Informamos que devido a manutenção programada o acesso ao Portal do Aluno, Portal do Professor e Biblioteca ficará indisponível das 15:00 Hs do próximo Sábado (16/02) às 10:00 Hs de Domingo (17/02/19).

Fórum de Jornalismo

21/10 – 8h às 11h15

Palestras:

Jornalismo Investigativo em Pauta: Reflexões em Tempos de crise.

 

Bruno Torturra
Por 11 anos trabalhou na revista Trip como editor de música, repórter especial, correspondente internacional e diretor de redação. Por anos, desenvolveu uma pesquisa jornalística sobre estados alterados da consciência e drogas psicodélicas. Colaborou como freelancer em textos e fotos para inúmeras publicações no país.
Em 2011, fez a primeira transmissão ao vivo por streaming de uma manifestação de rua do Brasil. A partir dessa experiência, ajudou a criar a difundir a PósTV, rede nacional, descentralizada e experimental de streaming. Onde conduzia debates ao vivo e apresentava um programa semanal sobre drogas psicodélicas e movimentos políticos emergentes.
No final de 2012 começou a articular a criação da Mídia NINJA (Narrativas Independentes, Jornalismo e Ação).

 

Juliana Maciel
Gaúcha, formada em jornalismo pela ECA-USP com especialização em jornalismo literário pela Academia Brasileira de Jornalismo Literário. Começou a carreira como repórter da primeira do turma do Profissão Repórter (Globo) em 2006. Trabalhou como editora de texto na Record News e na Record TV. Na Band, foi finalista do Prêmio Esso de Jornalismo de 2012 com a série de reportagens “Quando Um Crime Vira Um Simples Relatório”. Há sete anos é repórter do SBT.

 

Fábio Pannunzio
Jornalista, ganhador de 2 Prêmios Esso. Trabalhou por 20 anos na TV Bandeirantes e 15 na Globo. Pannunzio foi o primeiro repórter da TV brasileira a ser admitido pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia em seus acampamentos, em plena selva colombiana. A experiência forneceu matéria-prima para o livro A Última Trincheira.

 

Workshops:

 

SEO e conteúdo digital: Como o Google entende que o conteúdo é relevante? – Lab 1
Ao “dar um Google”, você clica na segunda, terceira, quarta (…) página do buscador? Como a plataforma organiza os links depois que nós, usuários, clicamos no botão de busca? Confira o bate-papo sobre como o jornalismo pode incorporar as técnicas de SEO, que ajudam a ranquear os conteúdos digitais. E saiba mais como as marcas estão produzindo conteúdos usando tais técnicas.

Giacomo Vicenzo
Jornalista e social media, repórter na Agência Mural e freelancer para UOL TAB, Folha de S. Paulo, The Guardian, Revista Galileu e mídias independentes. Atende a agência de comunicação Green Park Content, com marketing digital para a filial brasileira, com foco em SEO. Trabalhou com pesquisas de mercado e opinião em diversas áreas no Instituto de Pesquisa Datafolha.

Amanda Cruz 
SEO Editor e Branded Content da agência de comunicação Green Park Content. Jornalista colaboradora para o UOL – editoria Viva Bem. Foi editora do portal Minha Vida e redatora na Editora Globo.

 

 

 

Captação e edição de vídeos – Lab 5
O workshop vai abordar técnicas de gravação via celular e câmera de vídeo, além de apresentar as principais ferramentas e linguagens de edição.

Fernando Mariano
Coordenador do curso de RTVI- FAPCOM. Especialista em Comunicação Visual e multimídia. Atuou em Web TVs e como editor e produtor no SBT e na TV Gazeta.

 

 

Os desafios da Comunicação Ambiental – Sala 3.08
Achismos e Crenças em lugar da Ciência e das Pesquisas. A informação de qualidade nunca foi tão necessária para enfrentar essa nova realidade. Vamos refletir e debater sobre as diversas maneiras de comunicar a Sociedade sobre as ameaças que atingem a todos sem exceção. Achismos e Crenças em lugar da Ciência e das Pesquisas. A informação de qualidade nunca foi tão necessária para enfrentar essa nova realidade. Vamos refletir e debater sobre as diversas maneiras de comunicar a Sociedade sobre as ameaças que atingem a todos sem exceção.

