Se você entrou na Internet nas últimas duas semanas, você deve ter pelo menos ouvido falar da Ello, a nova rede social de sucesso que já possui milhares de usuários motivados pela ausência de anúncios. Nós, da FAPCOM fizemos uma pesquisa sobre o que todo mundo está dizendo e trouxemos alguns dados.
Em uma entrevista à revista americana de tecnologia Wired, o criador Paul Budnitz contou que sua motivação para criar o site foi um manifesto “anti-Facebook” e que a ideia inicial era para ser uma rede social somente para um grupo de 90 amigos. Alguns meses depois, ele conseguiu um investimento de cerca de R$ 1 milhão para crescer, tornando a novidade num fenômeno e, atualmente, segundo o criador, o Ello recebe cerca de 50 mil pedidos de convites por hora.
A ideia do Ello é misturar funcionalidades do Twitter e do Tumblr, como o Feed de Notícias cronológico, em que todas as pessoas têm acesso aos posts no momento em que são publicados e permitir GIFs artísticos. Além disso, a rede social traz a inovação de poder separar suas páginas seguidas em dois grupos bastante distintos: “Friends” (Amigos) e “Noise” (Barulho). Pessoas com quem você tem mais contato, amigos mais próximos ou marcas que teriam maior destaque ficam no grupo “Friends” e todo o resto pode ser separado no grupo “Noise”.
“As pessoas ficam me perguntando se nós estamos competindo com o Facebook (…) E eu na verdade acredito que o Facebook não é uma rede social (…). É uma plataforma de publicidade. Nós somos uma rede social. É o que fazemos. O Facebook está lá para anúncios”, declarou Budnitz à Wired.
No momento, o site está em fase de testes (período beta). A rede social deverá oferecer alguns dos novos recursos como uma forma de monetização. Segundo Budnitz, eles custarão em torno de US$ 1 (aproximadamente R$ 2) e US$ 2 (R$ 5) e serão oferecidos na mesma forma que uma loja de aplicativos.