O desenvolvimento das tecnologias de comunicação trouxe muitas coisas boas para a sociedade, mas também mudou o comportamento das gerações que nasceram mais próximas do meio digital. A realidade mobile desenvolveu uma nova cultura em valorizar imagens, além dos fatos.
Essa popularização dos aparelhos digitais criou uma nova forma de se relacionar com o conteúdo, que pode ser resumida em uma frase: o “Pics or Didn’t Happen” (Fotos ou não aconteceu). A frase, que já virou verbete no Urban Dictionary, nunca foi tão real. Se não existem imagens para dar suporte aos fatos, eles se tornam menos relevantes.
Essa discussão começou por conta do caso do jogador de futebol americano Ray Rice, de agressão contra sua mulher. O ponto é que já se tinha noção do fato, mas só quando apareceu um vídeo da agressão de Ray que as pessoas se movimentaram e uma suspenção foi dada ao atleta. Por quê? Porque a partir daquele momento existiam provas concretas da atitude de Rice, antes apenas especulada. Depois do caso, o jornal americano The Atlantic publicou uma matéria sobre o caso para fomentar o debate. A sociedade mudou sua forma de encarar fatos e o jornalismo também está mudando como consequência.