Informamos que devido a manutenção programada o acesso ao Portal do Aluno, Portal do Professor e Biblioteca ficará indisponível das 15:00 Hs do próximo Sábado (16/02) às 10:00 Hs de Domingo (17/02/19).
A seção de iniciação científica tem como objetivos:
1. Publicar a produção discente, resultante dos trabalhos acadêmicos de iniciação científica da FAPCOM.
2. Despertar o discente para a atividade científica, por meio da vivência de investigação, conduzida pela reflexão e criatividade, visando a ampliação da sua formação.
3. Propiciar subsídios de metodologia científica, estimulando o desenvolvimento do pensamento crítico e científico, despertando os discentes para uma nova mentalidade em relação às atividades das práticas investigativas. Os trabalhos acadêmicos, publicados nessa seção, resultantes dos processos da iniciação cientifica na FAPCOM, objetivam contribuir para o desenvolvimento social e acadêmico das áreas de comunicação, filosofia e tecnologia.
Algoritmos: uma releitura da teoria do gatekeeper na era pós-massiva
Beatriz Camilo Vera - FAPCOM
Resumo Este artigo pretende apresentar os primeiros resultados de uma pesquisa cujo principal foco é uma comparação entre a filtragem e a restrição de acesso à informação realizada pelo processo de gatekeeping, estudada dentro do âmbito das teorias da comunicação de massa, e a filtragem e restrição de acesso à informação realizada por algoritmos, estudada dentro do âmbito das teorias sobre internet e comunicação na era das redes. O principal objetivo desse estudo é verificar a possibilidade de uma atualização científica da teoria do gatekeeper correlacionando-a a estudos e reflexões acerca de rastros digitais, profiling e a criação de filtros no ciberespaço.
Transexualidade e teoria Queer a partir da vontade de saber em Michel Foucault
Valter Paveloski Garcia - FAPCOM
RESUMO: O tema da sexualidade para Michel Foucault, 1975, está voltado a uma análise e definição do processo de construção da identidade sexual no modo como as ciências humanas a constituem. Ora, tendo em vista tal jornada, é que lançaremos mão do pensamento de Michel Foucault, do seu olhar filosófico e, sobretudo, crítico, sobre a constituição do discurso da sexualidade humana.
Tecnologia Líquida: uma análise do discurso de inovação da Apple a partir da perspectiva de obsolescência programada
Pedro Henrique Hidalgo Paslauski - FAPCOM
Resumo: Essa pesquisa tem como intuito compreender o fenômeno pós-moderno de ciclo vicioso de consumo e obsolescência de tecnologias. Utiliza-se a Apple como estudo de caso para entender o discurso de inovação ante seus anúncios de novos produtos, captando o iPhone, como objeto empírico, destacando as ferramentas de discurso utilizadas para alimentar o ciclo de consumo e descarte. O conceito de liquidez do sociólogo Zygmunt Bauman (2001) é utilizado como base analítica para alimentar o viés volátil da sociedade e seus produtos.
Imagens que nos devoram: A reconfiguração dos corpos consumidos por imagens
Laisa Sales - FAPCOM
Resumo: O artigo visa refletir sobre a possível substituição do corpo pela imagem a partir da análise do fenômeno das grávidas saradas, propagado pela mídia em 2015. Mulheres com barriga definida durante a gestação que divulgaram suas fotos no Instagram. Para tal estudo fez-se necessária a compreensão do conceito de Iconofagia, de Norval Baitello Júnior, pois este discorre sobre a imagem e caracteriza os tipos de devorações existentes e seu efeito sobre o corpo.
Cultura do LIKE: interpretação e percepção de conteúdos nas mídias sociais
Aline Macedo - FAPCOM
RESUMO “Cultura do like” analisa a interpretação e utilização do botão “curtir” do Facebook e as demais ferramentas de interação proporcionadas pelo ambiente digital desta rede social. Sob o estudo da cultura da imagem, semiótica e filosofia da linguagem, tem-se a compreensão dos significados, que vão além da metáfora do mundo real, atribuídos à ferramenta. As marcas, não podem ficar distantes dos avanços tecnológicos, assim, se utilizam cada vez mais dos meios das redes sociais digitais com o intuito de conquistar seu público-alvo e atingir os objetivos comunicacionais da organização. Após verificar a relação do receptor de conteúdos, expostos em publicações – seja entre usuários, páginas de comunidades de órgãos públicos ou empresariais – o artigo aborda que se podem desenvolver novas formas de interação e descobrir que nem sempre a mídia online é a melhor escolha. Só tendo conhecimento de como funciona a plataforma mencionada é que poderá se elaborar um planejamento estratégico comunicacional de acordo com a mentalidade do atual consumidor.
A midiatização da Igreja Cristã: a destruição da aura do templo
Maysa Siqueira - FAPCOM
RESUMO O artigo tem por objetivo discutir a destruição da aura do templo devido a midiatização da Igreja Cristã. Para isso, valemos da reflexão de Walter Benjamin (2012) sobre o conceito de aura que, apesar do contexto abordado se referir à obra de arte, podemos inseri-lo no âmbito do templo. Percorremos a visão antropológica e teológica de Mircea Eliade (1992), que situa o homem, o mundo e a relação com o divino, a partir da construção do templo. Por meio dos estudos de Magali Nascimento Cunha (2007), abordaremos a proliferação de igrejas protestantes, a mídia e mercado religioso cristão. A partir disso, analisaremos como ocorreu a destruição da aura do templo através da difusão da midiatização das igrejas cristãs, e o que isso resultou na vida do fiel e na sociedade do século XXI.
Templo; Sagrado; Igreja Cristã; Aura; Midiatização.