Informamos que devido a manutenção programada o acesso ao Portal do Aluno, Portal do Professor e Biblioteca ficará indisponível das 15:00 Hs do próximo Sábado (16/02) às 10:00 Hs de Domingo (17/02/19).

Curso de Extensão

 

 

Comunicação, Filosofia e Tecnologia

O Núcleo de Extensão da FAPCOM visa promover atividades desenvolvidas tanto pelo corpo docente quanto por meio de parcerias com a comunidade do entorno como empresas, instituições e outros órgãos. Tem como principal objetivo oferecer cursos de curta duração que contribuam para o aperfeiçoamento de alunos e profissionais que desejam aprimorar conhecimentos exigidos pelo mercado de trabalho.

Os cursos ofertados estão distribuídos entre os eixos: Comunicação, Filosofia, Tecnologia e Educação; todos vinculados aos cursos de graduação da FAPCOM.

O Núcleo de Extensão atende de forma presencial e pelo e-mail: cursos.extensao@fapcom.edu.br.

 

Confira a programação 2020:

Março

Língua Portuguesa
 

Local: FAPCOM
Datas:  29/02 a 20/06 – Sábados das 9h às 10h40.
02/03 a 15/06 – Segundas-feiras das 11h10 às 12h 
04/03 a 17/06 – Quartas-feiras das 18h às 18h50

Prof. Cláudio Fatigatti

– Professor de Língua e Literatura há 48 anos.
Investimento: Gratuito à vista no boleto ou cartão de crédito

Introdução ao Novo Testamento
Apresentação da mensagem de Jesus Cristo contida nos 27 livros do Novo Testamento, a história das comunidades, os aspectos que determinaram a organização dos textos e a sua transmissão.
Local: FAPCOM
Data: Sábados: 07/03 a 20/06, das 8h30 às 12h.

Prof. Dr. Domingos Zamagna 

Doutorando em Filosofia da Educação na Universidade de São Paulo. Bacharel em Comunicação Social (Jornalismo); Bacharel e Licenciado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); Licenciado em Teologia pela PUC-SP, com especialização em Ética na Universidade de Fribourg (Suíça); Mestre em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma. Revalidou os diplomas do exterior cursando o Programa de Pós-Graduação no Departamento de História da FFLCH da Universidade de São Paulo (USP), obtendo a equivalência ao Mestrado em História Social (Processo Reitoria 5041/81). Trabalhou 18 anos como jornalista da TV Globo de São Paulo (Editoria de Educação e Cultura) e da Fundação Roberto Marinho (roteirista), e 4 anos em jornalismo político (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo).

Prof. Dr. Mauro Negro

Investimento: Por R$ 200,00 à vista no boleto ou cartão de crédito

Introdução ao Antigo Testamento
Apresentação dos conteúdos fundamentais da Revelação contidos nos 46 Livros Sagrados que compõe o Antigo Testamento. Conhecer o processo histórico em que os textos foram redigidos e a sua transmissão.
Local: FAPCOM
Data: Sábados: 07/03 a 20/06, das 8h30 às 12h.
Prof. Dr. Domingos Zamagna 

 

Doutorando em Filosofia da Educação na Universidade de São Paulo. Bacharel em Comunicação Social (Jornalismo); Bacharel e Licenciado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); Licenciado em Teologia pela PUC-SP, com especialização em Ética na Universidade de Fribourg (Suíça); Mestre em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma. Revalidou os diplomas do exterior cursando o Programa de Pós-Graduação no Departamento de História da FFLCH da Universidade de São Paulo (USP), obtendo a equivalência ao Mestrado em História Social (Processo Reitoria 5041/81). Trabalhou 18 anos como jornalista da TV Globo de São Paulo (Editoria de Educação e Cultura) e da Fundação Roberto Marinho (roteirista), e 4 anos em jornalismo político (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo).

Prof. Dr. Mauro Negro

Investimento: Por R$ 200,00 à vista no boleto ou cartão de crédito

Direção de Cinema: Fundamentos 
Introdução à direção cinematográfica (e, por extensão, audiovisual) a partir da análise de cenas dramáticas e sequências de filmes e de exercícios práticos de direção de atores e de direção com câmera.
Local: FAPCOM
Data: Sábados: 21 e 28/03, 18 e 25/04, das 9h às 12h

Prof.  Diogo Vasconcelos Barros Cronemberger

Diogo Cronemberger, roteirista e diretor, é formado em Audiovisual pela Universidade de São Paulo e tem mestrado em Direção de Cinema pela Columbia University. Participou do Talents Buenos Aires, escreveu e dirigiu curtas premiados e atualmente é professor do Instituto de Cinema, da Academia Internacional de Cinema e de oficinas de outras instituições.
Investimento: Por R$ 120,00 à vista no boleto ou cartão de crédito

Como trabalhar com a resolução de problemas na educação?
O curso “Como trabalhar com a resolução de problemas na educação?” introduz os fundamentos teóricos e estudos de caso da metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). Para isso serão estudadas as abordagens tradicionais de educação e as abordagens que colocam o aluno no centro do processo, em seguida, serão apresentados os pressupostos teóricos da metodologia de resolução de problemas, incluindo a sua fundamentação, o planejamento, o conteúdo, e a avaliação, apresentando exemplos do uso da metodologia em diferentes contextos educacionais, especialmente no ensino superior. Por fim, os alunos terão a experiência de trabalhar com a resolução de problemas na prática a partir de um projeto que será desenvolvido em grupo.
Local: FAPCOM
Data: Sábados: 21 e 28/03, 18 e 25/04, das 9h às 12h

