FAPCOM
  • Portal
  • Loja Virtual
  • FAPCOM
  • Paulinos
  • Paulus Social
Paulinos
  • Portal do Aluno
  • Espaço do Aluno
  • Biblioteca
  • Ex-alunos
  • Central do professor
  • Fale Conosco
MENU
  • Institucional
    • A FAPCOM
    • Diretoria e Corpo docente
    • Pastoral Universitária
    • Comunicadores do Futuro
    • Eventos
      • Eventos FAPCOM
      • Certificados
    • Locação de espaços na FAPCOM
    • Convênios com empresas
    • FAPCOM na sua Escola
    • Avaliação Institucional – CPA
    • Reconhecimentos
    • Catálogo Institucional
    • Infraestrutura e estúdios
    • Ouvidoria
    • Vídeo Institucional
    • CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes
    • Política de Privacidade
  • Vestibular
    • Inscreva-se
    • Bolsas ProUni
  • Graduação
    • Produção Audiovisual
    • Filosofia
    • Fotografia
    • Jornalismo
    • Rádio, TV e Internet
    • Relações Públicas
    • Produção Multimídia
    • Publicidade e Propaganda
    • Perguntas frequentes (FAQ)
  • Pós-graduação
    • Produção Editorial (Lato Sensu)
    • Mídias Digitais (Lato Sensu)
    • Gestão e Serviços do Sistema Único de Assistência Social (Lato Sensu)
  • Extensão
    • Blog
      • FAPCOM
      • Ação Social
      • Carreira
      • Comunicação
      • Cultura
      • Empreendedorismo
      • Entretenimento
      • Filosofia
      • Tecnologia
    • Cursos
    • Certificados
    • FAPCOM TV
    • Jornal FAPCOMUNICA
    • Eventos
    • Rádio FAPCOM
    • Coleção ComFiloTec (E-books)
    • Coleção Diálogos da Comuncação (E-books)
    • Revista COMFILOTEC
  • FAPCOM Digital
  • Revista PAULUS
Informamos que devido a manutenção programada o acesso ao Portal do Aluno, Portal do Professor e Biblioteca ficará indisponível das 15:00 Hs do próximo Sábado (16/02) às 10:00 Hs de Domingo (17/02/19).

O mercado para o profissional de Relações Públicas

11 de maio de 2015
  • Blog
  • Carreira

Por Mariana Polli


rp

A princípio, todos nós sofremos com a falta de valorização de nossa profissão, ou melhor, do reconhecimento e da importância das funções de relações públicas em cada organização. Sermos comparados com jornalistas, publicitários ou afins é um tanto comum e errado. Nós sabemos que cada área possui as suas particularidades, e com as Relações Públicas não é diferente. Como os nossos professores nos explicam, somos os únicos a estudar e a entender cada público.

Pensando no amanhã, buscamos a qualquer modo, estarmos inseridos no mercado de trabalho de acordo com as devidas atividades específicas para a área. Pois bem, isto significa trabalhar colocando em prática tudo o que nos foi dado durante a graduação e claro, receber um salário expressivo.

De acordo com uma pesquisa realizada entre maio e junho de 2014 pelo RP Samyr Paz, em que foram analisadas 420 respostas de estudantes e profissionais da área, pode-se concluir que mais de 45% da amostra corresponde a jovens, sendo as mulheres, com 78% a maioria em empresas privadas.

É interessante ressaltar que a média dos salários equivale entre uma e duas remunerações, sendo 35% dos profissionais. Já rendimentos maiores que dez salários mínimos equiparam-se a somente 3% dos capacitados, sabendo que o auge atinge-se, normalmente, após 15 anos de carreira. Sem contar que 80% não possuem registro no CONRERP e mais de 40% já pensaram em mudar de profissão por estes vários fatores.

De fato, a nossa área é nova. São apenas 100 anos disputando espaço com outras milhares no campo da comunicação. Persistir em algo que não tenha muito reconhecimento é difícil. Entretanto, provarmos a nossa existência por meio de fóruns, congressos, conferências e outros eventos são algumas opções para fortalecermos as Relações Públicas. E sem dúvidas, comprovar que só nós, por meio de ferramentas específicas, conseguimos captar, entender e interagir a importância e a singularidade de cada público.

Diante de tantas crises que estamos vivendo, destacar-se no mercado é ideal para que atinjamos nossos objetivos. Logo, fluência em mais de duas línguas estrangeiras, cursos característicos da área, e ainda desenvolver uma visão abrangente da profissão referente a conhecimentos administrativos, negócios e consumidor são o caminho para que possamos trilhar e consolidar a nossa imagem profissional.

Voltar
Receba nossos conteúdos por e-mail
Twitter
Tweets de @fapcom
Instagram
Ver no Instagram
YouTube
Facebook
Institucional
  • A FAPCOM
  • Avaliação Institucional – CPA
  • Blog
  • Catálogo Institucional
  • Eventos
  • Reconhecimento do MEC
  • Vídeo Institucional
  • Ouvidoria
  • Perguntas frequentes (FAQ)
  • Política de Privacidade
Graduação
  • Produção Audiovisual
  • Filosofia
  • Fotografia
  • Jornalismo
  • Rádio, TV e Internet
  • Relações Públicas
  • Produção Multimídia
  • Publicidade e Propaganda
Vestibular
  • Agende uma Visita
  • Transferência
  • Segunda Graduação
Cursos de Extensão
  • Todos os Cursos
Mídia
  • FAPCOM TV
  • Rádio FAPCOM
  • Jornal FAPCOMUNICA
Pós-Graduação
  • Mídias Digitais
  • Produção Editorial
  • Gestão e Serviços do Sistema Único de Assistência Social (Lato Sensu)
Fale Conosco
  • Como chegar
  • Fale Conosco
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
  • Rua Major Maragliano, 191
    Vl. Mariana São Paulo/SP 04017-030

    [email protected]

    Atendimento ao aluno:
    (11) 2139 8500
    Processo Seletivo: 0800 709 8707

    Copyright © 2023 PIA SOCIEDADE DE SÃO PAULO - Todos os direitos reservados