FAPCOM
  • Portal
  • Loja Virtual
  • FAPCOM
  • Paulinos
  • Paulus Social
Paulinos
  • Portal do Aluno
  • Espaço do Aluno
  • Biblioteca
  • Ex-alunos
  • Central do professor
  • Fale Conosco
MENU
  • Institucional
    • A FAPCOM
    • Diretoria e Corpo docente
    • Pastoral Universitária
    • Comunicadores do Futuro
    • Eventos
      • Eventos FAPCOM
      • Certificados
    • Locação de espaços na FAPCOM
    • Convênios com empresas
    • FAPCOM na sua Escola
    • Avaliação Institucional – CPA
    • Reconhecimentos
    • Catálogo Institucional
    • Infraestrutura e estúdios
    • Ouvidoria
    • Vídeo Institucional
    • CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes
    • Política de Privacidade
  • Vestibular
    • Inscreva-se
    • Bolsas ProUni
  • Graduação
    • Produção Audiovisual
    • Filosofia
    • Fotografia
    • Jornalismo
    • Rádio, TV e Internet
    • Relações Públicas
    • Produção Multimídia
    • Publicidade e Propaganda
    • Perguntas frequentes (FAQ)
  • Pós-graduação
    • Produção Editorial (Lato Sensu)
    • Mídias Digitais (Lato Sensu)
    • Gestão e Serviços do Sistema Único de Assistência Social (Lato Sensu)
  • Extensão
    • Blog
      • FAPCOM
      • Ação Social
      • Carreira
      • Comunicação
      • Cultura
      • Empreendedorismo
      • Entretenimento
      • Filosofia
      • Tecnologia
    • Cursos
    • Certificados
    • FAPCOM TV
    • Jornal FAPCOMUNICA
    • Eventos
    • Rádio FAPCOM
    • Coleção ComFiloTec (E-books)
    • Coleção Diálogos da Comuncação (E-books)
    • Revista COMFILOTEC
  • FAPCOM Digital
  • Revista PAULUS
Informamos que devido a manutenção programada o acesso ao Portal do Aluno, Portal do Professor e Biblioteca ficará indisponível das 15:00 Hs do próximo Sábado (16/02) às 10:00 Hs de Domingo (17/02/19).

O uso de “timing” nas redes sociais

10 de julho de 2014
  • Blog
  • Comunicação

suarez3 - fb

As marcas passaram a entender as redes sociais com mais profundidade quando passaram a adotar o timing certo para suas publicações. O “timing” é algo que surgiu com a geração que se alfabetizou na década de 1990, quando a internet começou a dar seus primeiros passos. Essa geração, sempre sobrecarregada de informações, aprendeu a filtrar informações de uma forma muito superficial, sempre dando preferência ao que é mais novo. Com o tempo, essa característica foi sendo adaptada nas redes sociais, dando forma aos “Trending Topics” no Twitter, por exemplo, que visa sempre mostrar o que é mais falado naquele momento específico.

Ao perceberem essa particularidade das redes sociais, as grandes empresas começaram a criar estratégias de comunicação nas redes, utilizando acontecimentos marcantes e recentes. Elas começaram a fazer brincadeiras leves e divertidas, para tentar engajar o máximo de pessoas possível e os resultados têm sido excelentes. O caso mais recente é o da mordida do atacante uruguaio Luís Suarez no zagueiro italiano Chiellini. Inúmeras marcas brincaram com o acontecimento para atrair pessoas para seus produtos e para conhecer mais sobre a marca. (Abaixo, você encontra algumas imagens de como a mordida repercutiu).

O “timing” é importante por “dar brecha” para mensagens serem propagadas mais facilmente, porém, é necessário levar algumas coisas em consideração antes de avaliar se sua marca deve ou não utilizar certos acontecimentos para a comunicação. Um exemplo de “timing” difícil de lidar foi o do beijo entre Niko e Felix na última novela das nove, da Rede Globo. Muitas marcas não citaram essa cena em suas redes sociais, por uma análise de seus públicos e poderia trazer mais problemas do que respostas positivas, caso a cena fosse citada.

O “timing” é muito bom, mas é necessário ser crítico em relação à sua comunicação, a mensagem a ser transmitida, e seu público, que receberá a mensagem. Levando isso em consideração, já foi provado que o resultado pode ser bastante positivo.

suarez1

“Suarez terá que usar isso pelo resto da Copa do Mundo”

suarez2

“Quando você pensava que era seguro jogar contra o Uruguai!”

suarez3

“Te satisfaz mais que italiano”

suarez4

“Mastigue um Trident. Não jogadores de futebol”

suarez5

“Oi Luis Suarez, se estiver com fome, venha dar uma mordida em um BigMac ;)”

suarez6

Voltar

Posts Relacionados:

Dicas para um Blog de Sucesso
Blog Versátil RP lança relatório sobre a profissão de Relações Públicas
Alunos da FAPCOM viram comentaristas esportivos
Como trabalhar a fidelização da forma correta
Receba nossos conteúdos por e-mail
Twitter
Tweets de @fapcom
Instagram
Ver no Instagram
YouTube
Facebook
Institucional
  • A FAPCOM
  • Avaliação Institucional – CPA
  • Blog
  • Catálogo Institucional
  • Eventos
  • Reconhecimento do MEC
  • Vídeo Institucional
  • Ouvidoria
  • Perguntas frequentes (FAQ)
  • Política de Privacidade
Graduação
  • Produção Audiovisual
  • Filosofia
  • Fotografia
  • Jornalismo
  • Rádio, TV e Internet
  • Relações Públicas
  • Produção Multimídia
  • Publicidade e Propaganda
Vestibular
  • Agende uma Visita
  • Transferência
  • Segunda Graduação
Cursos de Extensão
  • Todos os Cursos
Mídia
  • FAPCOM TV
  • Rádio FAPCOM
  • Jornal FAPCOMUNICA
Pós-Graduação
  • Mídias Digitais
  • Produção Editorial
  • Gestão e Serviços do Sistema Único de Assistência Social (Lato Sensu)
Fale Conosco
  • Como chegar
  • Fale Conosco
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
  • Rua Major Maragliano, 191
    Vl. Mariana São Paulo/SP 04017-030

    [email protected]

    Atendimento ao aluno:
    (11) 2139 8500
    Processo Seletivo: 0800 709 8707

    Copyright © 2023 PIA SOCIEDADE DE SÃO PAULO - Todos os direitos reservados