FAPCOM
  • Portal
  • Loja Virtual
  • FAPCOM
  • Paulinos
  • Assistência social
Paulinos
  • Portal do Aluno
  • Espaço do Aluno
  • Biblioteca
  • Ex-alunos
  • Central do professor
  • Fale Conosco
MENU
  • Institucional
    • A FAPCOM
    • Diretoria e Corpo docente
    • Comunicadores do Futuro
    • Eventos
      • Eventos FAPCOM
      • Certificados
    • Locação de espaços na FAPCOM
    • Convênios com empresas
    • FAPCOM na sua Escola
    • Avaliação Institucional | CPA
    • Reconhecimentos
    • Catálogo Institucional
    • Infraestrutura e estúdios
    • Ouvidoria
    • Vídeo Institucional
    • CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes
  • Vestibular
    • Inscreva-se
    • Agende uma visita
    • Transferência
    • Segunda graduação
    • Central do candidato
    • Lista de aprovados
    • Documentos para a matrícula
    • Plano de Pagamento Alternativo – PPA
    • FIES
    • Bolsas ProUni
    • Programa de Incentivo ao Estudo FAPCOM
    • COLAP
  • Graduação
    • Audiovisual
    • Filosofia
    • Fotografia
    • Jornalismo
    • Rádio, TV e Internet
    • Relações Públicas
    • Produção Multimídia
    • Publicidade e Propaganda
    • Lista de cursos
    • Perguntas frequentes (FAQ)
  • Pós-graduação
    • Produção Editorial (Lato Sensu)
    • Gestão de Serviços do Sistema Único de Assistência Social (Lato Sensu)
    • Mídias Religiosas (Lato Sensu)
  • Extensão
  • Mídia
    • Blog
      • FAPCOM
      • Ação Social
      • Carreira
      • Comunicação
      • Cultura
      • Empreendedorismo
      • Entretenimento
      • Filosofia
      • Tecnologia
    • Coleção E-books
    • FAPCOM TV
    • Jornal FAPCOMUNICA
    • Notícias
    • Rádio FAPCOM
    • Revista COMFILOTEC
  • Revista PAULUS
Informamos que devido a manutenção programada o acesso ao Portal do Aluno, Portal do Professor e Biblioteca ficará indisponível das 15:00 Hs do próximo Sábado (16/02) às 10:00 Hs de Domingo (17/02/19).

Da herança familiar à banca do TCC

14 de outubro de 2018
  • Cultura

por Gabriella Camilo e Isabela Strabon – 6º. sem. de Jornalismo


Pesquisa sobre lovemarks inspira alunas da FAPCOM a escreverem crônica. 


Nas vésperas de sua apresentação, Tiffany e sua mãe reviraram suas fotos de recém-nascida. Hoje com 25 anos, ela ainda não superou que a mãe escolheu seu nome por causa de uma marca. E, detalhe, todo seu enxoval foi na cor azul Tiffany & Co., claro. Depois de ouvir mais uma vez todas as histórias que sua mãe tinha sobre essa época, elas decidiram assistir ao seu filme favorito, Bonequinha de Luxo. 

 

A personagem de Audrey Hepburn costumava tomar café da manhã enquanto admirava às joias da Tiffany & Co. Imagem retirada do filme A Bonequinha de Luxo.

 

O dia de apresentar sua monografia sobre lovemarks finalmente chegou, ela havia esperado durante um ano por esse momento. E não podia ser diferente, acordou atrasada. Para não atrair mais azar, fez questão de levar o seu anel Tiffany & Co. que foi da sua bisavó e tem passado por todas as mulheres da família, na bolsa. 

Apesar de também ser apegada à marca, Tiffany nunca teve apreço pelo seu nome. Mesmo no dia de sua apresentação precisou encarar as brincadeiras de sempre. “Poxa, mas sua camisa é cor-de-rosa, não é azul”; “Não vale usar seu nome como exemplo, hein?”. A essa altura, ela já havia cansado de revirar os olhos para esses comentários. 

