FAPCOM
  • Portal
  • Loja Virtual
  • FAPCOM
  • Paulinos
  • Paulus Social
Paulinos
  • Portal do Aluno
  • Espaço do Aluno
  • Biblioteca
  • Ex-alunos
  • Central do professor
  • Fale Conosco
MENU
  • Institucional
    • A FAPCOM
    • Diretoria e Corpo docente
    • Pastoral Universitária
    • Comunicadores do Futuro
    • Eventos
      • Eventos FAPCOM
      • Certificados
    • Locação de espaços na FAPCOM
    • Convênios com empresas
    • FAPCOM na sua Escola
    • Avaliação Institucional – CPA
    • Reconhecimentos
    • Catálogo Institucional
    • Infraestrutura e estúdios
    • Ouvidoria
    • Vídeo Institucional
    • CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes
    • Política de Privacidade
  • Vestibular
    • Inscreva-se
    • Bolsas ProUni
  • Graduação
    • Produção Audiovisual
    • Filosofia
    • Fotografia
    • Jornalismo
    • Rádio, TV e Internet
    • Relações Públicas
    • Produção Multimídia
    • Publicidade e Propaganda
    • Perguntas frequentes (FAQ)
  • Pós-graduação
    • Produção Editorial (Lato Sensu)
    • Mídias Digitais (Lato Sensu)
    • Gestão e Serviços do Sistema Único de Assistência Social (Lato Sensu)
  • Extensão
    • Blog
      • FAPCOM
      • Ação Social
      • Carreira
      • Comunicação
      • Cultura
      • Empreendedorismo
      • Entretenimento
      • Filosofia
      • Tecnologia
    • Cursos
    • Certificados
    • FAPCOM TV
    • Jornal FAPCOMUNICA
    • Eventos
    • Rádio FAPCOM
    • Coleção ComFiloTec (E-books)
    • Coleção Diálogos da Comuncação (E-books)
    • Revista COMFILOTEC
  • FAPCOM Digital
  • Revista PAULUS
Informamos que devido a manutenção programada o acesso ao Portal do Aluno, Portal do Professor e Biblioteca ficará indisponível das 15:00 Hs do próximo Sábado (16/02) às 10:00 Hs de Domingo (17/02/19).

Projeto reflete sobre o uso do jornal (e outras tecnologias) no cotidiano escolar

20 de maio de 2015
  • Blog
  • FAPCOM

Por Gleice De Divitiis


Desde fevereiro deste ano, os alunos do terceiro semestre do Curso de Licenciatura em Filosofia (matutino e noturno) estão empenhados em mostrar que o jornal (em especial, os periódicos locais) pode ser um recurso didático significativo para a reflexão e a consolidação do processo de ensino-aprendizagem. Trata-se do projeto “Múltiplas Linguagens na Escola – FAPCOM”, que tem como intuito principal criar a chance de discutir acerca da utilização dos veículos de comunicação no cotidiano escolar.

100_0101

Em 2015, o projeto está vinculado à disciplina Práticas Pedagógicas III, ministrada pela Professora Ms. Gleice De Divitiis e é realizado em parceria com a Escola Estadual Major Arcy, localizada no bairro da Aclimação.

Às sextas-feiras, os alunos da Major Arcy (matriculados na disciplina eletiva Jornalismo e Mídia), sob a supervisão dos docentes Marisa B. Orifisi e Felippe Antonio B. Silva e dos estudantes da FAPCOM, refletem e criticam acerca do que é veiculado pelos meios de comunicação, produzem textos diversos e matérias jornalísticas relativas à escola e arredores que, posteriormente, são postados em um blog.

Clodoaldo Arruda, aluno da FAPCOM, salienta que “o projeto ‘Múltiplas Linguagens’ surge como uma oportunidade única para nós, da Licenciatura, de já estarmos em sala de aula dialogando, ao mesmo tempo, com professores mais experientes e com os alunos, possibilitando um micro laboratório prático de como planejarmos e ministrarmos aulas”. O também estudante da FAPCOM, Keller Reis Figueiredo, revela todo o seu entusiasmo em participar da iniciativa: “É uma experiência interessante, que demonstra a possibilidade e a capacidade de desenvolvimento de habilidades de um grupo de alunos, que iniciou as atividades partindo do zero, sem formação jornalística. Eu entendo como filósofo, que foi construída uma janela para o mundo. Há a possibilidade de ampliar as atividades, trabalhar os conteúdos que são postados no blog, criar mecanismos de reflexão de ideias, emitir opiniões com o objetivo de dar sentido ao período de aprendizagem e estudo vivenciado pelos alunos. É com motivação, alegria e otimismo que avalio o projeto ‘Múltiplas Linguagens’ em desenvolvimento. É uma forma de se construir a história de uma existência nesta vida. Deve continuar e ser ampliado”.

Os resultados iniciais do projeto “Múltiplas Linguagens na Escola – FAPCOM” podem ser visualizados no blog “Majorianos”.

100_0103

100_0104

 

 

Voltar

Posts Relacionados:

O Empreendedor Lucas Foster e a Economia Criativa
Mídias e a qualidade da comunicação no espaço público
Alunos de Comunicação da FAPCOM participam do Globo Universidade
Receba nossos conteúdos por e-mail
Twitter
Tweets de @fapcom
Instagram
Ver no Instagram
YouTube
Facebook
Institucional
  • A FAPCOM
  • Avaliação Institucional – CPA
  • Blog
  • Catálogo Institucional
  • Eventos
  • Reconhecimento do MEC
  • Vídeo Institucional
  • Ouvidoria
  • Perguntas frequentes (FAQ)
  • Política de Privacidade
Graduação
  • Produção Audiovisual
  • Filosofia
  • Fotografia
  • Jornalismo
  • Rádio, TV e Internet
  • Relações Públicas
  • Produção Multimídia
  • Publicidade e Propaganda
Vestibular
  • Agende uma Visita
  • Transferência
  • Segunda Graduação
Cursos de Extensão
  • Todos os Cursos
Mídia
  • FAPCOM TV
  • Rádio FAPCOM
  • Jornal FAPCOMUNICA
Pós-Graduação
  • Mídias Digitais
  • Produção Editorial
  • Gestão e Serviços do Sistema Único de Assistência Social (Lato Sensu)
Fale Conosco
  • Como chegar
  • Fale Conosco
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
  • Rua Major Maragliano, 191
    Vl. Mariana São Paulo/SP 04017-030

    [email protected]

    Atendimento ao aluno:
    (11) 2139 8500
    Processo Seletivo: 0800 709 8707

    Copyright © 2023 PIA SOCIEDADE DE SÃO PAULO - Todos os direitos reservados