7ª Semana de Direitos Humanos

8h30 – Abertura da Semana de Direitos Humanos

9h – Construções narrativas e a defesa dos direitos humanos no Brasil hoje

Karla Maria

Jornalista, autora de Mulheres extraordinárias (2017); O peso do jumbo. Histórias de uma repórter de dentro e fora do cárcere (2019) e Irmã Dulce: a Santa Brasileira que fez dos pobres sua vida (2019), todos pela Editora Paulus.

Mediadora: Profa. Me. Marcella Scheneider Faria

19h30 – “Universalização dos Valores e Princípios dos Direitos Humanos”

Juarez Tadeu de Paula Xavier

Possui graduação em Comunicação Social Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1990), mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2004). Atualmente é professor assistente doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo Especializado (Comunitário, Rural, Empresarial, Científico), atuando principalmente nos seguintes temas: economia criativa, afrodescendentes, racismo, etnocídio, fundamentos do jornalismo, jornalismo especializado e educação e diversidade racial.

Mediador: Prof. Dr. João Elias Nery

Atividades Internas dos Cursos

19h às 22h

Proposta da Ação:  Convidar integrantes do núcleo da pessoa com deficiência do CRP (Conselho Regional de Psicologia): Marcelo Shiavo e Cristiane Rufino para falar sobre a importância da LBI (Lei brasileira de Inclusão) e a relação dela com os meios de comunicação sociais. A ideia seria ter um momento de fala e em seguida abrir para perguntas e interação.

Turmas, Curso, Período: Publicidade e Propaganda

Atividade a ser realizada em uma sala de aula do Google Meet. O link poderá ser divulgado para participantes externos.

09h30 às 11h

Proposta da Ação:  Análise de vídeos preparados pelo Ministério da Cultura a respeito do capacitismo e convidar uma psicóloga surda para discutir as questões capacitistas vinculando ao tema O mundo que queremos.

Turmas, Curso, Período: 2020/2-G3-M

Proposta da Ação: Direitos Humanos e a Relação com a Cultura Maker

Será desenvolvido um debate sobre produção multimídia e a cultura maker com base nos direitos humanos.

Professor responsável: Wesley Moreira Pinheiro

Turma(s) / Curso(s) / Período: 2º Semestre Matutino –  Multimídia

11h às 12h30

Proposta da Ação: Roda de conversa online com a psicóloga Fernanda Rezende sobre prevenção do suicídio, aproveitando a campanha do mês de setembro amarelo.

Professor Responsável: Amanda Ribeiro

Turmas, Curso, Período: Atividade do Núcleo de apoio ao discente, aberto a todos os alunos.

19h às 20h40

Proposta da Ação: Convidar um surdo: Bruno Ramos para que ele compartilhe suas experiências no decorrer da vida escolar, sua relação com seus professores e principalmente a ligação que teve ou não com a matéria de filosofia e o porquê disso

Turmas, Curso, Período: FIL-3-2020/2-8-N

Atividade dos cursos

Curso de Jornalismo

4º semestre – Matutino e Noturno

#FalaAê – entrevistas relacionadas ao tema “Que mundo queremos” (podemos fazer entrevistas também com convidados do evento)

Lives pelo instagram, no horário da pré-aula do período noturno com diversos convidados.

Curso de Filosofia

4º Semestre

Professor Responsável: Carlos Motta e Lucas Cangelli

Podcast’s sobre o tema: O Que o ensino de filosofia pode fazer para termos um mundo melhor?

Divulgação em redes sociais.

8º semestre

Professor Responsável: Giovanni Vella

Educação e Direitos Humanos

Material sobre o tema para ser veiculado nas redes sociais e gerar discussão

Eixo Comum

Professor responsável: Prof. João Nery

Proposta de ação: produção de artigos com temas de direitos humanos

Publicidade / Fotografia

Professor responsável: Michela Brigida

Produção de imagem publicitária usando a técnica Cinemagraph / Cinematorafia ligada ao tema da semana. O trabalho poderá ser exibido online, uma vez que serão gerados gifs

Para acompanhar, clique aqui.

Semana de Direitos Humanos 2020.2

Palestras:

8h30 – Abertura da Semana de Direitos Humanos

9h – Construções narrativas e a defesa dos direitos humanos no Brasil hoje

Karla Maria

Mediadora: Profa. Me. Marcella Scheneider Faria

19h30 – “Universalização dos Valores e Princípios dos Direitos Humanos”

Juarez Tadeu de Paula Xavier

Mediador: Prof. Dr. João Elias Nery

Atividades Internas dos Cursos

19h às 22h

Turmas, Curso, Período: Publicidade e Propaganda

Turmas, Curso, Período: 2020/2-G3-M

Proposta da Ação: Direitos Humanos e a Relação com a Cultura Maker

Professor responsável: Wesley Moreira Pinheiro

Turma(s) / Curso(s) / Período: 2º Semestre Matutino –  Multimídia

11h às 12h30

19h às 20h40

Turmas, Curso, Período: FIL-3-2020/2-8-N

Atividade dos cursos

Curso de Jornalismo

4º semestre – Matutino e Noturno

Curso de Filosofia

4º Semestre

Professor Responsável: Carlos Motta e Lucas Cangelli

Divulgação em redes sociais.

8º semestre

Professor Responsável: Giovanni Vella