Profª  Daniela Signorini Marcilio

Bacharel em Lazer e Turismo, Mestra em Estudos Culturais, Agente do Brincar e Doutoranda em Educação. Há dez anos atua com educação e pesquisa pela Universidade de São Paulo. Há seis anos participa e desenvolve projetos educacionais e culturais para grupos de crianças e adultos, oficinas, cursos, palestras e eventos sobre o brincar, a dança e a educação. Produziu o e-book Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas para a Editora Senac São Paulo, contendo 8 capítulos teóricos e práticos sobre o tema. Também elaborou o conteúdo da disciplina Aprendizagem Baseada em Problemas para o curso ead de Tecnologias da Informação no Senac. Atualmente é mediadora de aprendizagem no curso de licenciatura em educação pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo – Univesp.
Investimento: Por R$ 120,00 à vista no boleto ou cartão de crédito

Curta metragem de baixo orçamento: do zero aos festivais 
Introdução sobre a realização de curtas metragens e os prós e contras de se trabalhar em produções de baixo orçamento, salientando como produzir com o que se tem em mãos. Explicação sobre as etapas de produção de um curta metragem, os diferenciais em se trabalhar com baixo orçamento nestas etapas e apresentação de recursos gratuitos ou de baixo custo para cada uma delas, incrementando o valor de produção do projeto. Apresentação de meios de distribuição de curtas-metragem.
Local: FAPCOM
Data: Sábados: 21 e 28/03, das 9h às 13h

Prof. Juliano Ferreira

Formado em Rádio, TV e Internet na Faculdade Paulus de Comunicação e em Desenho Industrial pela UNESP de Bauru, Juliano Ferreira é realizador e pesquisador no campo do audiovisual. Enquanto aluno da FAPCOM, escreveu o livro “O Cinema Trash e a Reciclagem da Indústria Cultural”, publicado pela editora Paulus; e ganhou o troféu de melhor animação no “Festival do Minuto” com um curta intitulado “ouija”, feito durante as aulas, ficando entre os “Melhores Minutos de 2015”.
Investimento: Por R$ 80,00 à vista no boleto ou cartão de crédito

Intensivo em Marketing Digital
Tópicos relevantes sobre sites, Google Ads (Criação de Campanha, Redes do Google, Planejamento de palavras-chave), Facebook e Instagram Ads (Criação de Campanha, Objetivos, Criativo), LinkedIn Ads, SEO, Marketing de Conteúdo , Whatsapp Business, Analytics.
Local: FAPCOM
Data: Sábados: 21 e 28/03, das 9h às 13h

Profª Renata Tárrio

Consultora e Produtora de Conteúdo Digital. Atua há 7 anos no ramo, com experiência nas áreas de Atendimento, Planejamento e Produção de Conteúdo para Plataformas Digitais. Colaborou com grandes empresas como iFood Shop e LG lugar de gente. É professora de graduação, pós-graduação e cursos livres há 5 anos.
Investimento: Por R$ 80,00 à vista no boleto ou cartão de crédito

Produção de conteúdo digital na sociedade de controle 
Este curso de extensão universitária voltado para produtores de conteúdo pretende apresentar conceitos fundamentais para entender e trabalhar com os desafios trazidos por fenômenos contemporâneos como Big Data, Capitalismo de Vigilância e Sociedade de Controle. O curso é composto por três aulas expositivas e discussão de conceitos em sala.
Local: FAPCOM
Data: Sábados: 21 e 28/03, 04 e 18/04, das 9h às 12h

Profª Renê Eduarda Arruda

Jornalista, mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, pós-graduado em Teorias da Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero e membro do grupo de pesquisa CCM da PUC-SP. Atua profissionalmente como professor, pesquisador e especialista em processos ágeis de desenvolvimento de projetos (Scrum, Kanban, SAFe). Sua pesquisa está no eixo transversal entre comunicação, tecnologias digitais e ciências políticas.
Investimento: Por R$ 80,00 à vista no boleto ou cartão de crédito

A edição no audiovisual
Objetivos: Transmitir aos alunos os conhecimentos básicos (técnicos e de linguagem) para que possam abordar, na etapa da edição, um material filmado e assim poder escolher, ordenar, definir a duração e editar essas imagens. O editor é o profissional que imprime o ritmo estruturando a narrativa de um produto audiovisual.
Local: FAPCOM
Data: Sábados: 21, 28/03 e 04/04, das 9h às 13h

Prof. Roberto Fernández

 Roberto Fernández, argentino, 59 anos, diretor de cinema. 1991 – Taller de Cine Contemporáneo – Diploma: diretor de cinema. Trabalha há mais de 25 anos na área audiovisual. Seus últimos cinco anos na Argentina foram dedicados à docência, trabalhando no Estúdio de Rádio e TV da Pontificia Universidad Católica Argentina, Buenos Aires. Foi professor na PUC de São Paulo – Faculdade de Comunicação e Filosofia. Curso de Comunicação e Multimeios, ministrando a oficina “A edição no audiovisual”. Ministrou a mesma oficina na unidade Oswald de Andrade no projeto “Oficinas Culturais” do Governo do Estado de São Paulo. Com sua produtora “O movimento falso filmes” produz projetos audiovisuais de índole social, empresarial e cultural para organismos do governo, empresas, ONGs e companhias culturais. Seu trabalho autoral na área audiovisual está focado nos Direitos Humanos e em mostrar o perigo que gera a energia nuclear.
Investimento: Por R$ 120,00 à vista no boleto ou cartão de crédito

Elaboração um plano de comunicação de crise – o que fazer quando a reputação está em jogo
O presente curso de extensão apresenta conceitos básicos sobre situações de crise de reputação em organizações e como tais acontecimentos as impactam no curto, médio e longo prazo. A reflexão proposta é inserida em um contexto comunicacional das sociedades em rede, onde novas formas de comunicação permitam a diferentes atores sociais voz ativa e repercussão em tempo real, criando patamar de dificuldade adicional para a gestão comunicacional de crise.
Local: FAPCOM
Data: Sábados: 21, 28/03 e 04/04, das 9h às 13h

