Evento aconteceu nos dias 4 e 5 de abril, na Vila Mariana (SP).
por Amanda Oliveira e Sthephanie Motta, alunas de jornalismo
Em parceria com a ABCiber, a FAPCOM foi sede para o II Encontro Regional Centro-Sul da ABCiber nos dias 4 e 5 de abril. O evento coincidiu com a data de comemoração do aniversário de Tiago Alberione, fundador dos Paulinos.
O objetivo do encontro do dia 4 foi trazer diálogos dos pesquisadores acerca de reflexões sobre comunicação e seus diversos aspectos, as articulações com a filosofia e os avanços tecnológicos da contemporaneidade. No início da conversa, Prof. Dr. Sebastião Squirra, Presidente da ABCiber, relembrou que a ABCiber surgiu “no meio de cientistas quando explode a comunicação digital nos anos 95”. De acordo com ele, os pesquisadores da instituição focada em estudos específicos de cibercultura e atividades científicas agora se preocupam com os cortes dos Ministérios na área da ciência.
Na mesa de conversa mediada pela Profa. Dra. Cilene Victor da Silva (FAPCOM), o Prof. Dr. Norval Baitello Jr. (PUC-SP) narrou uma história alemã abordando o conceito de ambientes venenosos para redefinir comunicações e mídia. Segundo ele, há ultimamente um crescimento do ódio na mídia, nas famílias, nas conversas. “Mídia é propriedade pública. Sendo pública, ela tem a obrigação de atender as vontades do público”, disse. Baitello encerrou suas palavras ao dizer que “em tempos venenosos, dizer meias palavras é omitir metade”.
Já Prof. Dr. Luís Mauro Sá Martino (Cásper Líbero) trouxe uma declaração mais animada e informal para refletir sobre o que, afinal, é comunicação. De acordo com ele, situações comunicacionais estão por toda parte e possuem tantas dimensões que, às vezes, podem passar despercebidas. Um de seus exemplos, que arrancou risadas da plateia, foi o processo comunicacional que uma moça com panfletos religiosos na rua teve ao pará-lo para perguntar o horário e, ao ouvir a resposta, devolver: “Não está na hora de aceitar Jesus?”. “Se a teoria da comunicação consegue nos desestabilizar, então ela já fez um enorme papel”, refletiu.
A convidada Profa. Dra. Lucrécia D’Alessio Ferrara (PUC-SP/ABCiber) também debateu sobre o que é, de fato, comunicável dentro da comunicação. “Isso nos leva a perceber realmente o que é comum entre o homem e todas as espécies vivas. Realmente o que é comum ao homem e todas as espécies vivas é exatamente a capacidade de comunicação. A capacidade de criar uma linguagem para se comunicar”, afirma.
Saiba mais sobre a ABCiber
Confira a programação de eventos da FAPCOM