Diretoria e coordenação | Professores

Corpo Docente

Vivian Javiera Castro Villarroel

Professora do curso de Fotografia da FAPCOM e da pós-graduação em Fotografia: Reflexões e Práticas Contemporâneas no Centro Universitário Belas Artes. Doutora em Meios e Processos Audiovisuais pela Universidade de São Paulo com período sanduíche (bolsa CNPq) na Universidade de Amsterdam. Possui mestrado pelo mesmo programa (bolsa OEA-GCUB) e graduação em Artes Plásticas com especialização em Fotografia pela Universidade do Chile. Realiza pesquisa teórica e prática nas intersecções entre fotografia, vídeo e escrita, procurando refletir sobre as complexidades das transformações do espaço urbano. É colaboradora do Grupo de Pesquisas Visuais e Urbanas da UNIFESP e membro da Red de Investigación sobre Documentales – ReDOC. Foi professora de Fotojornalismo na Universidade de São Paulo (bolsista PAE), de Fotografia e Arte na Universidad Católica del Uruguay (2010-2014) e de Comunicação Visual na Universidad de la República (2012-2013). Seu trabalho tem sido exposto em diversos museus, centros culturais e espaço público do Chile, Uruguai, Argentina e Brasil. Oficineira de fotografia e vídeo em projetos sociais financiados pela PNUD/ONU e Centro Cultural de España (Uruguai). Curadora, gestora e artista do projeto artístico Continuum: o corpo como território das praticas mediais (2010-2013). O seu primeiro vídeo “Rio desborde” realizado no âmbito do doutoramento estreou no 22º Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte e foi exibido nos festivais Visions du Réel Media Library, Alternative Film/Video e Oftálmica Cine, participou também no programa de vídeo da Bienalsur / Bienal Internacional de Arte Contemporáneo del Sur.