Você já imaginou se não houvesse imagem na publicidade? Imagine andar pelas ruas e não ver anúncios com aquele hambúrguer ou refrigerante pelos quais salivamos. Imagine acessar as redes sociais e não se deparar com a imagem daquela praia paradisíaca ou com aqueles óculos de sol descolado que queremos. Pois é, o poder de sedução e persuasão da publicidade sem as imagens seria outro, certamente menos potente e impactante.
Em nossa época, as imagens (também as publicitárias) estão em toda parte. Carregamos conosco uma pequena máquina receptora e também produtora de imagens: assistimos a filmes, nos informamos e consumimos publicidade. Pensar a imagem, portanto, sua construção e significados é uma necessidade com implicações além da estética, mas ética também. É compreender um mundo que nos cerca.
Cientes da responsabilidade que é a produção de imagens para a publicidade, na disciplina de fotografia publicitária do curso de Publicidade e Propaganda da Fapcom, os alunos do 2˚ semestre produzem trabalhos práticos fotográficos de diferentes gêneros, como gastronomia, still e moda. Desde a ideia inicial, passando pelo esboço de um rascunho da foto, direção de arte e a produção da fotografia em si, o objetivo é a entrega de uma peça publicitária fotográfica final. Para isso, empregam conhecimentos de diferentes áreas como criatividade, direção de arte, ética e, naturalmente, os conhecimentos técnicos de câmera e iluminação apreendidos na disciplina de fotografia.
Mais do que simplesmente produzir uma foto, a disciplina e a produção destes trabalhos têm como objetivo que os estudantes (re)pensem o papel das imagens (sobretudo da fotografia) na publicidade. A questão não é só entregar uma imagem para ilustrar algo, mas sim pensar, planejar, criar e produzir, tendo como horizonte a sedução da imagem publicitária, mas principalmente o compromisso ético que a nossa profissão de comunicadores sociais exige.