Nesta última semana de aulas, as turmas do 4º semestre de Relações Públicas da Fapcom apresentaram as ações de comunicação que realizaram para 7 diferentes organizações sociais. Essas ações são o resultado da 4ª edição do projeto Comunicação Solidária, que compõe o percurso formativo do curso de RP na Fapcom.
O Comunicação Solidária é desenvolvido ao longo do 3º e 4º semestres do curso. Na primeira etapa, as agências formadas pelos alunos e alunas adotam uma organização do chamado terceiro setor, elaboram seu diagnóstico de comunicação organizacional e apresentam um planejamento de ações para dar conta de alguns dos problemas encontrados. No segundo momento é a hora de colocar a mão na massa e tirar as ações do papel, preocupando-se não só em executá-las da melhor forma, como também medir e avaliar os resultados e aprendizados.
O objetivo é assessorar organizações que normalmente não teriam recursos para serem investidos em ações de relacionamento e comunicação, potencializando seu trabalho social.
Já para alunas e alunos é a oportunidade de projetar conceitos e teorias em situações práticas, explorando um ambiente de aprendizagem significativo, que estimula a ação e reflexão críticas, com a supervisão e orientação de professoras e professores do curso.
Mesmo com todas as dificuldades impostas pelo contexto pandêmico, diferentes ações voltadas para a comunicação interna, comunicação institucional e comunicação para mobilização de recursos foram implementadas de acordo com as necessidades e prioridades identificadas.
Parabéns para as turmas!
Texto de: Profº. Me. Fábio Munhoz