Existem inúmeras selfies sendo tiradas todos os dias. São fotos de pessoas sendo feitas por elas mesmas, uma moda antiga, mas sem um nome próprio até por volta de 2002 e sem destaque nenhum até 2012. Mas como as marcas têm usado isso a favor de seus produtos ou serviços?
O caso mais famoso de apropriação da selfie por uma marca é a “Selfie do Oscar”. A imagem foi uma ideia de Ellen DeGeneres, que foi orientada a tirar a foto com o novo Galaxy Note 3, um produto da empresa coreana Samsung, patrocinadora do evento. Segundo uma matéria do Globo Negócios, representantes da empresa ensinaram DeGeneres a usar o aparelho para prepará-la para esse momento. A ação obteve o resultado de ter sido o post mais retuítado na história do Twitter. Além da imagem, foram feitas ações com os famosos no momento em que chegavam ao “Tapete Vermelho” e vídeos comerciais nos intervalos do evento, mas nada tão marcante quanto o post na rede social.
Por outro lado, frequentemente encontramos exemplos ruins do uso dessa tendência, como em alguns casos vistos nesse Tumblr. O site possui poucas fotos divertidas, a maioria ultrapassa o bom senso.
Uma selfie é um retrato pessoal de si mesmo, que pode ser tirada pelos motivos mais simples, portanto, a lição que a grande maioria das marcas precisa aprender é que se o público concorda com o que elas fazem, ele vai se identificar. É uma oportunidade de humanizá-las e aproximar seus “fãs”.