As hashtags são uma das principais ferramentas de postagens nas mídias sociais. Elas representam palavras-chave, que classificam o assunto da postagem. Assim, quando as pessoas pesquisam algo na web, os resultados aparecem de acordo com essas palavras-chave, em postagens de blogs, sites, vídeos ou imagens.
O Twitter foi o pioneiro no uso das hashtags, com o objetivo de facilitar a localização de discussões, comentários e filtragem de conteúdo, permitindo que os usuários busquem assuntos pertinentes aos seus interesses. Anos depois, Pinterest, Tumblr e Google + também incorporaram a função aos seus feeds.
O Instagram (instagram.com) também aderiu ao uso das hashtags, o que tornou muito mais simples a busca por fotos em determinados locais ou eventos, além de permitir que as imagens postadas por usuários tivessem maior visibilidade. Recentemente, o Facebook também adotou a ferramenta para postagens públicas. Uma pesquisa realizada pela Edge Rank Checker revelou, depois de analisar 500 páginas, que posts realizados por marcas e com o uso de hashtags tiveram um rendimento menor que que posts sem elas.
Para ver o estudo na íntegra, acesse o link clicando aqui.