Jefferson Vidal
A nova campanha da Heineken desenvolvida pela Publicis Brasil, mostra 3 homens que são convidados para acompanhar a final da UEFA Champions League em um evento no Allianz Parque, em São Paulo, no dia 28 de maio. Mas, para que eles pudessem participar do evento, seria necessário convencer suas namoradas de que estavam sendo presenteadas com um fim de semana em um spa, para que pudessem curtir o evento de futebol sozinhos no estádio.
Lançada no último domingo, 5 de junho, a campanha causou grande mobilização nas redes sociais exatamente por inverter esse discurso preconceituoso de gêneros. A grande jogada está exatamente em seu início, em que se aparenta reforçar estereótipos de que apenas homens curtem futebol e as mulheres devem se preocupar com programas de saúde e bem-estar.
Para a surpresa dos jovens (e dos espectadores), que estavam acompanhando o evento no Allianz Parque e acreditando que suas namoradas estavam em um spa, um vídeo apresentado no telão do estádio reunia as moças agradecendo o presente, que na verdade eram ingressos para participar da final no estádio San Siro na cidade de Milão (Itália). A cena causou espanto nos rapazes e foi ilustrada com a frase “Já pensou que ela pode gostar de futebol tanto quanto você?”, trabalhando a quebra de estereótipos.
Entrevistado sobre a ação o diretor-executivo de criação da Publicis, Kevin Zung afirmou: “Apostamos em uma ideia que une a experiência real a uma grande história, com direito a uma virada inesperada. Tudo isso alinhado ao conceito global da marca: Open Your World, que inspira as pessoas a expandir suas fronteiras”. A ação foi dirigida e produzida pela Hungry Man.
Vale lembrar que em um país onde o melhor atleta futebolístico é uma mulher, esse tipo de estereótipo não cola mais, não é verdade?
Confira o vídeo da campanha da completa: