Informações sobre o curso

O profissional do jornalismo está entre os mais influentes do mercado profissional. Muito embora seja uma carreira dinâmica e bastante ampla, apenas quem cursa esta área da comunicação social conhece as particularidades e as técnicas específicas para transmitir informações de interesse público que se destaquem entre tantos conteúdos publicados dia a dia.

O curso de Jornalismo da FAPCOM tem como objetivo capacitar os alunos a atuar profissionalmente no mercado sempre de maneira ética, técnica, humanista, criativa, inovadora e responsável. A partir de conteúdos humanísticos e técnicos, o estudante de jornalismo, aberto à reflexão sobre as transformações tecnológicas, é preparado para produzir uma comunicação eficiente. Tal atuação deve ainda se pautar às especificidades e potencialidades dos diversos gêneros, mídias e segmentos nos quais a produção jornalística atualizada se faz presente, assim como à interdisciplinaridade e versatilidade, que as constantes transformações da sociedade e deste mercado exigem – ampliando sua inserção profissional em âmbito local, regional e nacional.

Na FAPCOM, por meio de atividades práticas, que envolvem os veículos impressos, eletrônicos e digitais, o aluno tem a oportunidade de aplicar o sólido conteúdo teórico adquirido em atividades que refletem a realidade do mundo atual.

Por que a FAPCOM?

A FAPCOM oferece excelente infraestrutura com salas de aula e recursos multimídia, laboratórios de informática, estúdio de rádio, estúdio de televisão, estúdios de fotografia, salas de pós-produção e um auditório disponível para apresentações artísticas e culturais, além dos eventos científicos.

Conta também com excelente corpo docente, com biblioteca especializada. Os estúdios e laboratórios são utilizados de maneira organizada, a partir de uma regulamentação específica, com a finalidade de aplicação prática do estudo sobre história, linguagem e criação com o desenvolvimento de atividades de produção, captação de imagens, elaborando projetos experimentais calcados na discussão sobre convergência e novos públicos, sem perder o caráter reflexivo e crítico.

Atenta às novas tecnologias, a FAPCOM busca renovar constantemente, investindo em diferentes plataformas e suportes, como a Internet e as plataformas móveis, formando profissionais responsáveis socialmente, éticos e reflexivos, com domínio de habilidades técnicas e conhecimentos culturais, históricos e teóricos de sua área de formação específica, o que permite uma atuação diferenciada no mercado profissional, com perfil inovador, crítico, ético e cidadão.

Oportunidade de carreira

• Agências de comunicação, de conteúdo e de mídia online;
  • Assessoria de imprensa e mídias sociais;
  • Comunicação corporativa, jornais e portais corporativos;
  • Editoras, jornais, revistas e portais;
  • Emissoras de rádio e de televisão;
  • Fotojornalismo;
  • Órgãos públicos, empresas privadas e terceiro setor;
  • Produtoras de audiovisual;
  • Redação de conteúdo para blogs e mídias sociais;
  • Reportagem, redação e edição nas diversas editorias de um jornal e de um portal.

Assista ao vídeo e saiba o que você vai aprender, quais funções pode exercer e onde você pode trabalhar.

Matriz curricular

Confira aqui a matriz curricular do curso.

Vestibular 2021/1

Faça a sua inscrição.