Escolha uma opção

12 º Seminário de Filosofia

Descrição:

As circunstâncias relacionadas à pandemia de Covid-19 trouxeram-nos outros modos de con(vivência) social que, ao que tudo indica, tendem a ser incorporados de forma definitiva à nossa cultura. No entanto, o abrandamento da mortalidade do vírus leva-nos a uma nova fase. Os corpos representados em transmissões ao vivo por fotos ou vídeos de perfil agora atravessam a dimensão físico-espacial. Com isso, percebe-se uma miríade de sentimentos relacionados à experiência estética corporal. E, a partir de tais sensações, algumas perguntas ecoam: Quais as novas relações que (re)estabelecemos com a corporalidade? Como lidar com os limites físicos advindos do vírus e, ao mesmo tempo, com a quebra dessas barreiras, quando ainda transitamos pelos vales da contaminação? Como transformar o corpo em um lugar vivo, focado na experiência do presente e plenamente pulsante, a despeito das tecnologias e distrações em rede? É nesse sentido que percorrerão as reflexões do 12º Seminário de Filosofia e Comunicação. O evento segue em direção à expansão e protagonismo dos corpos e aos novos efeitos cognitivos e psicológicos da presença, a partir de conceitos, como Corpomídia (Helena Katz e Christine Greiner), Digital-Self e Paradoxo da Presença (Carol Berger).

Clique aqui para ver todos os detalhes sobre o evento.

Programação:

8h: Abertura | Manhã | 08h às 11h

Mesa 1: Presenças em transição físico-espacial: novas dimensões a incorporar
1. Convidada: Helena Katz
2. Convidada: Carol Berger – “Digital-SELF: subjetividade, presença e senciência”
3. Convidada: Drika Coelho – aluna egressa Fapcom (Audiovisual) e diretora, coreógrafa e roteirista do filme “Perto Longe (onde for): Dancemos o Amor
Exibição de trechos do vídeo “Perto Longe (onde for): Dancemos o Amor – Cia La Luna
Mediador: Prof. Giovanni Vella
10h30: Intervenção artística coletiva: “O corpo, a dança, a melodia, a presença”, com Drika Coelho e Eduardo La Luna (Cia. La Luna)
11h às 12h – 6º Encontro Anual de Egresso

Dia 03 de maio | Noite | 19h30 às 21h

19h30: Abertura
19h40: Performance: “MANIFESTO DigitalSelfPresenceLab n. 01: SENCIÊNCIA” – performance. Com Carolina Berger (performer e diretora de criação) e Tiago Brizolara (compositor e desenvolvedor)
19h50: Mesa 2: O agir alinhado ao ser no mundo: corporeidades presentes
1. Convidada: Cláudia Queen Nwabasili e Roges Doglas – Cia Pé no Mundo
2. Mariana Queen Nwabasili – Cia Pé no Mundo –
Exibição de trechos da websérie “Traduções Simultâneas: corpo, música e pensamento complexo” da Cia Pé no Mundo de Dança
3. Convidado: Hélder Mariani – “O corpo em nossa contemporaneidade: diálogos entre filosofia e arte”.
Mediador: Prof. Luiz Pires

12º Seminário de Filosofia

Descrição:

Clique aqui para ver todos os detalhes sobre o evento.

Programação:

8h: Abertura | Manhã | 08h às 11h