O profissional que deseja trabalhar no ramo televisivo tem à disposição uma boa variedade de livros que contam histórias e apresentam experiências para quem busca trabalhar na telinha, seja na produção, edição, criação de conteúdo e outras atividades. O Blog FAPCOM selecionou alguns títulos com estas propostas. .
1984, George Orwell: o livro, publicado originalmente em 1949, é um dos grandes clássicos relacionados ao tema da televisão. Ele aborda questões como a quebra da privacidade, contando a história do “Big Brother”.Conforme a narrativa, há televisores espalhados em lugares públicos e lares (as teletelas), que monitoram e espionam a população, colhendo informações privadas e interferindo diretamente na vida da sociedade.
O Livro do Boni: a obra conta a história de um dos grandes nomes da televisão brasileira, José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, que trabalhou na publicidade, no rádio e na televisão, somando 60 anos de atividade no ramo de Comunicação. São retratadas diversas situações de sua carreira, como algumas de suas atuações com grandes nomes, desde o lançamento da televisão no Brasil na década de 1950.
O Texto na TV – Manual de Telejornalismo: a obra, de 1999, foi escrita porVera Íris Paternostro, jornalista do Globo News. Ela traz conceitos e dadossobre o jornalismo na televisão, mencionando a importânciae a rapidez da informação em todo mundo e ensinando, ao profissional, técnicas adequadas no começo da carreira.
Manual de Produção de Televisão: buscando destacar-se das produções muito técnicas e superficiais, o livro traz normas técnicas e artísticas deprodução em Televisão com abordagem no mundo inteiro, valendo-se de uma linguagem clara, didática e familiar aos profissionais, salientando situações reais do cotidiano profissional.
O Circo Eletrônico – Fazendo TV no Brasil, Daniel Filho: o livro traz curiosidades do mundo da televisão, relacionadas principalmente a bastidores de programas – sobretudo de entretenimento –, apresentando histórias que vão desde o período em que os recursos técnicos para a produção televisiva eram escassos até a nova era das tecnologias.
Social TV, Mike Proulx: esta é a primeira obra que aborda o tema sobre o poder da segunda tela frente à televisão, caracterizada por notebooks, tablets e pelas plataformas mobile. Ressalta mudanças no comportamento do telespectador e destaca a tendência que os profissionais da televisão têm de se antecipar às novas mídias, visando melhores resultados, qualidade e audiência para suas produções.
Conhece outros títulos pertinentes aos estudantes e profissionais do ramo televisivo? Deixe o seu comentário.
Conheça a graduação de Rádio, TV e Internet da FAPCOM, melhor curso da cidade de São Paulo(MEC-2011), e faça sua inscrição para o Vestibular 2014. Acesse o link: http://www.fapcom.edu.br/graduacao/radio-tv-internet