FAPCOM
  • Portal
  • Loja Virtual
  • FAPCOM
  • Paulinos
  • Paulus Social
Paulinos
  • Portal do Aluno
  • Espaço do Aluno
  • Biblioteca
  • Ex-alunos
  • Central do professor
  • Fale Conosco
MENU
  • Institucional
    • A FAPCOM
    • Diretoria e Corpo docente
    • Pastoral Universitária
    • Comunicadores do Futuro
    • Eventos
      • Eventos FAPCOM
      • Certificados
    • Locação de espaços na FAPCOM
    • Convênios com empresas
    • FAPCOM na sua Escola
    • Avaliação Institucional – CPA
    • Reconhecimentos
    • Catálogo Institucional
    • Infraestrutura e estúdios
    • Ouvidoria
    • Vídeo Institucional
    • CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes
    • Política de Privacidade
  • Vestibular
    • Inscreva-se
    • Bolsas ProUni
  • Graduação
    • Produção Audiovisual
    • Filosofia
    • Fotografia
    • Jornalismo
    • Rádio, TV e Internet
    • Relações Públicas
    • Produção Multimídia
    • Publicidade e Propaganda
    • Perguntas frequentes (FAQ)
  • Pós-graduação
    • Produção Editorial (Lato Sensu)
    • Mídias Digitais (Lato Sensu)
    • Gestão e Serviços do Sistema Único de Assistência Social (Lato Sensu)
  • Extensão
    • Blog
      • FAPCOM
      • Ação Social
      • Carreira
      • Comunicação
      • Cultura
      • Empreendedorismo
      • Entretenimento
      • Filosofia
      • Tecnologia
    • Cursos
    • Certificados
    • FAPCOM TV
    • Jornal FAPCOMUNICA
    • Eventos
    • Rádio FAPCOM
    • Coleção ComFiloTec (E-books)
    • Coleção Diálogos da Comuncação (E-books)
    • Revista COMFILOTEC
  • FAPCOM Digital
  • Revista PAULUS
Informamos que devido a manutenção programada o acesso ao Portal do Aluno, Portal do Professor e Biblioteca ficará indisponível das 15:00 Hs do próximo Sábado (16/02) às 10:00 Hs de Domingo (17/02/19).

Dicas de livros para quem deseja trabalhar na televisão

19 de novembro de 2013
  • Cultura

TVRETRO-01

O profissional que deseja trabalhar no ramo televisivo tem à disposição uma boa variedade de livros que contam histórias e apresentam experiências para quem busca trabalhar na telinha, seja na produção, edição, criação de conteúdo e outras atividades. O Blog FAPCOM selecionou alguns títulos com estas propostas. .

1984, George Orwell: o livro, publicado originalmente em 1949, é um dos grandes clássicos relacionados ao tema da televisão. Ele aborda questões como a quebra da privacidade, contando a história do “Big Brother”.Conforme a narrativa, há televisores espalhados em lugares públicos e lares (as teletelas), que monitoram e espionam a população, colhendo informações privadas e interferindo diretamente na vida da sociedade.

O Livro do Boni: a obra conta a história de um dos grandes nomes da televisão brasileira, José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, que trabalhou na publicidade, no rádio e na televisão, somando 60 anos de atividade no ramo de Comunicação. São retratadas diversas situações de sua carreira, como algumas de suas atuações com grandes nomes, desde o lançamento da televisão no Brasil na década de 1950.

O Texto na TV – Manual de Telejornalismo: a obra, de 1999, foi escrita porVera Íris Paternostro, jornalista do Globo News. Ela traz conceitos e dadossobre o jornalismo na televisão, mencionando a importânciae a rapidez da informação em todo mundo e ensinando, ao profissional, técnicas adequadas no começo da carreira.

Manual de Produção de Televisão: buscando destacar-se das produções muito técnicas e superficiais, o livro traz normas técnicas e artísticas deprodução em Televisão com abordagem no mundo inteiro, valendo-se de uma linguagem clara, didática e familiar aos profissionais, salientando situações reais do cotidiano profissional.

O Circo Eletrônico – Fazendo TV no Brasil, Daniel Filho: o livro traz curiosidades do mundo da televisão, relacionadas principalmente a bastidores de programas – sobretudo de entretenimento –, apresentando histórias que vão desde o período em que os recursos técnicos para a produção televisiva eram escassos até a nova era das tecnologias.

Social TV, Mike Proulx: esta é a primeira obra que aborda o tema sobre o poder da segunda tela frente à televisão, caracterizada por notebooks, tablets e pelas plataformas mobile. Ressalta mudanças no comportamento do telespectador e destaca a tendência que os profissionais da televisão  têm de se antecipar às novas mídias, visando melhores resultados, qualidade e audiência para suas produções.

Conhece outros títulos pertinentes aos estudantes e profissionais do ramo televisivo? Deixe o seu comentário.

Conheça a graduação de Rádio, TV e Internet da FAPCOM, melhor curso da cidade de São Paulo(MEC-2011), e faça sua inscrição para o Vestibular 2014. Acesse o link: http://www.fapcom.edu.br/graduacao/radio-tv-internet

 

 

Voltar
Receba nossos conteúdos por e-mail
Twitter
Tweets de @fapcom
Instagram
Ver no Instagram
YouTube
Facebook
Institucional
  • A FAPCOM
  • Avaliação Institucional – CPA
  • Blog
  • Catálogo Institucional
  • Eventos
  • Reconhecimento do MEC
  • Vídeo Institucional
  • Ouvidoria
  • Perguntas frequentes (FAQ)
  • Política de Privacidade
Graduação
  • Produção Audiovisual
  • Filosofia
  • Fotografia
  • Jornalismo
  • Rádio, TV e Internet
  • Relações Públicas
  • Produção Multimídia
  • Publicidade e Propaganda
Vestibular
  • Agende uma Visita
  • Transferência
  • Segunda Graduação
Cursos de Extensão
  • Todos os Cursos
Mídia
  • FAPCOM TV
  • Rádio FAPCOM
  • Jornal FAPCOMUNICA
Pós-Graduação
  • Mídias Digitais
  • Produção Editorial
  • Gestão e Serviços do Sistema Único de Assistência Social (Lato Sensu)
Fale Conosco
  • Como chegar
  • Fale Conosco
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
  • Rua Major Maragliano, 191
    Vl. Mariana São Paulo/SP 04017-030

    [email protected]

    Atendimento ao aluno:
    (11) 2139 8500
    Processo Seletivo: 0800 709 8707

    Copyright © 2023 PIA SOCIEDADE DE SÃO PAULO - Todos os direitos reservados