Reinaldo Canto
Jornalista há 39 anos formado pela Cásper Líbero; pós-graduado em Inteligência Empresarial e Gestão do Conhecimento; trabalhou nas principais emissoras de televisão e rádio do país (Globo, Record, Cultura, Gazeta, Bandeirantes) e grandes empresas na área de comunicação (Banespa, Cosesp). Especializado em Consumo Consciente, Gestão Ambiental, Sistemas Agroflorestais, Energias Renováveis e Resíduos Sólidos com diversas participações em Congressos, Simpósios e Eventos como debatedor, docente e palestrante. Nos últimos 17 anos têm atuado na área da sustentabilidade, cidadania e meio ambiente; foi diretor de comunicação do Greenpeace Brasil; coordenador de comunicação do Instituto Akatu pelo Consumo Consciente e assessor de imprensa do Instituto Ethos; foi também correspondente da Carta Capital, da Envolverde e diversas mídias ambientais, nas Conferências Climáticas COP-15 em Copenhague/2009, COP-21 em Paris/2016 e COP-22 em Marrakesh/2017. Foi também correspondente na Conferência Rio+20 no Rio de Janeiro/2012 e Fórum Mundial da Água em Brasília/2018. Foi finalista do Prêmio Allianz de Jornalismo Ambiental com a matéria publicada na coluna on line no site da Carta Capital com o título: “Parabéns São Paulo, chegamos a 7 milhões de carros”. É jurado de diversos prêmios ambientais, entre eles, Octávio Brandão (Alagoas); Von Martius (Câmara Brasil-Alemanha); Prêmio Allianz de Jornalismo Ambiental; Prêmio de Jornalismo Ambiental Jornalistas&Cia/HSBC; Voluntários Bradesco e Prêmio de Jornalismo ABRELPE. É membro de diversos movimentos ambientais, entre eles, Observatório do Código Florestal; Aliança pela Água; GWP – Global Water Partnership; RMA – Rede de ONGs da Mata Atlântica; Movimento Mais Florestas Pra São Paulo; Observatório do Clima; Rede Brasileira de Jornalistas Ambientais; Associação Brasileira de Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável, entre outros. Atualmente é colunista da Carta Capital (www.cartacapital.com.br), da Envolverde e do ROL – Rede On Line da Cidadania; Vice-Presidente e Diretor de Projetos Especiais da Envolverde; consultor e conselheiro da ONG Iniciativa Verde; Coordenador de Comunicação da ABRAPS; consultor do Sebrae na área da Sustentabilidade; palestrante e consultor da área ambiental; roteirista e escritor de temas ambientais (animação “A Rebelião das Águas”, lançada no Dia Mundial da Água: http://www.youtube.com/watch?v=XSm9-JQmqFw&feature=youtu.be) e o livro “Um Dia no Dia da Ana Luiza – Uma Aventura Ambiental” lançado recentemente pela Editora Chiado.

 

Ir para o topo

21/10 – 19h15 às 22h30

Palestras:

Jornalismo Investigativo em Pauta: Reflexões em Tempos de crise.

Sérgio Spagnuolo
Sérgio Spagnuolo é jornalista, fundador e editor da agência de jornalismo de dados VOLT DATA LAB, além de mestre em Relações Internacionais e Direitos Humanos pela PUC-SP. Em 2016, foi fellow do Tow-Knight Center for Entrepreneurial Journalism, um programa de empreendedorismo para jornalistas, em Nova York e fellow, em 2018/2019 do International Center for Journalists, no programa TruthBuzz. Paulistano não praticante, já atuou pelas as agências Reuters e Mergermarket, publicou nas revistas América Economia, Época Negócios, IstoÉ Dinheiro e Capital Aberto, entre outras, e colaborou com os portais da revista piauí, Yahoo Notícias, Jota, Estadão.com, UOL e Último Segundo, assim com o Reveal News, projeto do Center for Investigative Reporting, em San Francisco, como parte do programa de empreendedorismo digital do ICFJ. Foi editor e consultor de novos formatos digitais do site de checagem Aos Fatos. Também trabalhou no Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), como oficial de comunicação do Centro Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (Centro RIO+).

 

Eduardo Reina
Jornalista e escritor. Atuou em jornais e periódicos como diretor de redação, editor executivo, colunista, editor e repórter no O Estado de S.Paulo, Diário de S.Paulo, Diário do Grande ABC, Comércio do Jahu, Diário Popular, Guia 4 Rodas, entre outros. Fez assessoria de imprensa para empresas, organizações, autarquias governamentais e sindicatos. Ganhou prêmios como Abril (1986, 1987), Estado (2010) e Imprensa Sindical (1993); menção honrosa no prêmio Excelência Jornalística da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) em 2010. Formado em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo (1985), mesma instituição onde faz Pós-Graduação, Mestrado, também na área de Comunicação Social. Fez curso de complementação na Organização Internacional do Trabalho (OIT) na Suíça (1993) e extensão na ESPM (1991). Autor dos livros Cativeiro sem fim (2019), Depois da Rua Tutoia (2016), No Gravador (2003). Integrante do livro O Conto Brasileiro Hoje, Vol.5, (2007); integrante do Contos e Casos Populares (introdução de Paulo Freire), 1984.

