Informamos que devido a manutenção programada o acesso ao Portal do Aluno, Portal do Professor e Biblioteca ficará indisponível das 15:00 Hs do próximo Sábado (16/02) às 10:00 Hs de Domingo (17/02/19).

Escolha uma opção

Seminário: Energia nuclear, por que resistimos?

topo_site_hiroshima

ABERTURA da EXPOSIÇÃO com “FORROBODÓ DO ZÉ”

Local: Matilha Cultural, Ria Rêgo Freitas 542, Centro

10 de novembro, quinta-feira, às 17h


 

SEMINÁRIO: ENERGIA NUCLEAR, POR QUE RESISTIMOS?

Local: FAPCOM – Faculdade Paulus de Comunicação
Rua Major Maragliano, 191 – Vila Mariana

 

11 de novembro, sexta-feira
08 às 10h

Mesa de abertura: Política energética nuclear e seus desafios

 

Palestrantes:

Célio Bermann: Professor do Programa de Pós Graduação em Energia da USP.

Chico Whitaker: Ex-vereador de São Paulo, co-fundador do Fórum Social Mundial, ganhador do Prêmio Right Livelihood Award (conhecido como Nobel Alternativo)

Thiago Almeida: Greenpeace Brasil

Ítalo Cardoso: Ex-vereador de São Paulo, bacharel em Direito, Ambientalista, Vice-presidente da SPTuris.

Mediador:

Adelino Ozores: Bacharel em Direito, jornalista, membro da Agenda 21 e  ativista pelos Direitos Humanos. Presidente do Instituto Entre Rodas & Baton

 


 

10 às 12h

Mesa 2: Impactos da atividade nuclear no Brasil

 

Palestrantes:

José Venâncio Alves: Diretor da Associação Nacional dos Trabalhadores da Produção de energia Nuclear (ANTPEN)

Sylvia Chada: Coordenadora geral da Sapê, pedagoga social e servidora publica federal da área ambiental

Renato Cunha: Engenheiro com especialização em gestão ambiental e planejamento energético, coordenador executivo do Grupo Ambientalista da Bahia (Gambá), membro da coordenação da Rede de ONGs da Mata Atlântica, conselheiro do Conselho Estadual de Meio Ambiente da Bahia

Gitana Nebel:  Grupo de Pesquisa Tecnologia, Meio Ambiente e Sociedade – TEMAS (PGDR/UFRGS).

Mediação:

Nina Orlow: Arquiteta e Urbanista, Artista Plástica, Membro da Agenda 21

 


 

18 às 20h

Mesa 3: Saúde e Preconceito

 

Palestrantes:

Dra Maria Vera Cruz de Oliveira: Pneumologista e médica do trabalho do Centro de Referencia de Saúde do Trabalhador de Santo Amaro, com treinamento no Hicare-Japão

Dr. Julio Nascimento: Bacharel em Direito, Psicólogo, professor da PUC-Goiânia

André Lopes Loula: Mestrando em Historia pela PUC-SP, diretor da Associação Hibakusha Brasil pela Paz

Mediação:

Sonia Felipone: Terapeuta Ocupacional no SUS há 25 anos, trabalhou no Centro de Referencia de Saúde do Trabalhador de Santo Amaro, Coordenadora do Centro de Convivência e Cooperativa de Santo Amaro


 

12 de novembro, sábado:
10 às 12h

Mesa 4: Comunicação, Movimentos Sociais e Meio Ambiente

 

Palestrantes:

Wagner Belmonte: jornalista, editor da TV Câmara, doutorando em comunicação e semiótica pela PUC-SP, professor da FAPCOM.

Inês Chada: Curadora da Exposição Hiroshima 70, integrante da SAPÊ e bacharel em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Roberto Fernández: cineasta argentino, diretor da produtora O Movimento Falso Filmes. Em 2014 foi convidado pelo Peace Boat para ministrar 3 palestras e exibir seus documentários na viagem nº 86 durante as rememorações dos 70 anos das bombas atômicas. Em 2013 foi júri do 3º FICIP- Festival Internacional de Cine Político em Buenos Aires.

Maria Zupello: jornalista do jornal inglês The Guardian

Denise Bertola: escritora e jornalista do jornal japonês The Asahi Shimbun

Mediação:

Ubiratan Leal:  editor do site Outra Cidade, F451 e Extra Time

 

increvase-hiroshima

 


 

EDUCATIVO

Haverá agendamento de visitas escolares realizadas por voluntários do Greenpeace.

Para agendar sua visita mande e-mail para [email protected]

Mais informações: (11) 95600-0085 (Whatsapp)

Sobre o evento

PELA VIDA, PELA PAZ, HIROSHIMA NUNCA MAIS

De 10 de novembro a 18 de dezembro, a Matilha Cultural, em São Paulo-SP, recebe a exposição fotográfica, “Hiroshima Nunca Mais” que reúne imagens capturadas por fotógrafos de diversos países desde 1945. A mostra, desenvolvida pela Sociedade Angrense de Proteção Ecológica (SAPÊ) em 2015, por ocasião dos 70 anos do lançamento das bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki, homenageia os sobreviventes e todas as vítimas da indústria bélica e nuclear.

Através das lentes de Amirtharaj Stephen, Dan Budnik, Elin O’Hara Slavick, Herval Silva, Hiromichi Matsuda, Igor Kostin, James Crnkovich, Jan Smith, Joelma do Couto, Paul Hill-Gibbins, Peter Goin, Rieko Uekama, Robert Del Tredici, Rosane Prado, Vanor Correia e Yoshito Matsushige o espectador é convidado a mergulhar nessa densa temática, compreendendo o contexto de cada foto e a problemática colocada.

As fotografias apresentam, entre outros assuntos, o cenário apocalíptico criado pela explosão das bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki, as milhares de toneladas de lixo e as mortes ocasionadas pelo acidente radiológico de Goiânia, a devastação ambiental causada pela mineração de urânio no sertão baiano ou a luta de indígenas, quilombolas e sertanejos para impedir a construção de uma usina nuclear nas margens do Rio São Francisco, em Pernambuco. Além destas imagens, a exposição também apresenta um conjunto de cartazes criados entre 1970 e 2010 por movimentos de resistência antinuclear ao redor do mundo.

 

Ir para o topo