Durante a palestra na II Mostra FAPCOM de Tecnologia, Rodolfo de Oliveira e Rodrigo Arnaut falaram sobre “O futuro das marcas na era Transmídia”.
Podemos definir Transmídia de forma clara e objetiva como a transmissão de uma mensagem ou história através de várias mídias. Significa que as diferentes mídias (os meios) irão transmitir diferentes conteúdos (as mensagens) para o público (o receptor), mas de forma que os diferentes meios se complementem.
As redes sociais são responsáveis por facilitar as ações transmídiaticas e atualmente o Brasil é um país que fica em 1º lugar de comentários de problemas nas redes sociais.
Henry Jenkins (MIT/EUA, 2003) disse: “uma história transmídia se desdobra através de múltiplas plataformas de mídia; cada qual com um novo texto, fazendo uma contribuição distinta e valiosa para o todo”.
As marcas devem de se tornar interessantes para que as pessoas queiram ouvir suas histórias. É necessário conteúdo envolvente, múltiplas plataformas utilizando o melhor de cada ferramenta, saber gerar interesse, conseguir visibilidade, permitir que novos conteúdos sejam produzidos em outras plataformas e alcançar resultados maiores e êxito de visualização.
Existem diferentes tipos de mídia:
No final da palestra foi dado um passo-a-passo de mapas de multiaudiência /multiplataforma que segue abaixo:
1- Storyworld/IP (Roteiro – Registro Biblioteca Nacional);
2- Personagens;
3- Audiência;
4- Plataforma de mídias;
5- Timeline;
6- Parceiros e pitching.