FAPCOM
  • Portal
  • Loja Virtual
  • FAPCOM
  • Paulinos
  • Paulus Social
Paulinos
  • Portal do Aluno
  • Espaço do Aluno
  • Biblioteca
  • Ex-alunos
  • Central do professor
  • Fale Conosco
MENU
  • Institucional
    • A FAPCOM
    • Diretoria e Corpo docente
    • Pastoral Universitária
    • Comunicadores do Futuro
    • Eventos
      • Eventos FAPCOM
      • Certificados
    • Locação de espaços na FAPCOM
    • Convênios com empresas
    • FAPCOM na sua Escola
    • Avaliação Institucional – CPA
    • Reconhecimentos
    • Catálogo Institucional
    • Infraestrutura e estúdios
    • Ouvidoria
    • Vídeo Institucional
    • CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes
    • Política de Privacidade
  • Vestibular
    • Inscreva-se
    • Bolsas ProUni
  • Graduação
    • Produção Audiovisual
    • Filosofia
    • Fotografia
    • Jornalismo
    • Rádio, TV e Internet
    • Relações Públicas
    • Produção Multimídia
    • Publicidade e Propaganda
    • Perguntas frequentes (FAQ)
  • Pós-graduação
    • Produção Editorial (Lato Sensu)
    • Mídias Digitais (Lato Sensu)
    • Gestão e Serviços do Sistema Único de Assistência Social (Lato Sensu)
  • Extensão
    • Blog
      • FAPCOM
      • Ação Social
      • Carreira
      • Comunicação
      • Cultura
      • Empreendedorismo
      • Entretenimento
      • Filosofia
      • Tecnologia
    • Cursos
    • Certificados
    • FAPCOM TV
    • Jornal FAPCOMUNICA
    • Eventos
    • Rádio FAPCOM
    • Coleção ComFiloTec (E-books)
    • Coleção Diálogos da Comuncação (E-books)
    • Revista COMFILOTEC
  • FAPCOM Digital
  • Revista PAULUS
Informamos que devido a manutenção programada o acesso ao Portal do Aluno, Portal do Professor e Biblioteca ficará indisponível das 15:00 Hs do próximo Sábado (16/02) às 10:00 Hs de Domingo (17/02/19).

Conheça o Livro “Do armazém ao supermercado”

2 de junho de 2013
  • FAPCOM

Armazem-01

Livro escrito por professor da FAPCOM aborda mudanças na logística do mercado de bens de consumo e varejo

O Professor da FAPCOM, Daniel Paletta, em parceria com Sérgio Sanches Marin lança o livro digital “Do armazém ao supermercado”, com o objetivo de auxiliar estudantes e profissionais sobre as mudanças do mercado de bens de consumo e varejo. Veja a entrevista com os autores.

Quais reflexões o livro traz?

Despertar nos profissionais a capacidade de identificar tendências, busca a diferenciação e se posicionar frente às mudanças no varejo. Queremos dar a semente e estimular o leitor a buscar novos caminhos de interação do marketing e da comunicação com a tecnologia. Por isso, apresentamos no livro uma reflexão sobre o passado e projetamos oportunidades e tendências o setor no futuro. 

Qual o maior desafio de lançar um livro no formato digital?

Pertencemos a uma geração do papel e estamos buscando nos adaptar às novas tecnologias. O maior desafio foi a adequação de uma linguagem para o público jovem.

O livro é indicado para qual tipo de profissional?

O livro é bastante indicado para estudantes, profissionais da área de Marketing e também pode ser utilizado em cursos com foco no varejo na profissionalização do varejo.

Hoje, quais os desafios que os profissionais de marketing e comunicação enfrentam no varejo? 

O mercado de varejo e serviços é o segundo setor da economia e é o primeiro no investimento em Marketing e Comunicação. Vivemos o caminho de avanços tecnológicos com lojas cada vez mais informatizadas. A partir da Tecnologia RFID, que vai substituir o código de barras (EAN), é possível fazer uma compra sem precisar passar no caixa. Ao colocar o produto no carrinho e passar pela porta o valor da compra é encaminhado diretamente para o fechamento da conta e cobrança no cartão de crédito. O desafio vai ser humanizar e saber interagir com o consumidor e com as novas tecnologias. Acredita-se que a compra será um momento de diversão e entretenimento. A compra pode ser rápida, mas a experiência de compra tem de ser marcante e duradoura. Um dos cursos que mais cresce para tecnólogos é o Marketing e existe uma demanda grande no mercado de Varejo por estes profissionais. O livro pretende contribuir para suprir a demanda de profissionais que possuem o conhecimento prático, mas sentem a necessidade de fortalecer seu conhecimento teórico.

Na visão de vocês, quais habilidades o profissional de Marketing do Varejo precisa para crescer?

As principais habilidades dos profissionais de Marketing e Comunicação para o Varejo são entender de pessoas e estar antenado com a tecnologia para criar entretenimento e vínculo emocional do consumidor com as marcas.

Voltar
Receba nossos conteúdos por e-mail
Twitter
Tweets de @fapcom
Instagram
Ver no Instagram
YouTube
Facebook
Institucional
  • A FAPCOM
  • Avaliação Institucional – CPA
  • Blog
  • Catálogo Institucional
  • Eventos
  • Reconhecimento do MEC
  • Vídeo Institucional
  • Ouvidoria
  • Perguntas frequentes (FAQ)
  • Política de Privacidade
Graduação
  • Produção Audiovisual
  • Filosofia
  • Fotografia
  • Jornalismo
  • Rádio, TV e Internet
  • Relações Públicas
  • Produção Multimídia
  • Publicidade e Propaganda
Vestibular
  • Agende uma Visita
  • Transferência
  • Segunda Graduação
Cursos de Extensão
  • Todos os Cursos
Mídia
  • FAPCOM TV
  • Rádio FAPCOM
  • Jornal FAPCOMUNICA
Pós-Graduação
  • Mídias Digitais
  • Produção Editorial
  • Gestão e Serviços do Sistema Único de Assistência Social (Lato Sensu)
Fale Conosco
  • Como chegar
  • Fale Conosco
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
  • Rua Major Maragliano, 191
    Vl. Mariana São Paulo/SP 04017-030

    [email protected]

    Atendimento ao aluno:
    (11) 2139 8500
    Processo Seletivo: 0800 709 8707

    Copyright © 2023 PIA SOCIEDADE DE SÃO PAULO - Todos os direitos reservados