FAPCOM
  • Portal
  • Loja Virtual
  • FAPCOM
  • Paulinos
  • Paulus Social
Paulinos
  • Portal do Aluno
  • Espaço do Aluno
  • Biblioteca
  • Ex-alunos
  • Central do professor
  • Fale Conosco
MENU
  • Institucional
    • A FAPCOM
    • Diretoria e Corpo docente
    • Pastoral Universitária
    • Comunicadores do Futuro
    • Eventos
      • Eventos FAPCOM
      • Certificados
    • Locação de espaços na FAPCOM
    • Convênios com empresas
    • FAPCOM na sua Escola
    • Avaliação Institucional – CPA
    • Reconhecimentos
    • Catálogo Institucional
    • Infraestrutura e estúdios
    • Ouvidoria
    • Vídeo Institucional
    • CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes
    • Política de Privacidade
  • Vestibular
    • Inscreva-se
    • Bolsas ProUni
  • Graduação
    • Produção Audiovisual
    • Filosofia
    • Fotografia
    • Jornalismo
    • Rádio, TV e Internet
    • Relações Públicas
    • Produção Multimídia
    • Publicidade e Propaganda
    • Perguntas frequentes (FAQ)
  • Pós-graduação
    • Produção Editorial (Lato Sensu)
    • Mídias Digitais (Lato Sensu)
    • Gestão e Serviços do Sistema Único de Assistência Social (Lato Sensu)
  • Extensão
    • Blog
      • FAPCOM
      • Ação Social
      • Carreira
      • Comunicação
      • Cultura
      • Empreendedorismo
      • Entretenimento
      • Filosofia
      • Tecnologia
    • Cursos
    • Certificados
    • FAPCOM TV
    • Jornal FAPCOMUNICA
    • Eventos
    • Rádio FAPCOM
    • Coleção ComFiloTec (E-books)
    • Coleção Diálogos da Comuncação (E-books)
    • Revista COMFILOTEC
  • FAPCOM Digital
  • Revista PAULUS
Informamos que devido a manutenção programada o acesso ao Portal do Aluno, Portal do Professor e Biblioteca ficará indisponível das 15:00 Hs do próximo Sábado (16/02) às 10:00 Hs de Domingo (17/02/19).

Jornalismo e publicidade: existe liberdade para criação editorial na web?

2 de abril de 2015
  • Blog
  • FAPCOM

Sim! O assunto foi destaque de palestra na III Mostra de Tecnologia 2015 na FAPCOM


Por Fernanda Iarossi, professora da FAPCOM


daniel tozzi

Acessar na web uma reportagem, um texto de fôlego (como dissemos, às vezes, em sala de aula para incentivar os alunos a escreverem mais sobre um tema e a apurarem com profundidade um fato) parece não ser rentável ou atraente, afinal todo mundo acessa notícias rápidas e pílulas de informação no ambiente digital.

Porém, durante a palestra “Chegou a hora de trocar o clique pela atenção – a experiência do projeto UOL TAB na web e o papel da publicidade nas narrativas digitais”, com o jornalista Daniel Tozzi, a resposta para a questão do título parece ter uma saída mais otimista. O profissional faz parte da equipe multidisciplinar do projeto, que lança todas as segundas-feiras pelo portal, conteúdo multimídia, bancado pela publicidade.

De acordo com Tozzi, a ideia nasceu como uma parceria clara entre a publicidade e o jornalismo. Por isso, para definição de pauta e abordagem dos textos que compõem o UOL Tab há, segundo ele, liberdade de criação a fim de que o usuário navegue mais tempo pela página. “Normalmente, as pesquisas indicam que o internauta gasta 40 segundos numa notícia. A gente tem conseguido com que o nosso leitor fique, em média, quatro minutos”, aponta Tozzi, que reforça o foco do projeto que une as duas áreas da comunicação: reportagens inéditas, aprofundadas, que buscam novos pontos de vista e abordagem para trazer uma nova experiência em conteúdo em formatos criativo e interativo, para atingir o objetivo de prender a atenção do leitor, e não apenas gerar cliques.

Tem fórmula?
Temas como sustentabilidade, mobilidade, consumo, comportamento e tecnologia são abordados nas 22 edições do UOL Tab, que começou no final de 2014. A escolha da publicação ir ao ar todas as segundas-feiras não foi por acaso: este é o dia de maior audiência da home page do UOL. São mais de quatro milhões de internautas que visitam a página pelo computador e mais um milhão e meio de internautas que acessam a home via smartphone.

“Por enquanto, está dando certo. A ideia era produzir 16 edições e estamos na 22º. Tem experimentar, testar”, comenta Tozzi, ao reforçar a possibilidade de adaptações a partir da interação com o usuário, algo tão comum e corriqueiro via Internet.

O evento fez parte da III Mostra de Tecnologia da FAPCOM, que contou com oficinas e exposição de trabalhos dos alunos da instituição.

Voltar
Receba nossos conteúdos por e-mail
Twitter
Tweets de @fapcom
Instagram
Ver no Instagram
YouTube
Facebook
Institucional
  • A FAPCOM
  • Avaliação Institucional – CPA
  • Blog
  • Catálogo Institucional
  • Eventos
  • Reconhecimento do MEC
  • Vídeo Institucional
  • Ouvidoria
  • Perguntas frequentes (FAQ)
  • Política de Privacidade
Graduação
  • Produção Audiovisual
  • Filosofia
  • Fotografia
  • Jornalismo
  • Rádio, TV e Internet
  • Relações Públicas
  • Produção Multimídia
  • Publicidade e Propaganda
Vestibular
  • Agende uma Visita
  • Transferência
  • Segunda Graduação
Cursos de Extensão
  • Todos os Cursos
Mídia
  • FAPCOM TV
  • Rádio FAPCOM
  • Jornal FAPCOMUNICA
Pós-Graduação
  • Mídias Digitais
  • Produção Editorial
  • Gestão e Serviços do Sistema Único de Assistência Social (Lato Sensu)
Fale Conosco
  • Como chegar
  • Fale Conosco
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
  • Rua Major Maragliano, 191
    Vl. Mariana São Paulo/SP 04017-030

    [email protected]

    Atendimento ao aluno:
    (11) 2139 8500
    Processo Seletivo: 0800 709 8707

    Copyright © 2023 PIA SOCIEDADE DE SÃO PAULO - Todos os direitos reservados