Ser um empreendedor é, acima de tudo, reconhecer uma necessidade e propor uma resolução de mercado. Para manter uma empresa em pé, hoje, no Brasil, o empreendedor precisa ter um ótimo jogo de cintura e ter uma habilidade de se adaptar às exigências e constantes mudanças no mercado.
Até mesmo grandes empreendedores de sucesso podem não ter um início tão bom, mas uma boa ideia e força de vontade podem sustentar um negócio. Antecipar-se, reconhecer erros e trabalhar para melhorá-los pode servir como uma bússola para manter-se no caminho certo.
Um dos fundamentos empreendedores é que ser líder de mercado ou “pioneiro” não garante sucesso de mercado. É possível que venham a surgir outras empresas com ideias similares, alterando pequenos detalhes em seu plano de negócios e transformando-se em grandes potências.
Outro ponto a se trabalhar é mensurar a vantagem competitiva. Para poder trabalhar de forma eficiente a Comunicação de seu projeto ou empresa, é preciso entender a motivação de compra de seu público e a vantagem competitiva de seus concorrentes. É preciso sempre cumprir com os deveres e estar atualizado dentro do mercado.
Para atingir o público, contudo, pode ser necessário realizar investimentos em mídia, visando a segmentação precisa do público para um número maior de conversão de vendas de seu produto ou serviço. O foco das vendas não deve ser único, ainda que importante, pois é ele que justifica o investimento do empreendedor.