Larissa Costa
No Brasil, existem mais de 13 milhões de analfabetos. Isso significa, entre outras coisas, que as histórias dessas pessoas, geralmente não são registradas e levadas a outras gerações.
Pensando nisso, a HP criou o projeto “Magic Words – o livro escrito por quem nunca escreveu”. Em parceria com a AlmapBBDO, foi desenvolvido um livro a partir da fala dos participantes. São 30 diferentes histórias que percorrem todo o Brasil, da Bahia, passando pela Amazônia e chegando a cidades como Rio de Janeiro e São Paulo.
Como funciona?
Ligada a um aplicativo de reconhecimento de voz, a impressora HP Ink Advantage Ultra imprime, em tempo real, o que é dito pelos participantes.
Além das histórias, os olhares de Gabriel Bianchini e José Cabaço, embaixador do Instagram, compõem o livro com belíssimas fotografias.
Os autores das histórias foram presenteados com o livro. Bibliotecas e centros culturais de suas cidades e vilarejos também foram agraciados com algumas edições. O livro digital está disponível, gratuitamente, no portal do projeto.
Além disso, foi criado um documentário sobre o Magic Words e as histórias envolvidas:
O que achou dessa iniciativa? Deixe sua opinião nos comentários.