificadas, animadas e inanimadas, projetadas ou impressas, miniaturizadas ou maximizadas, sonoras ou mudas. Na era das máquinas e imagens, sobretudo aquelas que carregamos conosco para todos os lugares, os novos ambientes de imagens se tornam praticamente todos eles ambientes mediáticos onde se mesclam o público e o privado, o individual e o coletivo, o infantilizante e o senilizante, a adrenalina e o torpor, graças à força de captura das imagens, sua leveza e sua facilidade. A acessibilidade ao mundo das imagens mediáticas passa a ser universal e seu barateamento traz consigo também uma inflação e uma perda do valor de exposição.

Palestrante:  Prof. Dr. Norval Baitello Junior (PUC-SP)

Dia: 20 de agosto