As pessoas costumam dizer que “não existe almoço grátis”, e isso é especialmente verdadeiro quando se trata de internet e mídias sociais. Você pode ter certeza que se você assinar o serviço gratuito, a empresa que o fornece obterá algo em troca.
O Twitter não é exceção. A inscrição no serviço é gratuita e você tem acesso imediato a milhares de tweets, mensagens de 140 caracteres ou menos, por dia. Você pode criar um calendário no site com base em seus próprios interesses pessoais para obter as notícias e informações que você deseja.
A rede ganha dinheiro com a venda de espaço de três formas principais: a primeira é o “Tweet Promovido”, que são regularmente comprados por empresas que desejam acessar seu público atual – e futuro também! Você vai vê-los no topo dos resultados de pesquisa relevantes, sua programação e páginas do perfil para a promoção. A segunda são “os clientes oficiais do Twitter”, empresas, marcas ou pessoas que pagam para o site sugerir sua página aos usuários, por meio da sessão “Pessoas para seguir”, e por último, empresas terceirizadas como o HootSuite.
Com mais de meio milhão de usuários, a rede social pode oferecer muito para os anunciantes, já que, atualmente, contamos também com o efeito das multi-telas, em que acontecimentos nos programas de TV, por exemplo, são comentados em tempo real no Twitter, o que dá às marcas um assunto para se relacionarem com seus clientes ou até mesmo possíveis clientes.