Vik Muniz é um dos grandes artistas plásticos brasileiros atuais. Ele obteve destaque com a participação no documentário “Lixo Extraordinário”, que relata a vida de catadores de materiais recicláveis no aterro de Jardim Gramacho, em Duque de Caxias – RJ, e mostra o desenvolvimento de um projeto artístico de fotos dos moradores preenchidas com o lixo recolhido.
“Imagens de Revista 2” é uma série inspirada neste trabalho com os catadores de lixo. Nela, são utilizados recortes de revistas e papéis picados para reproduzir obras grandiosas, como “A Origem do Mundo”, de Gustav Coubert, “Mulher de Bicicleta”, de Willem de Kooning , e “Vaso de Flores”, do francês Claude Monet.
Formando uma espécie de mosaico, algumas das obras brincam com a ilusão de ótica. Figuras aleatórias, como rostos, desenhos, cores e letras são organizadas de forma que compõem as imagens com perfeição.
A mostra “Espelhos de Papel” traz todo o trabalho que foi concebido em dois anos e retomou uma série feita pelo artista no ano de 2003, quando utilizou confetes com matéria-prima. São 11 obras expostas na Galeria Nara Noesler até o dia 11 de maio.
“Espelhos de Papel”
Local: Galeria Nara Noesler – Avenida Europa, 665, São Paulo/SP
Quando: 02/04 a 11/05
Contato: (11) 3063-2344 – http://www.nararoesler.com.br/
Funcionamento: de segunda à sexta das 10h às 19h e aos sábados das 11h às 15h
Entrada franca.