Publicidade e Marketing são carreiras muito relacionadas e por isso podem surgir diversas dúvidas de como será o dia a dia do profissional dessas áreas. É importante saber que ambas as carreiras trabalham com um objetivo comum: fazer a comunicação de uma marca e garantir que ela traga bons resultados, seja em awareness (conhecimento da marca) ou vendas.
O profissional de Marketing normalmente trabalha dentro da empresa/marca e conhece todas as demandas do negócio. Ele tem o perfil mais analítico e é responsável em desenvolver a estratégia de comunicação de acordo com o que a empresa/marca realmente necessita. Para isso, esse profissional conta com diversas ferramentas, como pesquisas de mercado e dados de vendas, e terá um papel muito importante em transformar essas informações em uma estratégia que dê resultado.
Já o publicitário trabalha dentro de agências de publicidade, na maioria das vezes. Na agência ele poderá assumir diversos cargos, entre eles: atendimento, planejamento, mídia, direção de arte e redação. Este profissional receberá a demanda de comunicação de uma empresa/marca e a transformará em uma campanha publicitária.
Ambos os profissionais costumam trabalhar juntos, sendo que o primeiro é o responsável por montar um briefing com tudo o que a empresa precisa comunicar e quais são os resultados esperados. Já os publicitários serão os responsáveis em apresentar um plano de comunicação que conseguirá ter esse retorno.
Na FAPCOM o aluno sai preparado para trabalhar em ambas as profissões. Ficou interessado no curso e quer conhecer um pouquinho mais? Visite: http://www.fapcom.edu.br/graduacao/publicidade-propaganda e aproveite para se inscrever no vestibular!