Beatriz Ferraz
O curta-metragem brasileiro “O Delírio É a Redenção dos Aflitos”, do diretor Fellipe Fernandes, foi selecionado para a mostra competitiva da Semana da Crítica do Festival de Cannes, considerado uma das mais prestigiosas competições internacionais do mundo do cinema, que acontece entre 11 e 22 de maio.
A produção brasileira é a única presença da América Latina na mostra e concorre ao lado de outros nove curtas-metragens.
Na competição de longas-metragens, a Semana da Crítica mantém a tradição de escolher apenas cineastas com poucos filmes no currículo. Para a sessão de encerramento, foram escolhidos três títulos diferentes, todos dirigidos por atrizes que passaram à direção. Confira a seleção completa:
Longas-metragens em competição
Album, de Mehmet Can Mertoglu (Turquia)
Diamond Island, de Davy Chou (Camboja/França)
Grave, de Julia Ducournau (França)
Mimosas, de Oliver Laxe (Espanha)
Shavua Ve Yom, de Asaph Polonsky (Israel)
Tramontane, de Vatche Boulghourjian (Líbano)
A Yellow Bird, de K. Rajagopal (Cingapura)
Curtas-metragens em competição
Arnie, de Rina B. Tsou (Taiwan/Filipinas)
Ascensão, de Pedro Peralta (Portugal)
Campo de Víboras, de Cristèle Alves Meira (Portugal)
O Delírio é a Redenção dos Aflitos, de Fellipe Fernandes (Brasil)
L’Enfance d’un Chef, de Antoine de Bary (França)
Limbo, de Konstantina Kotzamani (Grécia)
Oh What a Wonderful Feeling, de François Jaros (Canadá)
Prenjak, de Wregas Bhanuteja (Indonésia)
Le Soldat Vierge, de Erwan Le Duc (França)
Superbia, de Luca Tóth (Hungria)
Sessões especiais:
Victoria, de Justine Triet (França) – Filme de abertura
Bonne Figure, de Sandrine Kiberlain (França) – Filme de encerramento
En Moi, de Laetitia Casta (França) – Filme de encerramento
Kitty, de Chloe Sevigny (Estados Unidos) – Filme de encerramento
Los Pasos del Agua, de César Augusto Acevedo (Colômbia)
From the Diary of a Wedding Photographer, de Navad Lapid (Israel)
Happy Times Will Come Soon, de Alessandro Comodin (Itália)
Apnée, de Jean-Christophe Meurisse (França)