O Marketing Esportivo é uma das ferramentas utilizadas para entrar em contato com clientes (atuais e futuros), colaboradores e a comunidade, tendo como base o esporte para o contato. A forma com a qual as pessoas se relacionam com a comunicação dentro desse contexto acontece muito mais apaixonada do que racional, o que se torna um diferencial em relação às demais ferramentas de comunicação.
Quando utilizado de maneira eficaz, o Marketing Esportivo agrega à marca ou à empresa alguns dos principais valores do esporte, como superação, trabalho em equipe e liderança, também inseridos ao sucesso na vida corporativa e às características de cada organização. Portanto, é comum ver empresas de tecnologia buscando associarem-se ao automobilismo e empresas de luxo a esportes como tênis e golfe, por exemplo.
Além de ser bastante emocional, essa ferramenta possui a vantagem de atingir o consumidor em um momento de relaxamento, por exemplo, durante o programa de TV e não nos intervalos. Dessa forma, as empresas fazem uso do Marketing Esportivo para serem percebidas não como anunciantes, mas como parceiras, que ajudam os campeonatos ou clubes patrocinados a ter sucesso e continuidade.