Prof. Mauricio Pontes Esposito

Bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo; Mestre em Comunicação Social pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo; Doutorando no Programa de Estudos Pós-graduados em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com bolsa CNPq.
Investimento: Por R$ 120,00 à vista no boleto ou cartão de crédito

 

Abril

Workshop de organização de eventos
Diferentemente do contato digital, os eventos são considerados uma experiência viva e calorosa com marcas, serviços, produtos e conteúdo; eles visam proporcionar a um número limitado de pessoas uma vivência que acelera a assimilação de informação, estimula o networking e trabalha o neuromarketing (gratificação, incentivo, senso de pertencimento). Por isso são poderosas ferramentas de marketing, treinamento e influência.
Local: FAPCOM
Data: Sábados: 04, 18 e 25/04, das 9h às 13h

Profª Daniela Atalla da Silva Ramos

Publicitária e Mestre em Sociologia, com pós Lato em Administração de Empresas e Sociopsicologia; atuei no mercado corporativo e como empreendedora nas áreas de assessoria de imprensa e Relações Públicas; planejamento e marketing digital para pequenos empreendedores; organização de eventos. Docente presencial e conteudista de EAD.
Investimento: Por R$ 120,00 à vista no boleto ou cartão de crédito

Conversa de publicitário: comunicação e consumo
O workshop utiliza a linguagem publicitária como orientadora na análise sobre as diferentes manifestações midiáticas direcionada para a promoção, a interação e o consumo contemporâneo. A publicidade emerge como importante catalizador de transformação e produto cultural privilegiado para refletir sobre o tempo presente. Neste sentido, entender os mecanismos do fazer publicitário atual nos ajuda a refletir sobre a responsabilidade da comunicação em promover o diálogo entre os diversos atores e do consumo como mobilizador de novas sociabilidades.
Local: FAPCOM
Data: Sábados: 04, 18 e 25/04, das 9h às 13h

Profª Adriana Lima de Oliveira

Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo pelo PPGCOM – ESPM |SP (2016), Especialização em Gestão da Comunicação, Educação e Cultura pela ECA – USP (2009) e graduação em publicidade e propaganda pela Universidade Anhembi Morumbi (2000). – Pesquisadora no GP – Comunicação, Cultura empreendedora e Consumo do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM | SP (desde 2017) e no GP Comunicação, Discurso e Biopolíticas do Consumo (desde 2014). – Professora das disciplinas de teoria da comunicação e comportamento do consumidor.
Investimento: Por R$ 120,00 à vista no boleto ou cartão de crédito

Introdução ao pensamento de Simone de Beauvoir
“O curso tem como proposta apresentar algumas noções filosóficas que auxiliem e enriqueçam a leitura e a compreensão da obra da filósofa francesa Simone de Beauvoir
(1908 – 1986). Trabalharemos em quatro módulos: 1. A perspectiva existencialista beauvoiriana; 2. O romance metafísico; 3. O segundo sexo; 4. Desdobramentos feministas de uma fenomenologia beauvoiriana.
Local: FAPCOM
Data: Sábados: 04, 18 e 25/04, das 9h às 13h

Profª Juliana Oliva

Uma das organizadoras do I Congresso Internacional Simone de Beauvoir e doutora em Filosofia pela EFLCH-UNIFESP, onde defendeu a tese “Da sexualidade reificada à reciprocidade erótica no pensamento de Beauvoir” (2018), com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Iniciou sua pesquisa sobre Simone de Beauvoir no mestrado em Filosofia na Universidade São Judas Tadeu (2014), também como bolsista CAPES, onde foi uma das organizadoras do I Encontro de filosofia e gênero (2013). De 2017 a 2018 trabalhou como tutora virtual na especialização da UNIFESP Ensino de Filosofia no Ensino Médio da Universidade Aberta do Brasil. Desde 2016, tem ministrado oficinas e cursos livres, como a atividade de introdução à filosofia beauvoiriana ao público geral “Devese queimar Beauvoir?”, em espaços de cultura como Biblioteca Mário de Andrade e unidades do SESC SP e trabalha também na oficina Bordado e literatura: oficina temática de bordado em papel.
Investimento: Por R$ 120,00 à vista no boleto ou cartão de crédito

Agostinho leitor de Paulo
O curso é uma introdução à interpretação agostiniana da obra paulina, tendo como texto de referência a explicação de algumas proposições da Carta aos Romanos. Trata-se de destacar filosoficamente na leitura do texto dois aspectos, a saber, o da antropologia filosófica e o da filosofia da história, ambos relevantes tanto na época de sua escrita como atualmente em suas muitas repercussões nas mais diversas esferas da cultura.
Local: FAPCOM
Data: Sábado: 25 de abril, das 9h às 13h

Prof. Pedro Monticelli

“Bacharel, Mestre e Doutor em Filosofia pela PUC-SP. Bacharel em Direito pela USP. Professor da FAPCOM e da Faculdade de São Bento.”
Investimento: Por R$ 60,00 à vista no boleto ou cartão de crédito

Jornalismo Investigativo no Século 21
O curso Jornalismo Investigativo no Século 21 debate o conceito de investigação em Jornalismo, examinando as principais matérias de impacto já produzidas no País e no exterior e expõe os procedimentos de apuração em reportagens do tipo, enfocando a elaboração da pauta e do plano de trabalho, a realização de entrevistas e a obtenção de documentos de maneira ética e, por fim, a redação da matéria.
Local: FAPCOM
Data: Sábado: 04 de abril, das 9h às 13h

