Resumo: Esta monografia tem por objetivo compreender a percepção do público sobre a narrativa da telenovela Os Dez Mandamentos, a fim de analisar a telenovela e as estratégias de marketing que resultaram no surgimento de produtos derivados, bem como o consumo do público por outras mídias e produtos, originados a partir dela. Diante disso, para refletirmos sobre o cenário da telenovela brasileira em relação à sociedade, dispomos das publicações do OBITEL (Observatório Ibero-Americano da Ficção Televisiva) e textos de pesquisadores brasileiros como Baccega (2013) e Lopes (2003). Ainda, com base nos conceitos técnicos de Pallottini (2012), compreendemos a narrativa da telenovela Os Dez Mandamentos. Já no contexto mercadológico cristão, valemo-nos da reflexão de Cunha (2007), de acordo com a qual o segmento de mercado cristão agrega valores e sentidos religiosos, que refletem na composição da lógica do consumo cristão. Dessa maneira, nosso estudo, que apresenta um caráter exploratório, com abordagem qualitativa dos dados, compõe-se de: levantamento bibliográfico baseado no objeto de estudo; análise documental da telenovela Os Dez Mandamentos e suas estratégias mercadológicas; e, por fim, pesquisa de campo, para identificar as percepções e consumos relacionados à telenovela, que emergem dos discursos dos entrevistados. A partir disso, analisamos o consumo e as estratégias de marketing do mercado cristão, a fim de refletir sobre as reverberações na vida do cristão e na sociedade do século XXI. Como principal resultado alcançado, destacamos o fato de que a telenovela Os Dez Mandamentos promoveu a fidelização de um público com perfis diferentes, isto é, não apenas o público cristão. Ainda, por outro lado, enxergamos uma não-fidelização deste público com os produtos derivados da telenovela.
Palavras-chave: Telenovela; Comunicação; Consumo; Mercado; Religião.