Resumo: O objetivo geral da pesquisa é apresentar a relação entre a técnica e a ecologia na obra de arte contemporânea por meio do questionar ontológico abordando as reflexões filosóficas sobre a conferência “A questão da técnica” e o livro “A origem da obra de arte” ambas do filósofo Martin Heidegger. A princípio, é apresentado os conceitos sobre a técnica, com o propósito de construir a fundamentação teórica para o desenvolvimento dos próximos capítulos. Dessa forma, é apresentado o conceito de instrumentalidade da técnica a fim de evitar falsas interpretações. Posteriormente, é explicado os conceitos de técnica antiga, técnica moderna e a armação. Percorrendo esse caminho, chega-se a questão ecológica diante da técnica, que nos mostra o que a técnica moderna pode desvelar sobre sua essência, pondo em reflexão o problema do lixo eletrônico. Por fim, é apresentado os conceitos sobre a obra de arte a partir de Heidegger, dando base conceitual para compreender o que o filósofo entende por arte. Posto isso, é argumentando que a obra de arte contemporânea, sendo aquelas que são elaboradas a partir da reciclagem do lixo eletrônico, exerce o papel de ressignificação do lixo eletrônico, em busca de pôr o homem no seu destino, para ser desafiado pela essência da técnica moderna a fim de ter experiência com o que há de verdadeiro na técnica.
Palavras-chave: Técnica; Ecologia; Arte; Ressignificação; Heidegger.