Prof. Alvaro Magalhães Pereira da Silva

Repórter e redator da editoria de Cidades do Jornal da Tarde (Grupo Estado) (2001-2008); – Pauteiro e subeditor de Cidades do jornal Agora São Paulo (Grupo Folha) (2009-2010); – Editor de homepage do portal da revista Veja (Grupo Abril) (2010-2011); – Repórter especial e Editor de Cidades do Portal R7 (Record TV) (2012-2017); – Professor convidado no Senac Scipião, foi responsável por ministrar o curso “Jornalismo Investigativo” (30 horas) (2017/2018/2019); – Doutorando em Filologia e Língua Portuguesa pela FFLCH-USP desde 2018, realizou estágio de docência por dois semestres consecutivos no curso de graduação em Letras da mesma instituição, acompanhando aulas, ministrando aulas e auxiliando o docente responsável pelas disciplinas na elaboração e na correção de provas e trabalhos.
Investimento: Por R$ 100,00 à vista no boleto ou cartão de crédito

 

Marketing Digital em Mídias Sociais: básico em criação de conteúdo e estratégias 
Conceitos básicos de marketing digital e mídias sociais; Perfil de cada mídias social; Técnicas de planejamento para criação de conteúdo; Melhores estratégias e cases.
Local: FAPCOM
Data: Sábados: 04,18 e 25/04, das 9h às 13h

Prof. Marcello Farias

Profissional com mais de 7 anos de vivência generalista em marketing e comunicação, com experiência em marketing digital, inbound marketing e conteúdo, Relações Públicas (PR), mídias sociais, branding e posicionamento de marca, coordenação e criação de campanhas, CRM e réguas de relacionamento, marketing communications, branded content, relacionamento e coordenação de agência para ações on e offline, entre outras experiências. Além disso, atuo como docente de marketing e comunicação no Centro Paula Souza, em ETECs, onde sou concursado como professor efetivo, e também leciono cursos livres de marketing digital e comunicação no Senac.
Investimento: Por R$ 120,00 à vista no boleto ou cartão de crédito

 

 

Maio

Marketing 4.0 Para Empreendedores
O curso apresenta uma visão teórica e prática das ferramentas do marketing tradicional e a evolução para o marketing 4.0. É dirigido para quem deseja iniciar um negócio próprio, empreender ou atuar em empresas e agências.
Mostra ainda conceitos do marketing digital e como a conectividade vem alterando o cenário das marcas e o comportamento do consumidor.

Local: FAPCOM
Data: Sábados: 09, 16, 23 e 30/05, das 9h às 12h

 

Prof. Marta Pongidor

– Profissional com mais de 25 anos de experiência na área de marketing, atuando em empresas de cosméticos, editora, consultoria, docência e palestras.
Mestre em Comunicação na Faculdade Cásper Líbero. Especialista em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Jornalista pela Faculdade Cásper Líbero. Publicitária pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP).
Investimento: Por R$ 120,00 à vista no boleto ou cartão de crédito

Gestão de processos integrados de comunicação em ONGs e projetos sociais
Curso livre para o desenvolvimento de habilidades específicas para a gestão de processos integrados de comunicação em ONGs e projetos sociais do Terceiro Setor. Serão abordadas as características específicas deste segmento de mercado; as lógicas de trabalho em rede; as estratégias de captação de recursos financeiros, materiais e humanos; as técnicas de construção de relacionamento e branding.

Local: FAPCOM
Data: Sábados: 09, 16, 23 e 30/05, das 9h às 12h

 

Prof. Camila Acosta Camargo

– Professora do curso de Relações Públicas no FIAM-FAAM Centro Universitário, mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e bacharel em Relações Públicas pela mesma instituição. Integra o Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho, é Ad hoc do Conselho Regional de Profissionais de Relações Públicas e atua profissionalmente com foco em comunicação para projetos sociais. É responsável pela comunicação da ONG Instituto Saúde e Sustentabilidade e é co-fundadora da consultoria Eixo Social. 
Investimento: Por R$ 120,00 à vista no boleto ou cartão de crédito

Assessoria de Comunicação Esportiva
Com o passar dos anos o profissional de assessoria de comunicação esportiva ganhou mais notoriedade juntos dos clubes e atletas dos mais diversos esportes. Dessa forma o curso busca apresentar ao profissional a rotina de um assessor de comunicação esportivo, métodos de trabalho e formas como se fazer presente no mercado. Por fim, aos ingressantes na área, inúmeras dicas de como fazer um plano de comunicação para encontrar clientes.

Local: FAPCOM
Data: Sábados: 09, 16, 23 e 30/05, das 9h às 12h

 

Prof. Carlos Cesar Domingos do Amaral

– Carlos do Amaral é Doutorando em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo. Jornalista pela Universidade de Uberaba / UNIUBE – MG, Especialista em Jornalista Esportivo e Negócios do Esporte pela FMU – SP, Mestre em Comunicação pela Universidade de São Caetano do Sul / USCS – SP. Atualmente é Pesquisador Acadêmico, Professor Universitário, Palestrante, Autor de seis Livros / Ebooks sobre Luta Livre. Produtor de conteúdo para o canal no YouTube TV ATITUDE e o B.A.N.E – Blog Atitudes no Esporte.
Investimento: Por R$ 120,00 à vista no boleto ou cartão de crédito

Recursos para criação: arte e mídia.
Criação: introdução ao problema. Relatos de criadores: artistas e comunicadores. Discussão a respeito do que envolve a criação em arte e comunicação social. Observação e discussão sobre estratégias de criação em arte e mídias.

