Informamos que devido a manutenção programada o acesso ao Portal do Aluno, Portal do Professor e Biblioteca ficará indisponível das 15:00 Hs do próximo Sábado (16/02) às 10:00 Hs de Domingo (17/02/19).
A seção de Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivos:
1. Publicar os trabalhos acadêmicos de excelência de cada curso de graduação da FAPCOM.
2. Favorecer que o aluno demonstre o domínio científico, conceitual, do referencial teórico e do método de pesquisa de sua área de formação.
3. Possibilitar que vivencie experiências de produção profissional específica do curso, exerça a argumentação, escrita e oral, a fim de dar cumprimento às exigências gerais de formação.
4. Desenvolver a prática investigativa orientada por princípios éticos.
Os trabalhos acadêmicos, publicados nessa seção, almejam contribuir para o desenvolvimento social, acadêmico e profissional das graduações na FAPCOM.
Resumo dos trabalhos:
Associação Milícia da Imaculada: o amor como ponte para renovação
Angela Maria de Morais, Gisele Domingos Rodrigues Correa, Luciana Helena Rodrigues e Marcelo Rodrigues
RESUMO
Projeto Experimental desenvolvido pelos alunos do último ano do curso de graduação em Relações Públicas da Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM) para a Associação Milícia da Imaculada, durante o ano de 2015. O trabalho que a agência experimental CoMM Comunicação criou, tem por objetivo desenvolver um plano de relações públicas para a Associação Milícia da Imaculada, organização religiosa que possui Sede Nacional em São Bernardo do Campo, trazendo renovação para a forma como a comunicação é trabalhada e criando vínculos de relacionamento profundos entre os diferentes públicos com os quais a organização tem contato e se relaciona.
Palavras-chave: Terceiro Setor; Comunicação; Relações Públicas; Projeto Experimental.
Esse estudo pretende mostrar que a filosofia medieval ainda é relevante para os dias atuais. Há, na contemporaneidade, uma mentalidade que considera a filosofia medieval irrelevante e que nomeia, pejorativamente, o período histórico médio como idade das trevas, mas Tomás de Aquino nos mostra o contrário. Busca-se uma análise da ontologia da alma a partir da filosofia tomista e identificação das potências da alma vegetativa, sensitiva e racional que são específicas de cada criatura. Deste modo, cada ente realiza operações de acordo com a alma que possui e as particularidades de suas potências. O homem é a única criatura material que possui natureza racional. A alma racional capacita ao homem possuir razão que significa que o homem é senhor dos seus atos. De acordo com Tomás, a operação do homem enquanto homem é fazer o ato da inteligência. Busca-se identificar como ocorre o processo de conhecimento intelectivo além do sensível, tendo como referência a teoria que Tomás fundou sobre a psicologia e a metafísica. A partir da alma racional e do modo de ser deste indivíduo, obtemos o conceito de pessoa oriundo do personalismo teológico e que influencia no personalismo humanista. Sem as bases teológicas não seria possível dizer sobre o personalismo humanista. Pessoa é um conceito que perpassa os tempos, pois os gregos o utilizaram de uma maneira e posteriormente passou a significar outra. Tomás aceita a definição boeciana que diz que pessoa é uma substância individual de natureza racional. O Doutor Angélico destaca que há dignidade em Deus, e Ele é pessoa num maior grau de perfeição, nisto atribui-se a dignidade à pessoa humana devido ao fato de ser o grau mais perfeito das coisas criadas. Jacques Maritain adotou o conceito de dignidade humana, estabelecido por Tomás e o utilizou de maneira que garante direitos e busca preservar a humanidade de eventos que possam ferir a dignidade da pessoa humana desde a Idade Média. Em suma, a filosofia medieval ainda é relevante e influencia a nossa contemporaneidade
Palavras – chave: Ontologia da Alma; Alma Racional; Animal Racional; Potências Intelectivas; Dignidade da Pessoa Humana
O problema da felicidade na filosofia trágica de Nietzsche
Gabriel Sanches Gonçalves
RESUMO
O tema levantado no desenvolvimento desta pesquisa é o problema da felicidade na figura do trágico. Nietzsche inicia a sua produção filosófica, denunciando a filosofia socrático-platônica, pois a mesma, a partir de Parmênides, excluiu a dimensão trágica da existência, o dionisíaco e a necessidade da arte para a afirmação do governo da razão e da compaixão, dando um passo significativo para a resignação. A mesma tentativa é a de também encontrar o cruzamento entre duas fases distintas do autor alemão: a juventude e a maturidade, o Nietzsche acadêmico e o aforístico, o Nietzsche influenciado por Wagner e Schopenhauer, e o Nietzsche que apresenta para a história da filosofia o seu Zaratustra. Através das respectivas fases, foram direcionados pontos específicos que apresentam o problema da felicidade, tendo como ponto principal o dionisíaco.
