Resumo: Esta monografia pretende discutir o potencial comunicativo da linguagem verbal e não verbal em duas campanhas publicitárias sobre bullying, ambas de mídia impressa. Para isso, nos baseamos na bibliografia de Aguiar (2004) para abordar as definições dos grupos linguísticos verbal e não verbal, recorremos às obras de Carrascoza (2004) e Figueiredo (2014) para apresentar as características e os aspectos que são constituintes do texto publicitário, discorremos sobre o tema de campanhas de conscientização para compreender como que mensagens desse viés são produzidas, e nos valemos de conceitos gerais do fenômeno do bullying conforme as reflexões de Fante e Pedra (2008) e Calhau (2009), para, por fim, fazermos considerações do texto visual e do texto verbal dos anúncios. Foi estabelecida para a pesquisa como metodologia, uma abordagem qualitativa, de tipologia descritiva, de natureza bibliográfica, na qual a amostra é composta por duas campanhas de conscientização pública, uma veiculada no Brasil e a outra veiculada na Guatemala. Estas foram analisadas com o propósito de se identificar em qual intensidade e proporção determinadas características do texto publicitário, que são as variantes textuais apolínea e dionisíaca e os modelos de relação de texto e imagem chamados de redundante, complementar e alavancado, estão presentes. Para ampliarmos as possibilidades metodológicas de análise dos elementos não verbais, foram feitas considerações sobre a sintaxe visual dos anúncios de acordo com Dondis (2015). Como principal resultado alcançado, destacamos o fato de as duas campanhas carregarem o mesmo modelo de texto, o apolíneo, porém os modelos de relação de texto e imagem não se apresentaram de forma igual.
Palavras-chave: Linguagem verbal; Linguagem não verbal; Propagandas de conscientização; Publicidade; Bullying.