Com o crescimento constante do acesso à Internet no Brasil e ao aumento nos investimentos no setor do e-commerce, os serviços de entregas em casa têm aparecido cada vez mais, buscando facilitar a vida das pessoas. Em janeiro deste ano, foi criado em Goiânia um serviço de assinatura de frutas, de entrega a domicílio, levando a feira até o cliente.
O Frutas em Casa realiza entregas em forma de kits uma vez por semana, ou por unidades. Márcio Fleury, um dos três fundadores, diz que “as pessoas tendem a comprar frutas constantemente por serem produtos muito perecíveis, então o serviço se torna uma opção ainda mais prática para os consumidores”.
Um dos diferenciais do delivery saudável são as saladas de frutas, sendo que legumes e verduras já limpos e embalados, prontos para o consumo, também são vendidos. Grãos importantes na alimentação, como nozes, chia e amêndoas também podem ser incluídos. Os kits para compra são divididos pelo tamanho da encomenda: “Individual”, “Casal”, “Família” ou “Empresa”, e alguns possuem até mesmo sucos e cereais.
A logística do serviço é complexa, devido às barreiras de entrada no mercado. Já existem muitos compradores e revendedores de frutas, e o produto tem um limite de produção, por mais que seja fácil e rapidamente renovado nas prateleiras. Portanto, se alguém comprar as frutas de um lado, faltará do outro, encarecendo o valor do produto. Além da compra inicial das frutas para revenda, é necessário pensar em como serão entregues os produtos aos clientes. Frutas são frágeis e se não forem entregues em bom estado, podem trazer problemas. Esse trabalho requer bastante controle e comunicação interna na empresa.
A comunicação do serviço é simples, leve e engraçada, para engajar o máximo de pessoas possível. A empresa possui uma conta no Instagram (@frutasemcasa) e uma página no Facebook.
A compra é feita sempre online, nesse site, mas as entregas, até o presente momento, são feitas somente em Goiânia, embora já exista um estudo para a empresa expandir seu serviço a outros estados.