FAPCOM
  • Portal
  • Loja Virtual
  • FAPCOM
  • Paulinos
  • Paulus Social
Paulinos
  • Portal do Aluno
  • Espaço do Aluno
  • Biblioteca
  • Ex-alunos
  • Central do professor
  • Fale Conosco
MENU
  • Institucional
    • A FAPCOM
    • Diretoria e Corpo docente
    • Pastoral Universitária
    • Comunicadores do Futuro
    • Eventos
      • Eventos FAPCOM
      • Certificados
    • Locação de espaços na FAPCOM
    • Convênios com empresas
    • FAPCOM na sua Escola
    • Avaliação Institucional – CPA
    • Reconhecimentos
    • Catálogo Institucional
    • Infraestrutura e estúdios
    • Ouvidoria
    • Vídeo Institucional
    • CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes
    • Política de Privacidade
  • Vestibular
    • Inscreva-se
    • Bolsas ProUni
  • Graduação
    • Produção Audiovisual
    • Filosofia
    • Fotografia
    • Jornalismo
    • Rádio, TV e Internet
    • Relações Públicas
    • Produção Multimídia
    • Publicidade e Propaganda
    • Perguntas frequentes (FAQ)
  • Pós-graduação
    • Produção Editorial (Lato Sensu)
    • Mídias Digitais (Lato Sensu)
    • Gestão e Serviços do Sistema Único de Assistência Social (Lato Sensu)
  • Extensão
    • Blog
      • FAPCOM
      • Ação Social
      • Carreira
      • Comunicação
      • Cultura
      • Empreendedorismo
      • Entretenimento
      • Filosofia
      • Tecnologia
    • Cursos
    • Certificados
    • FAPCOM TV
    • Jornal FAPCOMUNICA
    • Eventos
    • Rádio FAPCOM
    • Coleção ComFiloTec (E-books)
    • Coleção Diálogos da Comuncação (E-books)
    • Revista COMFILOTEC
  • FAPCOM Digital
  • Revista PAULUS
Informamos que devido a manutenção programada o acesso ao Portal do Aluno, Portal do Professor e Biblioteca ficará indisponível das 15:00 Hs do próximo Sábado (16/02) às 10:00 Hs de Domingo (17/02/19).

Dupla de Criação: Você sabe o papel do redator e do diretor de arte?

2 de dezembro de 2014
  • Blog
  • Comunicação

02-12-blog

Você já ouviu o termo Dupla de Criação? Esse é o formato utilizado na maioria das agências de publicidade em que a área de Criação é formada por um profissional de Redação e um Diretor de Arte, que trabalham em conjunto para desenvolver o conceito da comunicação.  Para ambos profissionais, não basta ser apenas criativo. É preciso conhecer bem o seu cliente/marca para entregar uma campanha que atenda às necessidades de comunicação dele.

O redator é o responsável pela criação dos textos, que serão escritos para diferentes formatos, como a web, rádio, tv e impresso. Como cada veículo tem sua particularidade é preciso que o redator consiga adaptar a mensagem de maneira persuasiva e atrativa para os diferentes meios. Além disso, esse profissional precisa ser criativo, ter bom conhecimento da língua portuguesa, e mais do que isso, precisa ter um conhecimento apurado dos diferentes tipos de linguagem considerando públicos diferentes. Por exemplo, a linguagem de um produto para atletas de esportes radicais pode ser diferente de uma linguagem para atletas de academia.

Já o diretor de arte é responsável pela linguagem visual da campanha. Assim como o redator, este profissional precisa ser muito criativo, ter um vasto repertório, atualizar-se constantemente com todos os tipos de informações e, principalmente, conhecer bem a empresa e o produto. Assim, ele consegue desenvolver peças criativas que sejam atrativas, inteligentes, conceituais e persuasivas. É preciso também que esse profissional tenha conhecimento de programas gráficos, fotografia, multimídia e audiovisual, para que ele possa trabalhar em conjunto com os profissionais dessas áreas e tirar o melhor da produção artística deles.

É importante saber que a área de Criação também depende de outros profissionais, como o diretor de criação, que é responsável pela equipe criativa e que irá coordenar as campanhas e aprová-las antes de mostrar ao cliente; o profissional de revisão responsável em checar todo o texto para garantir que não tenha nenhum erro de português e o arte-finalista, responsável pela finalização das peças antes de serem enviadas para as produtoras de vídeo ou gráficas.

Se interessou nessas carreiras? Você consegue se preparar para ambas na FAPCOM. Aproveite e faça a sua inscrição no vestibular: http://www.fapcom.edu.br/vestibular/inscricoes

Voltar

Posts Relacionados:

Mais uma vez a Publicidade da FAPCOM marca presença com o Papa da Publicidade Moderna
Curso de Publicidade e Propaganda da FAPCOM visita DM9DDB e Ogilvy Brasil
Curso de Publicidade da FAPCOM faz “Zag” ao visitar a NeogamaBBH
Os diferentes tipos de agência de publicidade e suas funções
Receba nossos conteúdos por e-mail
Twitter
Tweets de @fapcom
Instagram
Ver no Instagram
YouTube
Facebook
Institucional
  • A FAPCOM
  • Avaliação Institucional – CPA
  • Blog
  • Catálogo Institucional
  • Eventos
  • Reconhecimento do MEC
  • Vídeo Institucional
  • Ouvidoria
  • Perguntas frequentes (FAQ)
  • Política de Privacidade
Graduação
  • Produção Audiovisual
  • Filosofia
  • Fotografia
  • Jornalismo
  • Rádio, TV e Internet
  • Relações Públicas
  • Produção Multimídia
  • Publicidade e Propaganda
Vestibular
  • Agende uma Visita
  • Transferência
  • Segunda Graduação
Cursos de Extensão
  • Todos os Cursos
Mídia
  • FAPCOM TV
  • Rádio FAPCOM
  • Jornal FAPCOMUNICA
Pós-Graduação
  • Mídias Digitais
  • Produção Editorial
  • Gestão e Serviços do Sistema Único de Assistência Social (Lato Sensu)
Fale Conosco
  • Como chegar
  • Fale Conosco
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
  • Rua Major Maragliano, 191
    Vl. Mariana São Paulo/SP 04017-030

    [email protected]

    Atendimento ao aluno:
    (11) 2139 8500
    Processo Seletivo: 0800 709 8707

    Copyright © 2023 PIA SOCIEDADE DE SÃO PAULO - Todos os direitos reservados