O advento das novas mídias trouxe aos nossos tempos diferentes caminhos no desenvolvimento de novas plataformas, com finalidade de criar alternativas a partir dos dispositivos móveis. Assim, surgem novos aplicativos que buscam atender as necessidades e simplificar tarefas cotidianas.
Se por um lado a internet é a solução na busca dessas alternativas, ela também pode contribuir na concepção da plataforma. Assim, foram criados dois conceitos recentes, o crowdfunding e o crowdsourcing, que buscam contribuições de grupos de pessoas na web para que projetos sejam levados adiante.
O crowdfunding é um sistema de captação de recursos feito a partir de doações coletivas. Em sites, usuários publicam seus projetos inovadores, que ganham exposição e oportunidade de sair do papel. É estabelecida uma meta em dinheiro e o tempo a ser atingida. Se interessantes, os projetos recebem colaborações de pessoas e empresas, mas elas só são realmente efetivadas se o montante for atingido no período estipulado. Os sites mais conhecidos de crowfunding são o Kickstarter, o Ulule e o Catarse.
No crowdsourcing, a contribuição é em inteligência e conhecimento. A colaboração é estabelecida por meio de modelos na web que exigem a criação de conteúdos e soluções, desenvolvimento de novas tecnologias e fluxo de informação. O sistema operacional Linux, juntamente com o navegador Mozilla Firefox, foram criados por voluntários em todo o mundo, sendo exemplos de crowdsourcing bem-sucedido. No Brasil, há o aplicativo PiniOn, que obtém informações de consumidores sobre produtos (acompanhe, aqui, uma matéria sobre ele).
Conhece mais exemplos bem-sucedidos sobre crowdfunding ou crowdsourcing? Já teve experiências com algum deles? Compartilhe no Blog FAPCOM nos comentários.