Local: FAPCOM
Data: Sábados: 09, 16/05, das 9h às 13h

 

Prof. Luiza Rosa

– Luiza Rosa é graduada em Comunicação Social, pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2004-2007). Cursou especialização em Dança, na Universidade Católica Dom Bosco (2008-2010), e possui mestrado e doutorado em Comunicação e Semiótica, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) (2010-2018). Integrou, como pesquisadora, o Centro de Estudos em Dança, coordenado pela crítica de dança do jornal O Estado de São Paulo, Helena Katz (2010-2015), foi redatora da Enciclopédia de Dança, do instituto Itaú Cultural (2011-2012) e do sítio de notícias de dança contemporânea, idanca.net (2011-2013), e escreveu sobre dança para a Folha de São Paulo (2012). Em 2018, defendeu tese de doutorado, junto ao Programa de Estudos em Comunicação e Semiótica, a respeito do trabalho da coreógrafa Márcia Milhazes. Em 2019, ministrou o curso “O espetáculo da convivência no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – modo Dança”, junto ao Núcleo Paulus de Assistência Social.
Investimento: Por R$ 80,00 à vista no boleto ou cartão de crédito

Jornalismo Esportivo, Futebol e História: conteúdo e práticas para o mercado de trabalho.
A origem do futebol e do Jornalismo Esportivo no Brasil sob contexto cultural, político e econômico. A importância da formação contínua do jornalista esportivo. O trabalho do repórter e do assessor de imprensa esportivo na contemporaneidade, as dificuldades e as novas oportunidades de emprego. Estudo de casos dos clubes Juventus, Nacional e Portuguesa e de sites especializados em futebol.

Local: FAPCOM
Data: Sábados: 09, 16/05, das 9h às 13h

 

Prof. Leandro Massoni Ilhéu e Marcelo Cardoso

– Leandro Massoni: Graduado em Jornalismo pela Universidade Paulista (Unip), pós-graduado em Jornalismo Esportivo e Multimídias pela Universidade Anhembi Morumbi e técnico em locução pela Radioficina Escola de Rádio e Televisão. Trabalhou em redações de empresas de comunicação por oito anos onde exerceu as funções de pauteiro, editor, revisor, repórter e criador e gerenciador de conteúdos para plataformas web e redes sociais (Facebook e Twitter). Também atuou como assessor de imprensa. Produziu e apresentou programas radiofônicos com notícias e músicas ao vivo. É o criador do site “Jornalista em Campo” (www.jornalistaemcampo.com.br) que versa sobre Jornalismo Esportivo. É colunista do Portal Imprensa e autor do livro “Nacional – Nos Trilhos do Futebol Brasileiro” (Editora Casa Flutuante), sobre os 100 anos do Nacional Atlético Clube, de São Paulo /
– Marcelo Cardoso: Mestre e especialista em Comunicação e graduado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo. Professor dos cursos de graduação em Jornalismo e em Rádio e TV na FMU-FiamFaam e de pós-graduação lato sensu no curso de Jornalismo Esportivo Multimídia, da Universidade Anhembi-Morumbi, ambas do Grupo Laureate International Universities. Tem publicações que tratam sobre rádio, o radiojornalismo e o jornalismo esportivo, a destacar: “A medalha de ouro de Thiago Braz da Silva e o Olimpismo: um estudo da cobertura do Portal UOL nos Jogos Olímpicos de 2016” (Revista Olimpianos – Journal of Olympic Studies). Trabalhou como jornalista por 15 anos nos veículos de comunicação: O Estado de S. Paulo, Agência Estado, Rádios América, Bandeirantes, Capital e Eldorado. Trabalhou como freelance na cobertura dos Jogos Olímpicos, no Rio de Janeiro, em 2016, produzindo conteúdo para a Rádio USP
Investimento: Por R$ 80,00 à vista no boleto ou cartão de crédito

 

Junho

Ensaio de fotojornalismo e antropologia visual
A oficina de fotografia busca introduzir os alunos na elaboração de ensaio fotográfico e edição de imagens e a sua aplicação no fotojornalismo e nas ciências sociais. O curso apresenta como se dá a construção de um ensaio de fotografia, desde a sua concepção até a criação e execução; discussão sobre a relevância da fotografia: sua importância documental e suas características etnográficas.

Local: FAPCOM
Data: Sábados: 06 e 20/06, das 9h às 13h

 

Prof. Ed Viggiani

– Bacharel em sociologia pela Escola de Sociologia e Ciência Política de São Paulo e mestre em Ciências da Comunicação pela ECA USP. Trabalhou como fotógrafo na revista IstoÉ e nos jornais O Povo, Folha de S. Paulo.
Investimento: Por R$ 120,00 à vista no boleto ou cartão de crédito

Arte e Religião
Pensamento simbólico e mitológico. A origem da arte. Formas de expressar a arte. A formação das principais religiões e seus preceitos. Arte e religião como meio de compreender o mundo, dar sentido às próprias experiências e a si mesmo.

Local: FAPCOM
Data: Sábados: 06 e 20/06, das 9h às 13h

 

Prof. Gustavo Brocanello Regina

– Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2007). Trabalhei em um grupo de pesquisa do MIT, Massachusetts Institute of Technology (2006), cujos esforços culminaram em um livro escrito pelos alunos que continha seus projetos, publicado com apoio e participação da Prefeitura da Cidade de São Paulo.
Investimento: Por R$ 120,00 à vista no boleto ou cartão de crédito

Introdução ao Pensamento de Edith Stein
O presente curso irá apresentar de maneira sistemática e orgânica a vida e a produção intelectual da Edith Stein, sobretudo sua contribuição em relação à visão de pessoa humana e seu itinerário formativo para o que hoje chamamos de educação integral.

Local: FAPCOM
Data: Sábados: 06 e 20/06, das 9h às 13h

 

Prof. Magna Celi Mendes da Rocha

– Doutora e Mestre em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Desde a graduação, interessa-se e atua na Formação de Professores em uma perspectiva inclusiva e integral. Defendeu sua tese de doutorado (2014) com o título: O sentido de formação em Edith Stein: fundamentos para uma educação integral. Desde 2016 trabalha na Pastoral Universitária da PUC-SP. Participa da equipe de coordenação e é docente do Curso de Extensão em Ensino Religioso, promovido em parceria com a Faculdade de Teologia da PUC-SP e o Vicariato da Educação e Universidades da Arquidiocese de São Paulo.
Investimento: Por R$ 120,00 à vista no boleto ou cartão de crédito

A Vida Feliz: Dom dos Deuses e Realização Humana
A condição humana e a divina na mitologia grega. A felicidade e o daimon socrático. Felicidade e dor, felicidade e prazer, felicidade e morte na reflexão platônica, aristotélica e epicurea. Felicidade e desespero na análise de André Comte Spomville.

