FAPCOM
  • Portal
  • Loja Virtual
  • FAPCOM
  • Paulinos
  • Paulus Social
  • Portal do Aluno
  • Espaço do Aluno
  • Biblioteca
  • Ex-alunos
  • Central do professor
  • Fale Conosco
MENU
  • Institucional
    • A FAPCOM
    • Diretoria e Corpo docente
    • Pastoral Universitária
    • Comunicadores do Futuro
    • Eventos
      • Eventos FAPCOM
      • Certificados
    • Locação de espaços na FAPCOM
    • Convênios com empresas
    • FAPCOM na sua Escola
    • Avaliação Institucional – CPA
    • Reconhecimentos
    • Catálogo Institucional
    • Infraestrutura e estúdios
    • Ouvidoria
    • Vídeo Institucional
    • CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes
    • Política de Privacidade
  • Vestibular
    • Inscreva-se
    • Bolsas ProUni
  • Graduação
    • Produção Audiovisual
    • Filosofia
    • Fotografia
    • Jornalismo
    • Rádio, TV e Internet
    • Relações Públicas
    • Produção Multimídia
    • Publicidade e Propaganda
    • Perguntas frequentes (FAQ)
  • Pós-graduação
    • Produção Editorial (Lato Sensu)
    • Mídias Digitais (Lato Sensu)
    • Gestão e Serviços do Sistema Único de Assistência Social (Lato Sensu)
  • Extensão
    • Blog
      • FAPCOM
      • Ação Social
      • Carreira
      • Comunicação
      • Cultura
      • Empreendedorismo
      • Entretenimento
      • Filosofia
      • Tecnologia
    • Cursos
    • Certificados
    • Coleção E-books
    • FAPCOM TV
    • Jornal FAPCOMUNICA
    • Eventos
    • Rádio FAPCOM
    • Revista COMFILOTEC
  • FAPCOM Digital
  • Revista PAULUS
Informamos que devido a manutenção programada o acesso ao Portal do Aluno, Portal do Professor e Biblioteca ficará indisponível das 15:00 Hs do próximo Sábado (16/02) às 10:00 Hs de Domingo (17/02/19).

A imagem de culto

16 de setembro de 2015
  • Filosofia

Por Tamires Gomes Silva


Em sequência ao VIII Simpósio de Comunicação FAPCOM, no dia 19 de agosto, o Prof. Dr. Alberto Klein, com o tema “Imagens e contra imagens no ambiente de culto: tensões contemporâneas”, nos levou ao universo da imagem de culto, fazendo reflexões sobre a arte, comunicação e, principalmente, a teologia do qual o mesmo afirma ser a primeira área a dar atenção na imagem como culto. Tudo o que explanaremos aqui será sustentado por suas alegações durante a palestra.

DSC_0030

A imagem caracterizada como culto é um objeto caro, tanto à comunicação quanto à teologia – não podendo esquecer de considerar o ambiente no qual ela é inserida, responsável por mudar totalmente a forma como se faz e se vê a imagem.

Recentemente, começou a pipocar nos meios de comunicação uma série de episódios envolvendo imagens e sua relação com a religião. Em algumas religiões, imagens não são apenas imagens, elas são a própria coisa que representa. Temos, por exemplo, a diferença de significado de uma imagem de Maria para católicos e protestantes. Já no Islã, é proibido fazer o uso da imagem de Maomé.

Klein também mencionou o acontecimento com o jornal francês Charlie Hebdo, deixando ainda mais claro a importância da imagem nesse caso. Quando foi noticiado o ocorrido, em janeiro passado, muito se discutiu sobre a liberdade de expressão, sobre terrorismo e intolerância religiosa, porém, não se tratou o fato da ótica da imagem.

A discussão sobre o idólatra e o comportamento iconoclasta foi necessária para adentrar o saber da linha tênue que liga os dois. Na época em que surgiram os iconoclastas, eles não somente quebravam as imagens, mas as “torturavam”, quebrando-as de uma maneira específica. Quem agride uma imagem do divino não ataca só a imagem, mas sim o próprio divino. Na percepção de Klein, os dois são exatamente iguais, porém, de maneiras diferentes: “O idólatra tem o mesmo comportamento do iconoclasta, porém, um se concentra em adoração/veneração, já o outro com os mesmos sintomas, tem veneração por destruir essas imagens”, afirma.

Duas características: o mistério da presença e a epifania de um mistério. Quem agride uma imagem do divino não ataca só a imagem, mas sim o próprio divino. Santo Augustinho dizia que a eucaristia não era somente o pão e vinho, mas sim o sangue e corpo de Cristo. Portanto, esse caráter epifânico da imagem mostra um desejo e impulso do próprio sagrado se revelar ao homem. No ponto de vista do fiel, é o próprio Deus se manifestando. De certa forma, a imagem de culto não foi feita para ser exposta, ou massificada como a imagem midiática. O mistério dela era unicamente  a cultivação.

O sagrado, hoje, passou a ser vivenciado e experimentado não somente pelo corpo e as sensações compostas dele, mas também pelos meios de comunicação de massa e mídia eletrônica (referência a programas religiosos). O meio não significa apenas um canal, o meio é um ambiente que reconfigura não só o objeto. Da mesma forma, na relação entre as pessoas, o ambiente reconfigura o mundo.

Voltar
Receba nossos conteúdos por e-mail
Twitter
Tweets de @fapcom
Instagram
Ver no Instagram
YouTube
Facebook
Institucional
  • A FAPCOM
  • Avaliação Institucional – CPA
  • Blog
  • Catálogo Institucional
  • Eventos
  • Reconhecimento do MEC
  • Vídeo Institucional
  • Ouvidoria
  • Perguntas frequentes (FAQ)
  • Política de Privacidade
Graduação
  • Produção Audiovisual
  • Filosofia
  • Fotografia
  • Jornalismo
  • Rádio, TV e Internet
  • Relações Públicas
  • Produção Multimídia
  • Publicidade e Propaganda
Vestibular
  • Agende uma Visita
  • Transferência
  • Segunda Graduação
Cursos de Extensão
  • Todos os Cursos
Mídia
  • FAPCOM TV
  • Rádio FAPCOM
  • Jornal FAPCOMUNICA
Pós-Graduação
  • Mídias Digitais
  • Produção Editorial
  • Gestão e Serviços do Sistema Único de Assistência Social (Lato Sensu)
Fale Conosco
  • Como chegar
  • Fale Conosco
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
  • Rua Major Maragliano, 191
    Vl. Mariana São Paulo/SP 04017-030

    [email protected]

    Atendimento ao aluno:
    (11) 2139 8500
    Processo Seletivo: 0800 709 8707

    Copyright © 2023 PIA SOCIEDADE DE SÃO PAULO - Todos os direitos reservados