FAPCOM
  • Portal
  • Loja Virtual
  • FAPCOM
  • Paulinos
  • Paulus Social
Paulinos
  • Portal do Aluno
  • Espaço do Aluno
  • Biblioteca
  • Ex-alunos
  • Central do professor
  • Fale Conosco
MENU
  • Institucional
    • A FAPCOM
    • Diretoria e Corpo docente
    • Pastoral Universitária
    • Comunicadores do Futuro
    • Eventos
      • Eventos FAPCOM
      • Certificados
    • Locação de espaços na FAPCOM
    • Convênios com empresas
    • FAPCOM na sua Escola
    • Avaliação Institucional – CPA
    • Reconhecimentos
    • Catálogo Institucional
    • Infraestrutura e estúdios
    • Ouvidoria
    • Vídeo Institucional
    • CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes
    • Política de Privacidade
  • Vestibular
    • Inscreva-se
    • Bolsas ProUni
  • Graduação
    • Produção Audiovisual
    • Filosofia
    • Fotografia
    • Jornalismo
    • Rádio, TV e Internet
    • Relações Públicas
    • Produção Multimídia
    • Publicidade e Propaganda
    • Perguntas frequentes (FAQ)
  • Pós-graduação
    • Produção Editorial (Lato Sensu)
    • Mídias Digitais (Lato Sensu)
    • Gestão e Serviços do Sistema Único de Assistência Social (Lato Sensu)
  • Extensão
    • Blog
      • FAPCOM
      • Ação Social
      • Carreira
      • Comunicação
      • Cultura
      • Empreendedorismo
      • Entretenimento
      • Filosofia
      • Tecnologia
    • Cursos
    • Certificados
    • FAPCOM TV
    • Jornal FAPCOMUNICA
    • Eventos
    • Rádio FAPCOM
    • Coleção ComFiloTec (E-books)
    • Coleção Diálogos da Comuncação (E-books)
    • Revista COMFILOTEC
  • FAPCOM Digital
  • Revista PAULUS
Informamos que devido a manutenção programada o acesso ao Portal do Aluno, Portal do Professor e Biblioteca ficará indisponível das 15:00 Hs do próximo Sábado (16/02) às 10:00 Hs de Domingo (17/02/19).

Publicidade e jornalismo: sucesso ou fiasco?

18 de fevereiro de 2015
  • Blog
  • Comunicação

16983128_cEnBS

Jornalismo e publicidade são duas áreas que estão sempre buscando saber o máximo possível e tem como principal função informar o público. Porém, há momentos em que uma área tem de lidar com a outra, e essa relação aparentemente simples pode ser tanto um sucesso total quanto uma catástrofe monumental – ou pode até passar despercebida, como acontece em grande parte dos casos.

Um exemplo de esforço nulo acontece quando os jornais decidem ir atrás de agências de publicidade para fazerem uma campanha, mas como a maioria dos veículos quer economizar, negociam com as agências que acabam por abaixar os custos absurdamente, até fazendo combinados como “faça de graça para mim que depois eu abro espaços de anúncios para você”. Essa história geralmente acaba na mesma coisa: enquanto um lado finge que paga, o outro finge que trabalha.

Isso acontece bem como o esforço do jornal para promover sua imagem concentrando a publicidade no próprio veículo. Suas mensagens, então, só alcançam seus próprios leitores, fazendo o resultado da campanha ser praticamente nulo.

Por outro lado, uma mudança na linha editorial dos jornais é exemplo típico de fiasco. A agência contratada quer vender a ideia, geralmente transmitindo modernidade e renovação. A campanha, que nem sempre condiz com a mudança promovida, acaba sendo veiculada mesmo sem o consenso da Redação e só atrapalha os próximos passos do jornal.

Mas é claro que mesmo com todos esses espaços para cenários negativos, há parcerias que dão certo. O comercial da Folha de São Paulo sobre Hitler, por exemplo, é até hoje considerado o melhor anúncio de todos os tempos entre jornais.

Como supracitado, as duas áreas possuem como combustível a vontade de saber mais, por isso é normal que haja um conflito quando elas têm de atuar juntas. E quando essa atuação é feita de maneira “largada” e sem planejamento, tratada como se fosse “qualquer outro negócio”, o prejudicado sempre acaba sendo o produto – tanto dos jornais quanto das agências.

Por isso, é bom que na relação entre os dois lados haja o elemento mais essencial para que ambas realizem seus trabalhos: comunicação.

Voltar
Receba nossos conteúdos por e-mail
Twitter
Tweets de @fapcom
Instagram
Ver no Instagram
YouTube
Facebook
Institucional
  • A FAPCOM
  • Avaliação Institucional – CPA
  • Blog
  • Catálogo Institucional
  • Eventos
  • Reconhecimento do MEC
  • Vídeo Institucional
  • Ouvidoria
  • Perguntas frequentes (FAQ)
  • Política de Privacidade
Graduação
  • Produção Audiovisual
  • Filosofia
  • Fotografia
  • Jornalismo
  • Rádio, TV e Internet
  • Relações Públicas
  • Produção Multimídia
  • Publicidade e Propaganda
Vestibular
  • Agende uma Visita
  • Transferência
  • Segunda Graduação
Cursos de Extensão
  • Todos os Cursos
Mídia
  • FAPCOM TV
  • Rádio FAPCOM
  • Jornal FAPCOMUNICA
Pós-Graduação
  • Mídias Digitais
  • Produção Editorial
  • Gestão e Serviços do Sistema Único de Assistência Social (Lato Sensu)
Fale Conosco
  • Como chegar
  • Fale Conosco
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
  • Rua Major Maragliano, 191
    Vl. Mariana São Paulo/SP 04017-030

    [email protected]

    Atendimento ao aluno:
    (11) 2139 8500
    Processo Seletivo: 0800 709 8707

    Copyright © 2023 PIA SOCIEDADE DE SÃO PAULO - Todos os direitos reservados