“Ideias mirabolantes geram resultados”. É com esse pensamento que Alan James, idealizador da Biruta Ideias Mirabolantes criou o conceito de “mídias mirabolantes”, tornando a agência brasileira, uma das principais referências no país em comunicação BTL (que tem em vista resultados imediatos, com alcance de curto prazo para um rápido aumento de vendas ou visibilidade de uma empresa).
James nasceu no Rio de Janeiro, filho de mãe solteira e com dificuldades financeiras, não terminou o Ensino Médio, mas superou tudo isso e identificou a oportunidade de crescer e ter um futuro melhor. Alan cursou mecânica de aviões, trabalhou no conserto das aeronaves de pequeno porte e, anos mais tarde, foi contratado para trabalhar em uma agência de propaganda aérea (aviões que sobrevoam praias com faixas publicitárias).
Com coragem e apoio da família e dos amigos, Alan James despertou seu espírito empreendedor ao resgatar da falência a empresa que trabalhava, criando a Biruta. Participou de um programa de empreendedorismo do grupo Shell, e conquistou a chance de fazer parte de uma incubadora de negócios no bairro de Santa Teresa, no Rio de Janeiro. O espaço, no entanto, era um banheiro, mas Alan continuou no projeto e conheceu seus três sócios: Matheus, Rafael e Rômulo
Desde 2004, com o projeto montado na incubadora, a Biruta deixou de ser uma empresa de publicidade aérea e passou a ser uma agência de “mídias mirabolantes”, ou seja, por meio de ações inovadoras (como passeatas, flash mobs e projeções em espaços públicos) a agência chega ao consumidor em momentos inesperados, gastando pouco e gerando mídia espontânea para o cliente.
Atualmente, a Biruta atende grandes clientes e é considerada uma das mais criativas agências do Brasil. Com uma trajetória interessante, com a história de vida de Alan James, a empresa vislumbra novos horizontes e continua trabalhando com diferentes mídias para fugir do convencional. Qual o segredo para o sucesso da Biruta? Inovação e criatividade.
Quer saber mais? Assista o vídeo: