por Fernanda Budag
No dia 05 de abril os alunos do 8º semestre do curso de Publicidade e Propaganda da FAPCOM, a partir da proposta da disciplina de Ambientes e Experiências de Consumo, puderam observar e vivenciar diretamente as possibilidades ofertadas por um ambiente de consumo cultural: o Instituto Moreira Salles – IMS Paulista.
Localizado ao final da Avenida Paulista, esse centro cultural tem como proposta promover o acesso a um amplo acervo que é composto por materiais relacionados a música, literatura, iconografia e fotografia. A arquitetura do prédio, situado na citada avenida ícone da capital paulista, é uma experiência à parte: foi construído de uma forma que o visitante, para não ter uma entrada súbita do caos urbano para a quietude do Instituto, passa, antes, por um processo de “desintoxicação”, subindo uma das escadas rolantes mais extensas da cidade, até chegar no centro de convivência e, portanto, imergindo aos poucos no estado de espírito que o IMS pretende passar.
O edifício permite, em seu quinto andar, uma vista privilegiada para a Avenida Paulista; contando ainda com biblioteca, cine-teatro, salas de aula para cursos e galerias para exposições. Além de café e restaurante. Entre as exposições atualmente em cartaz, ambas as visitadas pelos alunos – “Câmera aberta” e a “São Paulo: três ensaios visuais” – permitem pensar sobre a identidade da cidade. O centro como um todo é um espaço que convida para a socialidade e inspiração artística. Vale a visita.
Serviço:
Disciplina: Ambientes e Experiências de Consumo
Curso: Publicidade e Propaganda – 8o semestre
Professora: Dra. Fernanda Elouise Budag
Coordenação: Prof. Ms. Vanderlei Postigo
Instituto Moreira Sales – IMS: Avenida Paulista, 2424
Site: ims.com.br