Larissa Costa
O Facebook – maior rede social do mundo – acaba de lançar uma nova plataforma de comunicação interna, o “Workplace”. O espaço virtual é exclusivo para conectar os colaboradores de empresas e ONGs.
Com interface similar à do Facebook, a novidade traz a possibilidade de conectar diversos setores de uma empresa para que trabalhem juntos, seja por chat, enquetes, brainstorms, videoconferência ou outros recursos. A ideia é funcionar como um e-mail corporativo, porém mais interativo. Não será necessário ter uma conta no Facebook, uma vez que o acesso é disponibilizado pela empresa que utilizar a nova rede.
O Workplace contará com tradução automática, dashboards (relatórios visuais de desempenho) e métricas. Uma das novidades mais atrativas é o Multi-Company Groups, por meio desse recurso empresas diferentes que têm colaboração mútua podem manter uma comunicação de forma mais prática, ágil e interessante.
Os testes com a nova rede social começaram há um ano e já trouxeram bons resultados. Hoje, mais de mil empresas a utilizam. Entre elas, a brasileira Mercado Livre. Em um comunicado, o Facebook disse que “com o Workplace é possível que uma transportadora, por exemplo, se comunique com seus entregadores usando o Live ou até mesmo bancos utilizem a plataforma para compartilhar atualizações com suas agências”.
O valor da plataforma varia de acordo com a quantidade de funcionários cadastrados. Para empresas com até mil colaboradores será cobrado US$ 3 (R$ 9,62) por cada usuário; US$ 2 (R$ 6,42) para empresas até 10 mil funcionários; e US$ 1 (R$ 3,21) para organizações com mais de 10 mil empregados. Os valores são apenas para usuários ativos. Os três primeiros meses são gratuitos.