Local: FAPCOM
Data: Sábado: 06/06, das 9h às 13h

 

Prof. Giovanni Vella

– Doutorado em Filosofia pela PUC/SP (2019), Mestrado em Filosofia pela Faculdade São Bento (2013), graduação em Filosofia pela Universitá la Sapienza di Roma (IT). Jornalista profissional de 1996 a 2018 e professor de Filosofia Antiga na FAPCOM – Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação
Investimento: Por R$ 50,00 à vista no boleto ou cartão de crédito

 

 

Agosto

Introdução ao Novo Testamento
Apresentação da mensagem de Jesus Cristo contida nos 27 livros do Novo Testamento, a história das comunidades, os aspectos que determinaram a organização dos textos e a sua transmissão.

Local: FAPCOM
Data: Sábados: de 08/08 a 28/11

 

Prof. Dr. Domingos Zamagna e Prof. Dr. Mauro Negro

– Doutorado em Filosofia pela PUC/SP (2019), Mestrado em Filosofia pela Faculdade São Bento (2013), graduação em Filosofia pela Universitá la Sapienza di Roma (IT). Jornalista profissional de 1996 a 2018 e professor de Filosofia Antiga na FAPCOM – Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação
Investimento: Por R$ 200,00 à vista no boleto ou cartão de crédito

Introdução ao Antigo Testamento
Apresentação dos conteúdos fundamentais da Revelação contidos nos 46 Livros Sagrados que compõe o Antigo Testamento. Conhecer o processo histórico em que os textos foram redigidos e a sua transmissão.

Local: FAPCOM
Data: Sábados: de 08/08 a 28/11

 

Prof. Dr. Domingos Zamagna e Prof. Dr. Mauro Negro

– Doutorado em Filosofia pela PUC/SP (2019), Mestrado em Filosofia pela Faculdade São Bento (2013), graduação em Filosofia pela Universitá la Sapienza di Roma (IT). Jornalista profissional de 1996 a 2018 e professor de Filosofia Antiga na FAPCOM – Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação
Investimento: Por R$ 200,00 à vista no boleto ou cartão de crédito

Língua Portuguesa
 

Local: FAPCOM
Datas: 15/08 a 28/11 – Sábados das 9h às 10h40

17/08 a 13/11 – Segundas-feiras das 11h10 às 12h 


19/08 a 25/11 – Quartas-feiras das 18h às 18h50

Prof. Cláudio Fatigatti

– Professor de Língua e Literatura há 48 anos.
Investimento: Gratuito à vista no boleto ou cartão de crédito

As Oportunidades Profissionais para a Comunicação no Terceiro Setor

O Terceiro Setor (organizações da sociedade civil sem fins lucrativos) possui características específicas e diferentes das que encontramos no Primeiro Setor (o público/governamental) e no Segundo Setor (iniciativa privada) e tem na comunicação um de seus fatores mais importantes e críticos. O fato dessas organizações terem causas como objetivo e a própria razão de sua existência faz com que seja necessária a atuação de profissionais especializados e capacitados a enfrentar desafios que nem sempre encontram em outros tipos de trabalhos.

Local: FAPCOM
Data: Sábados: 18 e 25/08, das 9h às 13h

 

Prof. Reinaldo Canto

– É jornalista especializado em gestão de crise e relações institucionais com 39 anos de carreira formado pela Cásper Líbero e pós-graduado em Inteligência Empresarial e Gestão do Conhecimento pela UFRJ. Atuou em algumas das principais redações do país, principalmente em rádios e TVs (Globo, Record, Cultura, Jovem Pan e SBT). Foi diretor de comunicação do Greenpeace; coordenador de comunicação do Instituto Akatu e assessor de imprensa do Instituto Ethos. Cobriu importantes eventos internacionais como as Conferências do Clima COP 15 (em Copenhague/2009); COP 21 (em Paris/2015) e COP 22 (em Marrakesh/2016); além da Rio +20 (no Rio de Janeiro/2012) e do Fórum Mundial da Água (em Brasilia/2018). Foi também professor das faculdades Cásper Líbero e FAPPES – Faculdade Paulista de Pesquisa e Ensino Superior.
Investimento: Por R$ 80,00 à vista no boleto ou cartão de crédito

O Coração da Beleza: A Visão da Alma na Psicologia de James Hillman

Da psicologia do ego para uma psicologia da alma: os fundamentos teóricos da perspectiva teórica de James Hillman. A desconstrução da relação matadora entre sujeito e objeto para uma psicologia “ecológica” que recupera a função da imaginação. A alma no mundo e sua relação constitutiva com a beleza.

Local: FAPCOM
Data: Sábado: 18/08, das 9h às 13h

 

Prof. Giovanni Vella

– Doutorado em Filosofia pela PUC/SP (2019), Mestrado em Filosofia pela Faculdade São Bento (2013), graduação em Filosofia pela Universitá la Sapienza di Roma (IT). Jornalista profissional de 1996 a 2018 e professor de Filosofia Antiga na FAPCOM – Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação.
Investimento: Por R$ 50,00 à vista no boleto ou cartão de crédito

Curso de Planejamento Estratégico de Marketing de Conteúdo

Conhecer como funciona a estratégia que tem gerado resultados orgânicos reais para empresas no Brasil e no mundo! Não é à toa que 70% das organizações já investem em marketing de conteúdo atualmente, afinal, ele é útil para aumentar a autoridade e credibilidade das marcas, atrair novos clientes de maneira natural com conteúdo valioso, tornar o marketing mais eficiente, entre outros. Ou seja, as empresas precisam de profissionais de marketing de conteúdo, mas o mercado está cheio de pessoas que dizem entender do assunto quando, na verdade, não sabem o que estão fazendo. Conceituação de convergência e transmedia e suas especificidades. Branded content (advertainment & product placement). Plataformas de conteúdo – display, flashmob, games, poscasting, video, conteúdo para redes sociais. Integração de plataformas on e off line. Como desenvolver o Planejamento estratégico de Marketing de Conteúdo.