 

Fábio Pannunzio
Jornalista, ganhador de 2 Prêmios Esso. Trabalhou por 20 anos na TV Bandeirantes e 15 na Globo. Pannunzio foi o primeiro repórter da TV brasileira a ser admitido pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia em seus acampamentos, em plena selva colombiana. A experiência forneceu matéria-prima para o livro A Última Trincheira.

 

 

Workshops:

 

Inovação e tendências em Jornalismo – Sala 3.04
Quais os novos caminhos para o jornalismo diante de tantas mudanças na sociedade e nos meios de consumo e distribuição de informação? O que XR, AI, Voz, Dados, inovação e negócios têm a ver com jornalismo? Como podem ajudar a área a se transformar e descobrir novos caminhos? E o mais importante: como o lado humano, as histórias de pessoas e suas relações, serão mais relevantes do que a tecnologia na busca por soluções.  

Luiz Gustavo Pacete
Jornalista pós-graduado em Inovação, Design e Estratégia pela ESPM e especializado em jornalismo digital pela Universidade de Navarra. Atualmente, gestor de conteúdo e inovação no Meio & Mensagem com passagens pelas revistas Istoé Dinheiro e Imprensa, pela agência de relações públicas Burson Marsteller e a organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF). É cocriador de FORMAKERS, série sobre o impacto da cultura maker no processo de transformação digital das empresas.

Isaque Criscuolo
Jornalista especializado em comunicação digital pela USP e Content Distribution Strategist no Meio&Mensagem, onde cria e gerencia projetos de conteúdo. É co-criador e co-apresentador de FORMAKERS, série sobre o impacto da cultura maker no contexto da comunicação, e apaixonado por inovação no jornalismo. Já passou por agências de publicidade (TV1 e Mint Digitall) e colaborou com veículos de entretenimento como Omelete e Série Maníacos. Cobre as áreas de futurologia, inovação, creators e entretenimento

 

 

 

Captação e edição de vídeos – Lab 5
O workshop vai abordar técnicas de gravação via celular e câmera de vídeo, além de apresentar as principais ferramentas e linguagens de edição.

Fernando Mariano
Coordenador do curso de RTVI- FAPCOM. Especialista em Comunicação Visual e multimídia. Atuou em Web TVs e como editor e produtor no SBT e na TV Gazeta.

 

 

Jornalismo Ambiental – Sala 3.05
Não é possível dissociar o homem da natureza. Toda ação humana gera impacto ao meio ambiente e, ao mesmo tempo, dependemos dele para viver. É sob esse contexto que surge o jornalismo ambiental, intrinsecamente conectado à economia, política e sociedade. A necessidade cada vez mais urgente de relatar os acontecimentos diante das atuais crises ambientais sem precedentes, torna o jornalista ambiental peça fundamental em um cenário com muitas nuances, no qual se refletem interesses de múltiplos atores, local e globalmente. A oficina de Introdução ao Jornalismo Ambiental pretende prover ao participante uma visão geral da área de trabalho, do papel desse profissional e como ele deve se preparar para reportar as realidades dos complexos sistemas do mundo contemporâneo.

Adele Santelli
Jornalista, especializada em Meio Ambiente, Sustentabilidade e Questões Globais pela FAAP/SP, mestranda em Ciência Ambiental na Universidade de São Paulo/USP. Formada em Cinema Documentário pela Academia Internacional de Cinema de São Paulo. Há 12 anos vem trabalhando nas principais redações de grandes veículos do país, em especial televisão, tendo passado por SBT, BAND, Rede Record e TV Cultura – onde atua até hoje como editora e repórter. É responsável por mais de 200 edições do programa semanal Matéria de Capa, com cobertura de temas como mudanças climáticas, a crise mundial do lixo plástico nos oceanos e a importância da preservação da Amazônia. Também escreve matérias sobre meio ambiente, especialmente conservação de biodiversidade para impressos como National Geographic Brasil, Go Outside, Planeta, além de turismo em jornais como Folha de São Paulo.

 

Ir para o topo