Quando criança, não imaginava que o fenômeno presente em sua família há anos renderia um bom TCC. Mas, com certeza, a relação entre a sociedade e as marcas sempre lhe deixaram curiosa e, por isso, decidiu cursar Publicidade e Propaganda. 

Para entender como o posicionamento de algumas marcas conseguem mover uma verdadeira legião de fãs e ultrapassar as barreiras de tempo e espaço, ela optou por pesquisar a campanha de marketing Inside Chanel, da marca responsável pela transformação da mulher durante a transição entre os séculos 19 e 20.

Durante um ano e meio de pesquisa, ela notou como outras marcas também são presentes no imaginário coletivo. Por exemplo, Harley Davidson, Disney e até a série Gilmore Girls – que além de venderem artigos de decoração, também vendem um estilo de vida. 

A monografia rendeu o momento mais gratificante de sua graduação, quando, ao fim de sua apresentação, as pessoas perceberam que também têm suas lovermarks. E, finalmente, entenderam o porquê do seu nome. 

Fachada da loja matriz da Tiffany & Co. em Manhattan, Nova Iorque. Foto de divulgação.

 


Essa crônica é fictícia e inspirada na pesquisa “Chanel, uma lovemark no mercado de luxo: reflexões acerca da campanha Inside Chanel” e suas estratégias de comunicação, realizada pela graduanda Natália Mendes Araújo, sob supervisão da orientadora e professora Marcella Scheneider Faria Santos na FAPCOM. A apresentação do trabalho estava prevista para acontecer no 1º Encontro de Grupos de Pesquisa da FAPCOM, mas não aconteceu devido imprevistos.

Voltar

Posts Relacionados:

Branded Content – o que o jornalismo tem a ver com isso?
A Sky e o Storytelling
Receba nossos conteúdos por e-mail
Twitter
Tweets de @fapcom
Instagram

posts

seguidores

seguindo

YouTube
1/20
Próximo»
Ver mais vídeos»
Facebook
Institucional
  • A FAPCOM
  • Avaliação Institucional | CPA
  • Blog
  • Catálogo Institucional
  • Eventos
  • Reconhecimento do MEC
  • Vídeo Institucional
  • Ouvidoria
  • Perguntas frequentes (FAQ)
Graduação
  • Fotografia
  • Jornalismo
  • Produção Multimídia
  • Publicidade e Propaganda
  • Rádio, TV e Internet
  • Relações Públicas
  • Filosofia
  • Audiovisual
Vestibular
  • Agende uma visita
  • Inscrições
  • Lista de aprovados
  • Manual do Candidato
  • Mensalidades
  • Provas
  • Segunda faculdade
  • Transferência
Cursos de Extensão
  • Comunicação
  • Comunicação e Educação
  • Idiomas
  • Cursos Gratuitos
Mídia
  • FAPCOM TV
  • Revista Comfilotec
  • Rádio FAPCOM
  • Jornal FAPCOMUNICA
Pós-Graduação
  • Gestão de Serviços do Sistema Único de Assistência Social
  • Produção Editorial
  • Mídias Religiosas
Fale Conosco
  • Como chegar
  • Fale Conosco
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
  • Tweets
    • Conheça nossa Pós-Graduação em #ProduçãoEditorial (lato sensu) https://t.co/ilUlhUe74Q
    • E hoje começam as apresentações do #TCCFAPCOM! Boa sorte a todos! https://t.co/32V77Yriny

    Rua Major Maragliano, 191
    Vl. Mariana São Paulo/SP 04017-030

    secretaria1@fapcom.edu.br

    Atendimento ao aluno:
    (11) 2139 8500
    Processo Seletivo: 0800 709 8707

    Copyright © 2019 PIA SOCIEDADE DE SÃO PAULO - Todos os direitos reservados