Local: FAPCOM
Data: Sábados: 15 e 22/08, das 9h às 13h

 

Prof. Laís Pardo Castilho

– Mestranda em Ciências da Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) desde 2018; Pós-Graduação Lato Sensu em Administração da Educação com ênfase em Docência do Ensino Superior pela FCE – Faculdade Campos Elíseos. Pós-Graduação Lato Sensu MBA Executivo em Gestão de Marketing pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE).Graduação em Comunicação Social – Habilitação em Publicidade, Propaganda e Marketing pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) (2005). De 2016 a 2019, docente na Faculdade Mundial (FM) e Faculdade Paulista de Comunicação (FPAC); nos Cursos de Publicidade e Propaganda; Rádio, TV e Internet; Marketing; Relações Públicas; Gestão Comercial; Gestão de Recursos Humanos. Nas disciplinas: Psicologia do Consumidor; Design e Criatividade; Apresentação de Campanha Publicitária; Redação Publicitária; Redação para Web; Criação Publicitária; Oficina de Roteiro; Fundamentos do Marketing; Planejamento de Mídia; Novas Tecnologias da Comunicação; Pré-Produção, Produção e Pós-Edição de Audiovisual; Oficina de TV, Produção para TV; Projeto Integrador; Metodologia de Pesquisa em Comunicação. Experiência de 16 anos de mercado atuando na Gestão/Coordenação de planejamento estratégico na área de Comunicação, Publicidade, Marketing; Criação e Design Gráfico/Digital; em agências de publicidade e comunicação, empresas e editoras.
Investimento: Por R$ 80,00 à vista no boleto ou cartão de crédito

Gestão de Conteúdo Digital

Introdução à comunicação online. Características do meio digital. Impactos da digitalização na comunicação: convergência tecnológica e de mídias. Novos modelos de comunicação digital: a Web 2.0 (colaborativa) e a Web 3.0 (semântica). Conceitos, práticas e perspectivas em comunicação online: ética na produção, sociedade em rede, ambiente participativo e credibilidade das informações.

Local: FAPCOM
Data: Sábados: 15 e 22/08, das 9h às 13h

 

Prof. Tatiana Cioni Couto

– Jornalista, mestre em Mídia e Cotidiano (UFF-PPFMC 2015) e doutoranda em Comunicação (UERJ-PPGCOM- 2019). Atuo como docente desde 2011 na Faculdade Pinheiro Guimarães – habilitação Jornalismo em diversas disciplinas.Meu doutorado é em Comunicação Social com o tema Maratona do Rio de Janeiro (Comunicação, Cidade e Consumo). Atualmente faço parte dos pesquisadores do Lacon (Laboratório de Comunicação, Cidade e Consumo) da UERJ. Meu mestrado foi sobre como as conversas nas redes sociais podem levar ao consumo, com pesquisa pelo Google (Google Sheets) e no acompanhamento de um fórum de discussão online. Em EAD , tenho ampla experiência em cursos livres, atuando com a ferramenta Moodle e hangouts . Ainda como docente, fui conteudista para Estácio de Sá na área de mídias sociais. Tenho pós-graduação em Marketing (2008), atuando também na área de docente de endomarketing, como gerenciamento de crise, assessoria de imprensa, mídia training e comunicação empresarial. Como jornalista, entre minhas experiências mais recentes, atua na Associação de Imprensa da Barra (AIB) como editora-chefe do site de notícias abrangendo Barra e Adjacências (2007-2013)e como gestora de conteúdo do Portal da Rádio Melodia FM (2001-2006). Fui proprietária e diretora da TC Empreendimentos Jornalísticos, empresa especializada em comunicação empresarial. Através da TC, foram criados revistas, jornais, blogs,newsletter, Facebook e Instagram para outras empresas. 
Investimento: Por R$ 80,00 à vista no boleto ou cartão de crédito

 

Setembro

Estratégias de marketing para E-commerce 
Conceitos e fundamentos de estratégias de marketing para E-commerces e lojas virtuais.

Local: FAPCOM
Data: Sábados: 12, 19 e 26/09, das 9h às 13h

 

Prof. Marcello Farias

– Profissional com mais de 7 anos de vivência generalista em marketing e comunicação, com experiência em marketing digital, inbound marketing e conteúdo, Relações Públicas (PR), mídias sociais, branding e posicionamento de marca, coordenação e criação de campanhas, CRM e réguas de relacionamento, marketing communications, branded content, relacionamento e coordenação de agência para ações on e offline, entre outras experiências. Além disso, atua como docente de marketing e comunicação no Centro Paula Souza, em ETECs, onde sou concursado como professor efetivo, e também leciono cursos livres de marketing digital e comunicação no Senac.
Investimento: Por R$ 120,00 à vista no boleto ou cartão de crédito

Oficina de Escrita Criativa
Estimula as habilidades relacionadas à redação de textos, por meio da reflexão crítica sobre a interpretação e a produção textual.

