Por Daniela Guimarães
O psicólogo americano Howard Gardner desenvolveu a teoria das inteligências múltiplas. Com base nessa teoria, Gardner ensina que o cérebro humano possui nove diferentes tipos de inteligência, e que a maioria das pessoas possui um ou dois tipos mais desenvolvidos do que os outros. Isso explica por que as pessoas têm habilidades diferentes, e dessa forma, é impossível medir o nível de inteligência das pessoas com base em suas habilidades.
Conheça os 9 tipos de inteligências propostos por Gardner e identifique qual é o seu:
Lógico-matemática
Facilidade para solucionar problemas matemáticos e habilidade no raciocínio dedutivo. Os cientistas possuem esse tipo de inteligência.
Linguística
Gosto pelas palavras e por sua exploração. Domínio da linguagem e dos idiomas. Predominante em jornalistas, poetas, escritores e linguistas.
Musical
Habilidade em compor e executar padrões musicais. Pode ser associada a inteligência linguística, espacial ou corporal-cinestésica. Presente em compositores, sonoplastas, maestros e músicos.
Espacial
Capacidade de compreender o mundo visual com precisão, transformando-o e modificando percepções. Por terem essas habilidades, publicitários, designers, fotógrafos, arquitetos e escultores conseguem recriar experiências visuais sem estímulos físicos.
Corporal-cinestésica
Maior habilidade em controlar e os movimentos do corpo. Característica predominante entre atores e aqueles que praticam a dança ou os esportes.
Intrapessoal
Capacidade de se conhecer e entender crenças e limites. Também relacionada com o autocontrole. É o mais raro tipo de inteligência.
Interpessoal
Habilidade de entender as intenções, motivações e desejos dos outros. É mais desenvolvida em profissionais de relações públicas, marketing, publicitários, políticos, religiosos e professores.
Naturalista
Sensibilidade em compreender a natureza, seus fenômenos e padrões. Facilidade no convívio com plantas e animais. É a característica dos biólogos.
Existencial
Capacidade de refletir e sobre questões existenciais. É a habilidade de líderes espirituais e de pensadores filosóficos.