Conheça mais sobre a FLIP, que homenageará Graciliano Ramos em sua edição 2013.
A Festa Literária Internacional de Paraty, conhecida como FLIP, acontece anualmente e é um dos principais eventos literários da América do Sul. Idealizada pela editora inglesa Liz Calder, sua realização é de responsabilidade da organização Associação Casa Azul.
O festival apresenta discussões e oficinas literárias voltadas para crianças (Flipinha) e jovens (Flipzona). Na Oficina Literária deste ano, o tema tratado é o ensaio: gênero fronteiriço entre jornalismo e literatura. As aulas da oficina para os 15 participantes selecionados e divulgados no site do evento, acontecem entre os dias 4 e 6 de julho.
A cada edição um escritor é homenageado. Depois de nomes como Jorge Amado, Machado de Assis e Carlos Drummond de Andrade, a edição 2013 traz uma menção especial a Graciliano Ramos, romancista conhecido por obras como “São Bernardo” (Editora Arial, 1934) e “Vidas Secas” (Editora José Olympio, 1938).
A abertura da FLIP acontece no dia 03 de julho, quarta-feira, com a apresentação de Gilberto Gil, que também fez a primeira abertura do festival, há 10 anos.