Local: FAPCOM
Data: Sábados: 19 e 26/09, das 9h às 13h

 

Prof. Fabiana Grieco Cabral de Mello Vetritt

– Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (2017). Área: Interfaces Sociais da Comunicação. Linha de Pesquisa: Comunicação e Educação. Mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007). Graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2004). Escritora de literatura infantil na Editora Jaguatirica (2019). Coordenadora do Bacharelado em Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Senac – Santo Amaro (2017 – 2019). Coordenadora da Pós-graduação em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais do Senac Lapa Scipião (2015 – 2019). Docente nos cursos de Pós-graduação em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais, em Gestão da Comunicação Integrada, em Planejamento Estratégico e Concepção de Branded Content e em Fotografia como Arte Contemporânea no Senac Lapa Scipião e no Bacharelado em Publicidade e Propaganda no Centro Universitário Senac – Santo Amaro (2014 – 2019). Monitora de Educação Profissional III no Senac Santana (2010 – 2014). Pesquisadora Associada do Observatório da Cultura Digital do Núcleo de Pesquisa para Novas Tecnologias de Comunicação Aplicadas à Educação – Escola do Futuro – USP. Pesquisadora filiada à Associação Brasileira dos Pesquisadores e Profissionais da Educomunicação – ABPEducom. Sócia da Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. Associada à Associação Brasileira de Educação a Distância – ABED.
Investimento: Por R$ 80,00 à vista no boleto ou cartão de crédito

Irineu leitor de Paulo
O curso é uma introdução à recepção da obra paulina por Irineu de Lyon, um dos mais importantes autores da Patrística. Trata-se de destacar filosoficamente nessa recepção dois aspectos, a saber, o da antropologia filosófica e o da filosofia da história, ambos relevantes tanto na época de sua escrita como atualmente em suas muitas repercussões nas mais diversas esferas da cultura.

Local: FAPCOM
Data: Sábado: 26/09, das 9h às 13h

 

Prof. Pedro Monticelli

– Bacharel, Mestre e Doutor em Filosofia pela PUC-SP. Bacharel em Direito pela USP. Professor da FAPCOM e da Faculdade de São Bento.
Investimento: Por R$ 60,00 à vista no boleto ou cartão de crédito

Curso Básico de Roteiro de Cinema – A Anatomia de uma História
O curso é dedicado a iniciantes, mas mesmo pessoas que já tenham uma vivência em dramaturgia também podem aprender coisas novas e reforçar as que já sabe, por nova perspectiva.

Local: FAPCOM
Data: Sábados: 19 e 26/09, das 9h às 13h

 

Prof. Romeu di Sessa

 
Investimento: Por R$ 80,00 à vista no boleto ou cartão de crédito

 

Outubro

O que esperar perante a morte? Os argumentos de Sócrates sobre o fim da vida 
Corpo e alma na visão grega do mundo. Vida da alma e contemplação do bem na proposta socrática. A esperança nos bens de Hades. As perguntas sobre a morte na reflexão radical e transversal do filósofo Vladimir Jankelevitch (1903 – 1985)

Local: FAPCOM
Data: Sábado: 10/10, das 9h às 13h

 

Prof. Giovanni Vella

– Doutorado em Filosofia pela PUC/SP (2019), Mestrado em Filosofia pela Faculdade São Bento (2013), graduação em Filosofia pela Universitá la Sapienza di Roma (IT). Jornalista profissional de 1996 a 2018 e professor de Filosofia Antiga na FAPCOM – Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação
Investimento: Por R$ 50,00 à vista no boleto ou cartão de crédito

Neuromarketing: Uma introdução ao inconsciente
Neuromarketing é uma nova tendência em comunicação, e em linhas gerais auxilia na compreensão de influências que afetam o consumidor, com base nos estudos em Neurociência aplicada.
A proposta deste curso é fazer uma Introdução ao Neuromarketing, trazendo informações relacionadas a Neurociência, Marketing e Psicologia, buscando compreender estímulos cerebrais que fazem com que a grande maioria de nossas decisões se tornem completamente inconscientes.

Local: FAPCOM
Data: Sábado: 10/10, das 9h às 12h

 

Prof. Jacqueline Alcantara Cunha

– Graduação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Presbiteriana Mackenzie /
2012
Mestrado em Business Administration with focus on Neuromarketing pela Florida
Christian University / 2015
Investimento: Por R$ 80,00 à vista no boleto ou cartão de crédito

Lettering para iniciantes
Capacitar os alunos participantes a produzirem conteúdos com lettering na área profissional e artística, estimulando o lado criativo e comunicativo com ferramentas de arte.

Local: FAPCOM
Data: Sábado: 10/10, das 9h às 13h

 

Prof. Beatriz Zamarian

– Curso online EXPERT com Karolina Stefanini (formação em OUT/2019)
Aulas particulares de lettering, artes em paredes, produtos personalizados em MDF, cadernetas, convites de casamento e cerimonial.
Investimento: Por R$ 80,00 à vista no boleto ou cartão de crédito

Conversa de publicitário: comunicação e consumo
O workshop utiliza a linguagem publicitária como orientadora na análise sobre as diferentes manifestações midiáticas direcionada para a promoção, a interação e o consumo contemporâneo. A publicidade emerge como importante catalizador de transformação e produto cultural privilegiado para refletir sobre o tempo presente. Neste sentido, entender os mecanismos do fazer publicitário atual nos ajuda a refletir sobre a responsabilidade da comunicação em promover o diálogo entre os diversos atores e do consumo como mobilizador de novas sociabilidades.

Local: FAPCOM
Data: Sábados: 10, 24 e 31/10, das 9h às 13h

 

Prof. Adriana Lima de Oliveira

– Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo pelo PPGCOM – ESPM |SP (2016), Especialização em Gestão da Comunicação, Educação e Cultura pela ECA – USP (2009) e graduação em publicidade e propaganda pela Universidade Anhembi Morumbi (2000). – Pesquisadora no GP – Comunicação, Cultura empreendedora e Consumo do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM | SP (desde 2017) e no GP Comunicação, Discurso e Biopolíticas do Consumo (desde 2014). – Professora das disciplinas de teoria da comunicação e comportamento do consumidor. 
Investimento: Por R$ 120,00 à vista no boleto ou cartão de crédito