Por Juliana Oliveira
Conhecido por ser um dos eventos mais aguardados por desenvolvedores, em maio de 2015 aconteceu o Google I/O em São Francisco. Entre as novidades no mercado, estão uma nova versão do Android e o Google Weave, que é uma linguagem universal que possibilita que objetos conectados conversem entre si.
Além disso, um projeto não muito comentado (ainda) é o Google Project Jacquard. Trata-se de um tecido conectado que pode ser utilizado para fabricar qualquer tipo de roupa inteligente, uma espécie de tecido touch.
Essa tecnologia possibilitaria, com apenas um deslizar de dedos sobre o tecido da calça, trocar de música, sem retirar o aparelho do bolso. Ou mesmo apagar a luz do seu quarto, fazendo o mesmo movimento no edredom.
Para ter uma ideia melhor de como é o projeto e seu desenvolvimento, assista esse vídeo:
Essa tecnologia também trará mudanças para o mundo fashion. Tanto que a marca Levi’s, em parceria com a Google já anunciou sua primeira remessa de jeans “touch”.
“Se você consegue colocar esse tipo de sensor em tecidos, você está automaticamente indo em uma direção diferente dos eletrônicos. Você está fazendo um dos materiais mais básicos do mundo ser interativo.”, diz o idealizador do projeto.
Vale salientar que, como todo projeto que envolva tecnologia, este pode conter falhas, principalmente no começo. E também demorar um tempo para que consiga desenvolver-se por completo, mas é uma ótima evolução para o setor têxtil.
Para conhecer mais sobre o projeto, visite o site.