O corpo e a percepção através da ausência dos sentidos: um estudo sobre os indivíduos surdos
Renan Damaceno de Almeida Silva
RESUMO
Este trabalho tem como objetivo desenvolver uma reflexão sobre a percepção de um corpo com a ausência de um dos sentidos, no caso será feita uma investigação a partir do indivíduo surdo. Através da Fenomenologia da Percepção de Merleau-Ponty, vamos discutir os conceitos de sentido, percepção e corpo. Discorrendo brevemente sobre o corpo ao longo da história, apresentando sua concepção desde o passado até o presente, e a relação do corpo com a percepção. Em seguida abordaremos o corpo ausente de sentido, evocando a história dos indivíduos surdos e observando a pessoa em gesto. Faremos um paralelo entre o corpo e a percepção da surda Sueli Ramalho Segala, apresentando elementos de sua vida e buscando caminhar sobre a percepção de sua deficiência.
O tratado Sobre as Duas Naturezas de Boécio: aspectos filosóficos da contraposição às heresias de Êutiques e Nestório
Gabriel Anderson Barbosa
RESUMO
Este trabalho tem por objetivo retomar a discussão que o filósofo romano Boécio desenvolve no tratado Sobre as Duas Naturezas, obra que discute acerca do número de naturezas e pessoas em Cristo, fazendo uma contraposição às heresias de Êutiques e Nestório e defendendo a crença católica em relação ao tema. Êutiques e Nestório foram dois bispos orientais que produziram, respectivamente, as heresias do monofisismo e do nestorianismo. A primeira, defendida por Êutiques, afirma que Cristo possuiria apenas uma natureza e uma pessoa, enquanto a segunda confessa que ele seria formado por duas naturezas e duas pessoas. Ambas as doutrinas se opõem à fé católica, que crê que Cristo consiste em duas naturezas, uma humana e outra divina, mas que possui uma única pessoa. Ao se conceber o termo natureza e pessoa, segundo suas definições metafísicas, isto é, natureza como diferença específica que informa cada coisa e pessoa como substância individual de natureza racional, pode-se analisar devidamente o nestorianismo e o monofisismo e perceber o erro presente em tais heresias, por ser impossível que as naturezas humana e divina em Cristo tenham se misturado ou se dissolvido uma na outra, como também sua pessoa não poderia ser dupla, o que acarretaria, necessariamente, em dois Cristos. A doutrina católica, por sua vez, pode ser adequadamente compreendida, considerando os termos natureza e pessoa, segundo a definição metafísica feita por Boécio. Dessa forma, pode-se constatar a retidão da ortodoxia católica em detrimento do caráter errôneo das heresias nestoriana e monofisita. Essa defesa filosófica da ortodoxia, feita por Boécio, pode ser valiosa na nossa contemporaneidade, marcada pelo relativismo e pela disseminação de contra-valores.
A morte de Sócrates como uma nova maneira de pensar e viver na Grécia Antiga
Edson da Silva Pires
RESUMO
Por meio do diálogo platônico Fédon nos são apresentados os últimos momentos da vida de Sócrates. Sócrates foi, na cidade, um cidadão que buscou se empenhar no que se dizia respeito à mesma, mas por acusações feitas a ele, fora condenado à morte. Tamanha foi a convicção de Sócrates pelo que ele defendia que esta veio a se tornar motivo de sua condenação. Na prisão, ele passa seus últimos momentos relembrando todos os seus discursos a seus discípulos. Com isso, percebe-se que Sócrates buscou, nesse período, separar a alma do corpo, em função de se aproximar da sabedoria. Isso possibilitou a ele ser um exemplo de “bela vida”, por ter se dedicado a se preparar para morrer e, posteriormente, como derivada dessa “bela vida”, uma “bela morte”.
Palavras chave: Sócrates, Bela morte, Alma, Separação.
O desafio de tornar-se pessoa: o florescimento do humano em Martin Buber.
Leandro Pereira de Castro
RESUMO
Esta pesquisa, a partir dos estudos da filosofia existencialista, mais especificamente da obra Eu e Tu de Martin Buber, orienta-nos para o universo das relações inter-humanas e da relação com Deus. As urgências do humano e do seu processo relacional, no decorrer dos tempos, têm inaugurado pressas que tornam a fluidez do encontro, com a infinita alteridade do outro, cada vez mais abismal. Nesta perspectiva, duas atitudes significativas da palavra fundamental buberiana se apresentam distintamente como forma de soçobrar tal liquidez. Estas proporcionam ao ente seguir, ora pelas vias ontológicas, e outrora pelo viés cognoscitivo. Por conseguinte, estas atitudes configuram-se de modo a congregar o humano num universo intersubjetivo, inserido nas instâncias da presença autêntica, além de aquiescer à nostalgia reprimida do humano no homem e fustigar o seu desejo pelo novo mundo.
Palavras-chave: Martin Buber; Eu e Tu; Pessoa; Filosofia Personalista; Encontro.